Reitor da Unipampa, Edward Pessano, toma posse em cerimônia do MEC em Brasília

Foto: divulgação MEC

Por Emanuelle Tronco Bueno

Na noite de quarta-feira, 24, o reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Edward Pessano, toma posse em solenidade promovida pelo Ministério da Educação (MEC), que ocorreu no Auditório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília. Na ocasião, o ministro da Educação, Camilo Santana, empossou quinze reitores e reitoras de universidades federais e dez de instituições que integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do Ministério da Educação (MEC) no YouTube.

A cerimônia iniciou às 19h e reuniu autoridades e familiares dos reitores empossados. Os reitores foram convidados nominalmente para assinarem o termo de posse. A mesa de abertura do evento foi composta, além do presidente, ministro da Educação, Camilo Santana, pelas seguintes autoridades: secretário interino de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Bregagnoli; secretário de Educação Superior, Alexandre Brasil; presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios; presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Denise de Carvalho.

O presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e reitor do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Elias Monteiro, discursou em nome dos reitores dos institutos federais empossados no ato, reforçando a importância da solenidade para solidificar as lideranças no âmbito da educação pública brasileira. Da mesma forma, representando os reitores das universidades federais, a professora Girlene da Silva, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), saldou os presentes e destacou o momento como um espaço simbólico para se “debater sobre a escolha democrática dos dirigentes”.

Segundo o reitor da Unipampa, Edward Pessano, a celebração representa “um momento de relevância histórica para as universidades, pois assenta o respeito à decisão democrática das comunidades acadêmicas e a acolhida dessas decisões pelo Governo Federal”. Nesse sentido, Edward frisou que a posse coletiva é a representação de um processo em que a democracia brasileira está sendo fortalecida, bem como a autonomia universitária. Outra questão importante na fala do reitor foi sobre o processo de recuperação orçamentária: “a união entre as reitorias visa a recuperação financeira das instituições de ensino que são as grandes promotoras do desenvolvimento social e profissional do nosso país. Quando as instituições estão juntas, elas conseguem então uma mobilização maior, tendo em vista o cenário nacional”, conclui.

O processo eleitoral

Em setembro de 2023, o professor Edward Frederico Castro Pessano, da “Chapa 3 – Unipampa pra toda gente”, obteve 30,56% dos votos, sendo o escolhido pela maioria dos votantes para conduzir a gestão da Universidade em um mandato de quatro anos, a partir de 19 de dezembro de 2023. A professora Francéli Brizolla compõe a gestão 2023-2027 como vice-reitora. O resultado preliminar pode ser conferido no site da Consulta à Comunidade Acadêmica. A apuração está disponível no canal da Unipampa no YouTube. A nomeação foi oficializada em ato da Presidência da República emitido no dia 15 de dezembro de 2023.

Assim como em todas as universidades federais brasileiras, a eleição é composta por duas etapas. A primeira consiste na consulta à comunidade acadêmica. Na segunda etapa, após receber formalmente o resultado da consulta pública, o Conselho Superior Universitário (Consuni) elegeu os nomes que integraram a lista tríplice enviada ao MEC. A Presidência da República sancionou a escolha democrática.

Perfil do reitor

Edward Frederico Castro Pessano é graduado em Ciências Biológicas, especialista em Educação Ambiental e mestre e doutor em Educação em Ciências. É servidor público na Unipampa desde 2006, ingressando inicialmente como técnico de laboratório e, em 2013, assumiu como professor do Magistério Superior. Na área de gestão pública, possui experiência como diretor do Campus Uruguaiana e pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários e, também, de Gestão de Pessoas.

Fonte: Notícia Portal da Unipampa