Proposta para a retomada das atividades de ensino – Fase 2

A segunda fase tem o objetivo de sensibilizar a comunidade acadêmica sobre o novo momento e a necessidade de novas metodologias para o ensino superior. Com isso, foi realizada a roda de conversa “Novos Tempos” no Ensino Superior, promovida por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), na tarde de segunda-feira, dia 08/06.

Na ocasião, a professora da UFRGS e ex-reitora pro tempore da Unipampa, Maria Beatriz Moreira Luce, a Pró-Reitora de Graduação da UFPel, Maria de Fátima Cóssio, o reitor da Unipampa, professor Roberlaine Ribeiro Jorge, e o Pró-Reitor de Graduação da Unipampa, Pedro Daniel da Cunha Kemerich, debateram sobre a importância de se criar possibilidades de retorno às atividades de ensino.

Para a criação da proposta de ensino remoto, foi levado em consideração que no dia 17 de março, em portaria emitida pelo MEC, as universidades foram autorizadas a promover a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, durante o período de pandemia do Covid-19. A autorização foi prorrogada até 28 de julho.

É importante lembrar que as medidas são em caráter excepcional, ou seja, levam em conta a situação atual de pandemia do coronavírus. As aulas remotas são uma alternativa para o momento e não serão permanentes.