PROCESSO SELETIVO FRONTEIRIÇO

Cinco dos dez campi da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) estão instalados em cidades fronteiriças com a Argentina ou com o Uruguai. Para oportunizar aos argentinos e uruguaios o ingresso no ensino superior público, a Unipampa realiza o Processo Seletivo Fronteiriço. As inscrições já começaram e podem ser feitas até dia 23 de novembro de 2017.

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas por meio eletrônico na página http://www.unipampa.edu.br/portal/fronteiricos. O candidato poderá se inscrever em qualquer Unidade Universitária desde que residente nas localidades fronteiriças listadas no quadro de localidades vinculadas, conforme consta no Decreto nº 5.105, de 14 de junho de 2004 e no Decreto nº 145, de 02 de junho de 2011. Além disso, será aceita uma única inscrição por candidato.

O Processo Seletivo Fronteiriço 2018 será constituído de uma prova que visa avaliar o conhecimento do candidato acerca da língua portuguesa. Nesta prova serão avaliados os seguintes critérios: leitura e compreensão de textos escritos em língua portuguesa; coesão e coerência em língua portuguesa; conhecimento do vocabulário vernacular e acadêmico em língua portuguesa; realização de tradução para língua espanhola. Os textos serão todos em língua portuguesa e as questões deverão ser respondidas em língua espanhola ou portuguesa.

A prova será aplicada nas Unidades Universitárias (campi) de Jaguarão, Bagé, Santana do Livramento, Uruguaiana, Itaqui e São Borja, no dia 11 de dezembro de 2017, com início às 09 h e término às 13 h (Horário de Brasília) Os candidatos terão quatro horas para a realização da prova.

Confira o cronograma:

• Inscrições – De 16 de novembro de 2017 a 23 de novembro de 2017;
  • Homologações de Inscritos – 28 de novembro de 2017;
  • Realização da Prova – 11 de dezembro de 2017;
  • Divulgação do Resultado Provisório – 21 de fevereiro de 2018;
  • Interposição de Recursos – Até dois dias úteis após a divulgação do resultado provisório;
  • Divulgação do Resultado Final – 28 de fevereiro de 2018;
  • Matrículas – 12 de março e 13 de março de 2018.

Para saber sobre a documentação necessária, cursos com oferta de vagas, critérios de seleção e outras informações sobre o Processo Seletivo Fronteiriço 2018, acesse o Edital nº 327/2017.