Na última quarta-feira, 7, o reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Edward Frederico Castro Pessano, cumpriu agenda no Campus Jaguarão. A primeira reunião foi com a direção da Unidade para tratar da execução de obra no campus. Também participaram da atividade o pró-reitor de Planejamento, Administração e Infraestrutura, Paulo Fernando Marques Duarte Filho, o pró-reitor adjunto de Infraestrutura, Fabiano, Zanini Sobrosa, a pró-reitora de Desenvolvimento e Assistência Estudantil, Honória Gonçalves, os engenheiros Alian Moreira Engroff e Pedro Olendski Elias Junior, da Divisão de Projetos Complementares e Orçamentos (DPCO) da Propladi, e representantes da empresa Apague Engenharia.
A obra, que foi licitada em 2020, visa a realização das adequações físicas e instalações necessárias para a obtenção dos Alvarás de Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) dos prédios do Campus. No entanto, um mandado de segurança foi impetrado por uma das participantes do certame e o processo judicial somente foi finalizado em meados de 2023, quando se efetivou a assinatura do contrato no valor de R$ 1.134.132,44, que deu origem ao contrato 23/2023 com a Empresa Apague Engenharia. Desde a proposta da empresa, em 2020, até a finalização do processo judicial, em 2023, houve a necessidade de reajuste do contrato no valor de R$362.289,45 resultando em um investimento total de R$1.496.421,89. O prazo de execução dos serviços é de 12 meses, com início até o 15º dia útil após a emissão da Ordem de Serviço.
Com informações de Simone Prior Prietsch.