Unipampa é contemplada com mais de R$ 20 milhões do Novo Programa de Aceleração do Crescimento

Por Franceli Couto Jorge

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) é uma das Instituições Federais contempladas com recursos do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado no último dia 10, em Brasília. Dos R$ 5,5 bilhões para Expansão e Consolidação das Universidades Federais e Hospitais Universitários, a Unipampa receberá R$ 20.200.000,00. A comunicação do valor destinado à Universidade foi feita via ofício enviado pela Diretoria de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior (Difes), do Ministério da Educação (MEC), na tarde da terça-feira, 18 de junho.

São objetivos do PAC do Ensino Superior: diminuição da evasão; melhoria dos indicadores de retenção; adequação e melhoria da qualidade de infraestrutura; ampliação do número de vagas e matrículas (PNE) e melhoria da qualidade de infraestrutura para o estudante. A fim de atender tais objetivos, a Difes/Sesu/MEC autorizou as seguintes obras na Unipampa:

1. Finalização do Prédio Acadêmico da Enologia do Campus Dom Pedrito: investimento de R$ 6 milhões;

2. Melhorias nos Restaurantes Universitários e nos espaços de entorno: investimento de R$ 3,5 milhões;

3. Finalização dos Blocos Acadêmicos 1, 2, 3, 4, 5 e PPCI do Campus Bagé: investimento de R$ 3,5 milhões;

4. Fortalecimento de ensino, pesquisa e extensão: investimento de R$ 1,9 milhão;

5. Finalização do Prédio Acadêmico III do Campus Itaqui: investimento de R$ 1,8 milhão;

6. Adequação dos Prédio Acadêmicos 600 e 700 do Campus Uruguaiana: investimento de R$ 2,5 milhões;

7. Construção da Nova Subestação de Entrada de Energia do Campus e Rede Elétrica do Complexo Acadêmico da Aquicultura do Campus Uruguaiana: investimento de R$ 1 milhão.

O reitor da Unipampa, Edward Frederico Castro Pessano, afirma que reconhece o esforço do Governo Federal, especialmente, com a proposta do PAC para as Instituições Públicas de Ensino Superior. “A Unipampa vai receber aproximadamente R$ 20 milhões para obras históricas que há muito tempo são uma demanda da comunidade acadêmica e que vão fortalecer, além dos processos formativos, as ações de pesquisa, extensão e inovação”, ressalta Edward Pessano. O dirigente destaca ainda que: “A nossa Universidade ganha muito com isso e ganha também toda a comunidade nos municípios onde a Unipampa está inserida. Acreditamos que as obras poderão ter início em 2025 e algumas com previsão de término em 2026”.

Além do investimento via PAC, a Unipampa também teve a reposição de R$ 2 milhões no orçamento deste ano. Para o dirigente da Instituição, “esse valor será fundamental para colaborar para que a Unipampa consiga arcar com os seus compromissos ao longo de 2024”. Segundo Edward Pessano, além do valor de recomposição orçamentária, a Unipampa também foi contemplada com R$1.880.000,00, relativos à manutenção e à infraestrutura das Unidades que foram atingidas pela crise climática do Rio Grande do Sul.

Fonte: Notícia Portal da Unipampa