A pedagoga Daniele dos Anjos Schmitz, da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), foi indicada ao Prêmio CAPES de Tese 2025, uma das mais relevantes premiações acadêmicas do país. A tese foi indicada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde foi defendida em 2024, como parte do processo nacional de seleção promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Cada programa de pós-graduação do país pode indicar uma única tese por área de avaliação, conforme previsto no Edital CAPES nº 6/2025.
A pesquisa desenvolvida por Daniele propõe reflexões e contribuições para a produção e o compartilhamento de Recursos Educacionais Abertos (REA) digitais acessíveis, fundamentados no Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) e nas diretrizes de acessibilidade digital. A tese está inserida no campo da Educação e se alinha a importantes pautas contemporâneas sobre inclusão, tecnologia e inovação na Educação Superior, especialmente na modalidade a distância.
O Prêmio CAPES de Tese, concedido anualmente, reconhece as melhores teses de doutorado defendidas no Brasil em programas stricto sensu reconhecidos e avaliados pela CAPES. A edição de 2025 contempla teses defendidas em 2024, e a seleção da indicada pelo PPGE/UFSM foi conduzida conforme os critérios estabelecidos no Edital Interno nº 04/2025 – PPGE/UFSM.
A indicação da tese de Daniele à etapa nacional representa um importante reconhecimento da qualidade do trabalho desenvolvido e do compromisso com uma educação mais inclusiva e acessível. A premiação final será divulgada pela CAPES após avaliação das teses indicadas por programas de todo o país em diversas áreas do conhecimento.
Parabenizamos a servidora Daniele dos Anjos Schmitz pela indicação e pelo relevante trabalho acadêmico realizado!

▶️ Assista à defesa da tese:
- Apresentação – Defesa da tese de Daniele Schmitz – Parte 1
- Arguição da banca – Defesa da tese de Daniele Schmitz – Parte 2
📄 Acesse a tese completa no repositório da UFSM: