Unipampa e FLE firmam parceria para criação de Escritório Modelo em Processos e Tecnologias Energéticas

A Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), em colaboração com a Fundação Luiz Englert (FLE), celebrou um contrato para o projeto intitulado “Escritório Modelo em Processos e Tecnologias Energéticas – EMProTecE” da unidade do Campus Alegrete.

Os objetivos desse projeto são: buscar órgãos públicos federais, estaduais e municipais ou entidades sem fins lucrativos interessadas em participar do projeto; preparar os alunos ingressantes para a elaboração de oficinas e minicursos; elaborar projetos de engenharia e laudos técnicos para prestadores de serviços públicos federais, estaduais e municipais ou entidades sem fins lucrativos, através de convênios ou contratos, contribuindo para a redução de custos e maior celeridade nos processos; ministrar cursos na área de engenharia elétrica para profissionais dos serviços públicos federais, estaduais e municipais, bem como entidades sem fins lucrativos, para o aperfeiçoamento técnico de suas equipes; conscientizar e sensibilizar a sociedade sobre a necessidade de promover o uso adequado e eficiente da energia e a exploração sustentável dos recursos energéticos renováveis; participar em eventos públicos (feiras, exposições, etc.), prestando aconselhamento aos visitantes sobre o uso eficiente e de qualidade da energia elétrica e a produção de energia com base em recursos renováveis (solar, eólico, biomassa, hídrico, etc.); publicar os resultados em congressos, seminários e feiras; aquisição de equipamentos.

A coordenadora responsável pelo projeto é a professora Natalia Braun Chagas. O projeto terá vigência de 24/06/2024 a 23/06/2025 e um valor global estimado de R$ 2.790.000,00.

O Núcleo de Relacionamento com Fundações de Apoio (NRFA) publica informações documentadas de todos os contratos na página dos Instrumentos Formalizados.

Com informações de Nei Fontoura.