Por Rui Fernando Silva Alves Júnior, arquiteto da Coordenadoria de Infraestrutura.
A Pró-Reitoria de Planejamento e Infraestrutura, através da Coordenadoria de Infraestrutura, apresenta a seguir os projetos que estão sendo desenvolvidos para as Bibliotecas dos Campi da Unipampa no sentido de promover melhores espaços para estudo e leitura aos estudantes e à comunidade acadêmica, bem como melhorias nas áreas técnicas.
Campus Bagé
Para o Campus Bagé, a Coordenadoria de Infraestrutura está desenvolvendo projeto de reforma e requalificação dos espaços da biblioteca localizada no segundo andar do prédio Administrativo e Acadêmico. Contando com a área total de 1.073,91 m², o projeto abrange uma extensa área para acervo com 32.701 exemplares, salas de catalogação e restauro, consulta digital, área de leitura, salas de estudos e outros ambientes. A finalização do processo e a realização das melhorias estão previstas para 2021, dependendo da disponibilidade orçamentária.
Campus Caçapava do Sul
A biblioteca do Campus Caçapava do Sul está localizada no térreo do prédio Administrativo e Acadêmico e conta com um acervo de 11.330 exemplares. Atualmente encontra-se em uma sala, que a partir do projeto proposto haverá um aumento de 100% na área funcional que totalizará 230,00 m². Com o novo layout e consequente aumento de metragem, a biblioteca contará com maior espaço para condicionar seu acervo além de: duas salas para o processamento técnico, uma sala para a restauração, uma sala para a catalogação, três salas de estudo além da reorganização da consulta digital e mesas de estudo.
A busca da melhoria da qualidade ambiental das salas através do aproveitamento de iluminação e ventilação naturais, característica que norteou o projeto, alia a melhoria qualitativa do ambiente de trabalho para os servidores, docentes e discentes à economia energética. O projeto de novo layout está pronto e aguarda a aprovação do campus, para então o detalhamento da reforma ser finalizado. A previsão de conclusão do projeto e utilização do espaço é para o primeiro semestre de 2021, em caso de disponibilidade orçamentária.
Campus Dom Pedrito
O projeto de realocação da biblioteca do Campus Dom Pedrito, que conta com um acervo de 10.975 exemplares, encontra-se em fase preliminar. O espaço destinado aos livros, será transferido do edifício Administrativo e Acadêmico para o prédio Acadêmico I, no ambiente anteriormente destinado para um auditório. Com isso, a nova biblioteca passará a contar com 251,16m² de área útil e contemplará: salas para o processamento técnico, salas de estudo e pesquisa, ambientes para leitura e consulta digital entre outros. Atualmente o prédio Acadêmico I encontra-se concluído e apto para uso, porém ainda não ocupado, sendo que há a previsão de conclusão do projeto de readequação da biblioteca e ocupação do espaço no ano de 2021.
Campus Itaqui
A biblioteca do Campus Itaqui está projetada para o pavimento térreo do Prédio Administrativo, edificação concluída no ano de 2020 para abrigar aproximadamente 19 mil volumes. O espaço de 211,50 m² contempla, além da área de acervo e atendimento, sala para o processamento técnico, consulta digital e mesas de leitura. Como apoio às atividades realizadas na biblioteca, o projeto considerou salas de estudo no prédio Acadêmico, junto a uma área para uso de notebooks, adicionando 70,56 m² ao projeto original da biblioteca, totalizando 282,06 m² de área. Com o projeto concluído, estima-se a realização das adequações e ocupação do espaço para o ano de 2021.
Campus Santana do Livramento
Localizada no Prédio Anexo, parcialmente ocupado, a biblioteca do Campus Santana do Livramento encontra-se em fase final de licitação, com previsão de início das adequações no início de 2021. Conforme cronograma, a previsão de término das adequações e possível utilização do espaço é no final de 2021. Com acervo de 18.059 exemplares e área total de 588,85 m², a biblioteca contará também com: sala de processamento técnico, consulta digital, área de leitura, salas de estudo em grupo e sanitários.
Campus São Borja
Para receber a biblioteca, foi modificado o projeto original do pavimento térreo do Prédio Acadêmico III, a fim de comportar os mais de 42.000 volumes do campus. A finalização da obra deste prédio, retomada em 2018, tem previsão de conclusão nos primeiros meses de 2021, estando então apta para ocupação e uso da comunidade acadêmica. O espaço da biblioteca ocupará 642,98 m² destinados ao acervo, consulta local, atendimento e processamento técnico, espaço de almoxarifado e copa, além de 3 salas de estudos para pequenos grupos e uma grande sala de estudos para a comunidade acadêmica.
Campus São Gabriel
No campus São Gabriel, a biblioteca ficará localizada no pavimento térreo do Prédio Administrativo, que está previsto para ser concluído nos primeiros meses de 2021, já com possibilidade de utilização da edificação. Com aproximadamente 10 mil volumes, o espaço de 186,75 m² contempla área de acervo, atendimento, processamento técnico e uma pequena sala de estudo.
Ainda em fase de estudos técnicos de viabilidade, a Coordenadoria de Infraestrutura está desenvolvendo um projeto modulado para abrigar a biblioteca do campus São Gabriel, projeto que poderá ser adaptado para outros campi. A edificação, pensada em planta livre, traz uma série de soluções de conforto térmico e de proteção do acervo. O projeto, estruturado em módulos, conta com área de processamento técnico, consulta digital, acervo, mesas de leitura, salas de estudos, banheiros acessíveis, área de convivência entre outros ambientes, e possui área de 579,26 m². O projeto encontra-se em fases preliminares e de estudo, havendo a previsão de conclusão no ano de 2021, porém sem perspectiva de execução da obra.
Campus Uruguaiana
A biblioteca do Campus Uruguaiana está localizada no térreo do Prédio Administrativo, adquirido da antiga PUC. Caracteriza-se por ser uma construção mais antiga, quando comparada aos demais prédios da instituição. O prédio atualmente é alvo de uma série de patologias oriundas do desgaste do tempo como: infiltrações na cobertura e calhas, contrapiso cedido, pontos elétricos deficitários e não atendimento às normas de prevenção a incêndios.
Esta situação fez com que a CO-INFRA elaborasse um projeto de reforma da biblioteca que atualmente conta com 28.430 exemplares. O projeto contempla a resolução dos problemas estruturais mencionados, e a adequação dos sanitários às normas de acessibilidade. Cabe salientar que o campus possui um alto déficit na demanda de sanitários acessíveis a pessoas com dificuldade de locomoção.
A área da biblioteca de 1.029,45 m² foi reorganizada e um novo layout foi definido a fim de estabelecer salas para o processamento técnico, catalogação do acervo, 8 salas de estudo, área para consulta digital e mesas de leitura. O processo de licitação da reforma está em andamento e a previsão de conclusão da obra é para o final de 2021.