
A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em colaboração com a Fundação Luiz Englert (FLE) e com a Chipus Microeletrônica S.A. celebrou o Acordo de Parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) – 03/2025 intitulado “Estudo e desenvolvimento de ADCs de alta velocidade em tecnologia CMOS”.
Os objetivo do acordo é o de desenvolver ADCs (Conversores Analógico-Digitais) do tipo Pipeline-SAR que operem em alta velocidade e com baixo consumo de energia. A resolução esperada para os ADCs a serem desenvolvidos é de 11 a 13 bits, devendo apresentar eficiência energética igual ou superior ao estado da arte. Espera-se que, ao final do projeto, seja obtido ao menos um ADC completo em nível de esquemático, leiaute e com validação experimental em silício.
O coordenador responsável pelo projeto é o prof. Paulo César Comassetto de Aguirre do Campus Alegrete. O Acordo de Parceria PD&I 03/2025 terá vigência de 12/11/2025 a 11/11/2027 e um valor global de R$ 64.000,00.
O Núcleo de Relacionamento com Fundações de Apoio (NRFA) publica informações documentadas de todos os contratos na página dos Instrumentos Formalizados.
Com informações de Vitoria Pizzatto









