
Através deste comunicado, viemos esclarecer a situação referente ao contrato nº 12/2021, entre a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e a empresa Speedy Refrigeração.
Devido a restrições orçamentárias, o contrato está sendo executado com apenas 30% do valor originalmente planejado. Essa redução impactou diretamente toda a operação, resultando em uma equipe reduzida de dois técnicos, afetando a eficiência dos serviços. As manutenções preventivas e corretivas estão sendo realizadas de forma trimestral, com prioridade para salas de TI e laboratórios, o que pode causar atraso em outras demandas.
Com o aumento das temperaturas, as demandas por manutenções corretivas cresceram. Esse cenário causou uma dificuldade na aquisição e envio de algumas peças por parte da empresa. A Speedy Refrigeração se comprometeu a regularizar o serviço a partir do começo de 2025. O contrato também prevê a instalação de 25 novos aparelhos de ar condicionado. Entretanto, a entrega de novos prédios sem o sistema de climatização provocou um aumento significativo na demanda por instalações, ultrapassando o limite de 25 novos aparelhos acordados no planejamento inicialmente.
Para melhorar a situação, a Unipampa está ampliando os atendimentos de manutenção. Paralelamente, também está em fase de planejamento uma nova contratação para aquisição e instalação de equipamentos, que visam garantir uma infraestrutura adequada e evitar problemas com estoque e garantia. A universidade pede compreensão dos usuários, alunos e professores destacando que as limitações são reflexo do cenário orçamentário, mas reafirma o compromisso em buscar soluções para minimizar impactos e garantir a qualidade do ambiente universitário.
