O PET é um programa vinculado institucionalmente às Pró-reitorias de Graduação e Extensão, que pretende atuar sobre a graduação a partir do desenvolvimento de ações coletivas, de caráter interdisciplinar, objetivando a formação de um cidadão com ampla visão do mundo e com responsabilidade social. Tem como objetivo promover a formação ampla de qualidade acadêmica dos alunos de graduação envolvidos direta ou indiretamente com o programa, estimulando a fixação de valores que reforcem a cidadania e a consciência social de todos os participantes e a melhoria dos cursos de graduação.
O Programa é composto por grupos tutorais de aprendizagem e busca propiciar aos alunos, sob a orientação de um professor tutor, condições de realização de atividades extracurriculares, que complementem a sua formação acadêmica, procurando atender mais plenamente às necessidades do próprio curso de graduação e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e os conteúdos programáticos que integram sua grade curricular. Espera-se, assim, proporcionar a melhoria da qualidade acadêmica dos cursos de graduação apoiados pelo PET.
As atividades extracurriculares que compõem o Programa têm como objetivo garantir aos alunos do curso oportunidades de vivenciar experiências não presentes em estruturas curriculares convencionais, visando a sua formação global e favorecendo a formação acadêmica, tanto para a integração no mercado profissional quanto para o desenvolvimento de estudos em programas de pós-graduação.
O PET, ao desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão, de maneira articulada, permite uma formação global, tanto do aluno bolsista quanto dos demais alunos do curso, proporcionando-lhes uma compreensão mais integral do que ocorre consigo mesmo e no mundo. Ao mesmo tempo a multiplicidade de experiências contribui para reduzir os riscos de uma especialização precoce.
O PET é um programa de longo prazo que visa realizar, dentro da universidade brasileira, o modelo de indissocialibidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Assim, além de um incentivo à melhoria da graduação, o PET pretende estimular a criação de um modelo pedagógico para a universidade, de acordo com os princípios estabelecidos na Constituição Brasileira e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).
Na UNIPAMPA, atualmente o programa é composto de 13 grupos PET, distríbudos em 8 campi da instituição. São eles:
Campus | Grupo PET |
Alegrete | PET Ciência, Tecnologia e Cidadania |
Bagé | PET Engenharias |
Bagé | PET Letras |
Dom Pedrito | PET Agronegócio |
Itaqui | PET Agronomia |
Jaguarão | PET Letras – Jaguarão |
Jaguarão | PET Produção e Política Cultural |
Jaguarão | PET Pedagogia |
São Gabriel | PETCiências Biológicas |
São Borja | PET História da África |
Uruguaiana | PET Fisioterapia |
Uruguaiana | PET Veterinária |
Uruguaiana | PET Práticas Integradas de Saúde Coletiva |
A gestão do Programa na Instituição fica a cargo do Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação dos grupos PET (CLAA-PET), o qual é constituído por tutores e discentes do PET e por membros indicados pela administração da instituição, incluindo o interlocutor.
O interlocutor PET é um servidor designado pela Pró-Reitorias de Graduação para apoiar administrativamente os grupos e representá-los institucionalmente junto à SESu e que acumulará a função de presidente do CLAA.
São atribuições dos CLAA: (Incluído pela Portaria MEC nº 343, de 24 de abril de 2013):
- acompanhar e avaliar o desempenho dos grupos PET e dos professores tutores;
- zelar pela qualidade e inovação acadêmica do PET e pela garantia do princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
- apoiar institucionalmente as atividades dos grupos PET;
- receber e avaliar os planejamentos e relatórios anuais dos grupos PET;
- verificar a coerência da proposta de trabalho e dos relatórios com o Projeto Pedagógico Institucional e com as políticas e ações para redução da evasão e insucesso nas formações em nível de graduação da IES;
- referendar os processos de seleção e de desligamento de integrantes discentes dos grupos, por proposta do professor tutor;
- analisar e aprovar os processos de seleção e de desligamento de tutores, bem como sugerir à Comissão de Avaliação, a substituição de tutores e emitir parecer sobre a extinção de grupos;
- elaborar o relatório institucional consolidado e encaminhá-lo à SESu, com prévia aprovação do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da instituição ou órgão equivalente;
- propor à Comissão de Avaliação critérios e procedimentos adicionais para o acompanhamento e a avaliação dos grupos PET da IES;
- propor estudos e programas para o aprimoramento das atividades dos grupos PET da IES;
- organizar dados e informações relativas ao PET e emitir pareceres por solicitação da Comissão de Avaliação;
- elaborar relatórios de natureza geral ou específica;
- coordenar o acompanhamento e a avaliação anual dos grupos, de acordo com as diretrizes do programa e seus critérios e instrumentos de avaliação definidos no Manual de Orientações Básicas; e
- homologar os Planos de Trabalho e os Relatórios dos Grupos PET previamente aprovados pela Pró-Reitoria de Graduação ou órgão equivalente