Unipampa e IPHAN unem esforços para retomar as obras do Centro de Interpretação do Pampa

Unipampa e IPHAN unem esforços para retomar as obras do Centro de Interpretação do Pampa.

No dia 16 de agosto, ocorreu uma reunião em Jaguarão entre a Unipampa e o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para discutir a continuidade das obras do Centro de Interpretação do Pampa (CIP). O encontro contou com a presença da Pró-Reitora da PROPLAN Viviane Gentil, do Superintendente do RS do IPHAN Rafael Pavan dos Passos e da Prof. Alice Leoti, que representou o Prof. Alan Dutra na qualidade de coordenadora substituta do curso de Turismo.

Durante a reunião, o Superintendente Rafael confirmou o interesse do IPHAN em continuar a parceria com a Unipampa para concluir a obra do CIP, que envolve a antiga enfermaria militar localizada em Jaguarão. Essa construção teve início em 2012, e apesar dos investimentos realizados, problemas contratuais com empresas e falta de recursos federais resultaram na paralisação das obras desde 2015.

No Campus da Unipampa em Jaguarão, a Pró-Reitora da Proplan, Viviane Kanitz Gentil, enfatizou a importância do CIP para a região e para a instituição. Ela mencionou que nos últimos quatro anos, várias tentativas foram feitas para retomar a obra, mas a falta de recursos orçamentários impediu a atualização dos projetos e a continuidade das obras. Ela destacou a necessidade de atualizar o projeto arquitetônico e orçamentário, envolvendo arquitetos especializados em restaurações, uma vez que o projeto proposto em 2012 está desatualizado e não atende mais às legislações de obras públicas vigentes.

Professoras do curso de Turismo da Unipampa apresentaram algumas propostas viáveis ao IPHAN, envolvendo escolas e a comunidade regional, a serem desenvolvidas junto ao CIP.

O Superintendente Rafael se comprometeu a buscar recursos em Brasília junto com a Unipampa e incluir o CIP no novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal. Após a reunião, foi realizada uma visita ao local do CIP, onde foi discutido o cronograma das próximas ações para resolver essa importante demanda.

Com informações de Viviane Gentil.