MCONF: Reflexões sobre as concepções epistemológicas e a prática pedagógica na docência universitária.

Data: 27 de junho de 2019

Horário: 14h 30min às 16h 30min

Palestrante: Prof. Dr. Fernando Becker – FACED/UFRGS

Autor de vários livros, dentre eles:

• A epistemologia do professor: O cotidiano da escola.
  • Epistemologia do professor de matemática.
  • Educação e construção do conhecimento.
SINOPSE DA PALESTRA:
Muitas são as propostas de mudanças para o ensino. O problema é chegar ao âmago da questão para compreender por que se produzem tantas mudanças e o ensino continua na prática sem transformações significativas. Como a matéria prima da escola é o conhecimento, a pergunta que se deve fazer é: Qual a concepção de conhecimento que o professor expressa quando ensina? Pois seu ensino invariavelmente projetará sua concepção epistemológica; ele não pode ensinar diferente da forma como concebe a origem do conhecimento e, portanto, de como se processa a aprendizagem. Sua prática docente será coerente com sua concepção de aprendizagem que refletirá sua concepção epistemológica. Se ele pensa que as capacidades cognitivas de um indivíduo já estão determinadas a priori em seu genoma, ensinará de uma maneira. Se pensa que nascemos tábula rasa e que somos produto da cultura ou do meio social, ensinará de modo oposto. Mas, se concebe que as capacidades cognitivas são construídas por um processo que se inicia no nascimento, perpassa os primeiros anos de vida, continua a desenvolver-se durante a pré-escola e toda a educação básica e se prolonga vida afora, ele ensinará de acordo com uma pedagogia ativa – de forma radicalmente diferente das duas modalidades anteriores. As práticas pedagógicas da docência estão, pois, totalmente atreladas às suas concepções epistemológicas. Não é possível transformar profundamente aquelas, sem a transformação destas. Daí a importância de conhecer as concepções epistemológicas docentes para transformar as concepções pedagógicas e as práticas didáticas.
Abaixo o link para a INSCRIÇÃO dessa atividade:
Inscrições até 25/06//2019. – Os servidores que tiverem sua inscrição validada, receberão a chave de acesso para Mconf no dia 26/06.
Estamos à disposição para outros esclarecimentos no e-mail: formacaoprograd@unipampa.edu.br