Por Ana Carolina de Moura Conceição
A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) recebeu uma doação de R$ 80 mil da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), uma Organização não Governamental (ONG) paulista, para a Universidade investir em pesquisas científicas voltadas aos estudos climáticos. A iniciativa surge como resposta às enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul em maio deste ano. O objetivo da doação é desenvolver pesquisas que possam prever e prevenir desastres semelhantes no futuro.
Os recursos serão aplicados no projeto de ações climáticas “Ações de Extensão da Unipampa – RS; Resiliência e Sustentabilidade – Campus São Gabriel”, da unidade do Campus São Gabriel. A gestão do investimento ficará a cargo da Fundação de Apoio à Universidade do Rio Grande (FAURG), que auxiliará na execução das ações propostas. Recentemente, outra proposta do Campus São Gabriel, a “Renovação e resiliência dos espaços de pesquisa do CIPBiotec frente a crise climática do RS”, foi contemplada com mais de R$ 2 milhões em recursos da Financiadora de Recursos e Estudos (Finep) na Chamada Pública MCTI/FINEP/FNDCT/CT-INFRA EMERGENCIAL DO RIO GRANDE DO SUL – INFRA 2024.
Segundo os responsáveis pelo projeto de ações climáticas que recebeu a doação da ONG, são essas ações que mostram o poder da solidariedade e da ciência para enfrentar desafios climáticos. O estudo visa produzir uma publicação científica que busca contribuir com estratégias de sustentabilidade para a região gaúcha, a fim de minimizar os impactos de eventos climáticos extremos como é o caso das enchentes, por exemplo.
Fonte: Notícia Portal da Unipampa