Unipampa Contra o Preconceito

Através de uma iniciativa do Gabinete da Reitoria, a Unipampa divulga hoje o 5º tema da campanha de conscientização “Unipampa Contra o Preconceito”.

A campanha consiste em uma série de 6 postagens, nas quais serão abordados os temas: Discriminação; Racismo; LGBTFobia; Capacitismo; Machismo; Etarismo.

Você sabe o que é Machismo?

Termo derivado da palavra macho, está relacionado à crença de que existe uma superioridade do sexo masculino sobre o feminino. O machismo se traduz em comportamentos, opiniões e sentimentos que reforçam a desigualdade de condições sociais e de direitos entre homens e mulheres. Afirmações como “isso é falta de um tanque de roupas para lavar” ou “lugar de mulher é na cozinha” são exemplos clássicos de falas machistas. Nem sempre, porém, o machismo se traduz de forma tão explícita; muitas vezes é difícil de ser identificado a priori.

Um exemplo de conduta machista é uma pessoa sempre direcionar perguntas ou comentários a homens, mesmo que a apresentação seja realizada por uma mulher. Ou ainda, quando as pessoas costumam pedir somente para mulheres fazerem um cafezinho ou lavarem um copo, como se essas fossem tarefas exclusivas do gênero feminino. Além das situações descritas acima, algumas práticas antigas de machismo nos ambientes de trabalho ou estudo são resumidas a seguir.

MANSPLAINING (homem + explicando): ocorre quando um homem explica coisas óbvias para uma mulher, quase como se explicasse a uma criança, pressupondo que ela não é capaz de entender o que está sendo dito, mesmo que ela domine o assunto.
MANTERRUPTING (homem + interrupção): ocorre quando uma mulher é constantemente interrompida durante um diálogo ou reunião. Diversos estudos apontam que uma mulher é interrompida pelo menos duas vezes mais que um homem, no ambiente de trabalho.
BROPRIATING (“bro” – brother + apropriação): ocorre quando um homem se apropria da ideia de uma mulher ignorando totalmente o fato de que ela acabou de sugerir a mesma coisa, com outras palavras ou com as mesmas palavras. É também muito comum em reuniões e um exemplo clássico de machismo nos ambientes de trabalho e estudo.

GASLIGHTING (manipulação): ocorre principalmente em relacionamentos abusivos, mas também em outros ambientes. Refere-se a um tipo de abuso psicológico em que a sanidade da mulher é colocada em cheque constantemente, levando-a a acreditar que enlouqueceu ou que se equivocou em relação a determinado assunto, mesmo estando certa.

Saiba mais sobre cada um dos temas abordados na Cartilha de Prevenção do Assédio e da Discriminação, elaborada Tribunal federal da 3ª Região: tinyurl.com/bdhhnk2p
Se você foi ou é vítima, denuncie na Ouvidoria: sites.unipampa.edu.br/ouvidoria