Por Emanuelle Tronco Bueno
A Reitoria da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), representada pelo reitor, Edward Pessano, e pela vice-reitora, Francéli Brizolla, juntamente com a diretora do Campus Uruguaiana, Cheila Stopiglia, participou de reunião na última terça-feira, 19, com a Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O objetivo do encontro foi solicitar apoio na construção do Hospital Universitário do Pampa (HUP) em Uruguaiana, na Fronteira Oeste do estado. Na ocasião, a Universidade apresentou um projeto aos deputados e solicitou auxílio legislativo para agilizar a liberação de recursos junto ao Governo Federal.
A cidade de Uruguaiana foi a escolhida para sediar o Hospital por ser o local da maioria dos cursos na área de Saúde da Universidade. O Campus Uruguaiana oferece os cursos de graduação em Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia e Medicina. Também oferta quatro residências multiprofissionais e três residências médicas em andamento. Além de atender os acadêmicos desses cursos, o empreendimento acolherá pacientes da rede pública de saúde de toda a região.
A demanda para a construção do Hospital em Uruguaiana é uma questão de saúde pública regional, pois a unidade atenderá 13 municípios, com uma população total de mais de 510 mil habitantes. Um dos principais motivos para a criação do Hospital é a distância de Porto Alegre, onde estão os principais centros de atendimento de média e alta complexidade. A maior parte dos 13 municípios da região fica a quase 500 km da capital e, diariamente, pacientes precisam fazer este deslocamento. O curso de Medicina da Unipampa é um dos melhores do RS segundo avaliação do Ministério da Educação (MEC).
A apresentação do projeto foi feita pelo reitor, Edward Pessano, que citou a importância do HUP para a comunidade: “O projeto do HUP, com 100% do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), surge para garantir a complementação para o Sistema, ampliando a área de formação não só para os estudantes dos cursos da área da Saúde da Unipampa, mas também de outras instituições, contribuindo também para a formação continuada dos acadêmicos”. Outro ponto observado pelo professor foi o foco em pesquisa regionalizada da unidade, pois será uma oportunidade de aprimoramento das pesquisas em saúde focadas na região, contribuindo para melhoria e qualidade da saúde no país.
Hospital Universitário do Pampa (HUP)
A proposta do HUP é ser um hospital público, gratuito, regional, transfronteiriço e 100% SUS. O hospital transfronteiriço permite o atendimento a cidadãos argentinos e uruguaios, mediante convênios de cooperação entre os dois países e o Brasil. A ideia é que o hospital seja construído em módulos e, em fase de finalização, oferecerá 180 leitos para os usuários.
Orçamento
Segundo o reitor da Unipampa, Edward Pessano, este é um momento importante de engajamento da Instituição, que está empenhada em inserir a demanda no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. A perspectiva é a de que, após as aprovações do ministro da Educação, Camilo Santana, o projeto seja enviado para o PAC em 2026, o programa federal que visa investir R$ 1,7 trilhão em todos os estados do Brasil. Para o projeto do Hospital, o investimento estimado é de R$ 300 milhões.
Obras e execução
As obras e a execução do projeto dependem da liberação orçamentária. Caso a construção do Hospital Universitário do Pampa (HUP) seja inserida no novo PAC do Governo Federal, haverá perspectivas das obras iniciarem em 2026 ou 2027. O terreno para a construção do hospital, anexo à Unipampa, já foi disponibilizado e, no momento, a Unipampa aguarda os recursos federais para iniciar a construção. O tempo de obra e de finalização do empreendimento poderão ser estimados após a aprovação e liberação orçamentária.
Fonte: Notícia Portal da Unipampa