Tertúlias Inclusivas do Pampa: Discutindo a Inclusão e Inovação Educacional

 

Tertúlia nada sobre nós sem nós. Nenhuma decisão que nos afete deve ser tomada sem a nossa plena participação
Logo do evento

No dia 18 de dezembro realizaram-se as Tertúlias Inclusivas do Pampa: Discutindo a Inclusão e Inovação Educacional com a temática “Nada sobre nós sem nós”, na Unipampa campus Bagé.

O evento de extensão foi organizado pelo Grupo INCLUSIVE da UNIPAMPA, tendo o apoio da PROGRAD, PROEXT, UFPEL, SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO e ABADEF, com o objetivo de discutir e fomentar a política educacional inclusiva em todos os níveis de ensino. Os protagonistas foram as pessoas com deficiência, desde a participação no cerimonial, nos relatos de experiência e nas apresentações artísticas.

O Grupo vem realizando diferentes ações de formação, usando como estratégia metodológica as “tertúlias”, nesta edição, inovou realizando pela primeira vez as tertúlias com protagonismo de pessoas que tenham histórias de vida inspiradoras e mobilizadoras em prol da inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais.

Abertura do evento, fala da secretária de educação, Adriana Lara
Público prestigiando o evento, participação de alunos de graduação dos Campi Uruguaiana, Alegrete, Bagé e Santana do Livramento
Saulo Laucas, tenor (autista e deficiente visual), aluno de música da UFRJ
Paulo Alexandre Ribeiro da Rosa – Pessoa com Deficiência Visual (Momento artístico e relato de experiência)
Emanuelle Aguiar de Araújo – Graduanda da Licenciatura em Geografia – UFPR (pessoa com paralisia cerebral), fazendo seu relato de experiência