Unipampa iniciará construção da Clínica-Escola de Fisioterapia em Uruguaiana

Por Emanuelle Tronco Bueno

Em fevereiro, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Uruguaiana, através da Coordenadoria de Infraestrutura (Coinfra), recebeu a ordem de serviço para a construção do prédio da Clínica-Escola de Fisioterapia. O projeto foi licitado em 2023. A obra, com previsão para começar esta semana, será um prédio de 324,13 m² de área, composto por espaços para atendimento supervisionado à comunidade pelos acadêmicos do curso de Fisioterapia, assim como atividades acadêmicas. O valor total do investimento é de R$ 1.727.944,77 e o prazo de execução é de 18 meses. A previsão de inauguração é agosto de 2025.

A estrutura da clínica contará com espaços para atendimentos nas especialidades da área de Fisioterapia, tais como: Ortopedia; Traumatologia; Reumatologia; Neurologia; Uroginecologia e Obstetrícia; Esportiva; Reabilitação cardíaca; e, Saúde pública e comunitária. As áreas de Neurologia infantil e Cardiorrespiratória não são ofertadas atualmente no sistema de saúde público e privado do município de Uruguaiana. Além do consultório e sala de atendimento individual, o prédio terá recepção com sala de espera; dois ambientes amplos que poderão ser reorganizados com biombos ou cortinas; dois banheiros adaptados para uso dos pacientes; área “molhada” com pias para higienização das mãos; espera hidráulica e elétrica para acoplamento de equipamentos, como turbilhão e máquina de gelo; além de adequação às normas que regem a acessibilidade, como piso antiderrapante e portas amplas para entrada de cadeira de rodas.

O curso de Fisioterapia, Campus Uruguaiana, iniciou suas atividades no segundo semestre de 2006 e, segundo o reitor da Unipampa, Edward Pessano, este é um projeto da origem do curso e começou a ser articulado enquanto o professor atuou como diretor do Campus: “posteriormente, a gestão do professor Roberlaine Ribeiro Jorge na Reitoria deu continuidade à ação”, explica.

O projeto da Clínica-Escola de Fisioterapia é chamado de “modular”, ou seja, poderá ser ligado a outros módulos, ou áreas do conhecimento, para compor o espaço. Como complementa Fabiano Sobrosa, pró-reitor adjunto de infraestrutura da Pró-Reitoria de Planejamento, Administração e Infraestrutura (Propladi), “a ideia inicial era de se fazer uma clínica escola composta por várias áreas da saúde. Porém, pela disponibilidade orçamentária, optou-se por iniciar com a área de Fisioterapia e, após, ampliar”.

O reitor, Edward Pessano, demonstra estar especialmente feliz em acompanhar o sucesso e lançamento da Clínica-Escola em sua gestão e salienta que “esta conquista é de grande relevância não só para Unipampa, por qualificar o processo formativo dos alunos com um espaço de campo de estágio, mas também por proporcionar que a comunidade de Uruguaiana seja abraçada pela Unipampa ao prestar atendimento a um público que tem esta necessidade”.

Fonte: Notícia Portal da Unipampa