O Planejamento Urbanístico e Ambiental consiste na organização do espaço, de forma a “colocar as coisas no lugar que consideramos adequado”, ponderando que nesse espaço deverão coexistir elementos fixos e fluxos, de forma a refletir os valores de sua população.
Os elementos fixos caracterizam-se pelo ambiente natural e construído, enquanto os fluxos são as ações que atravessam ou se instalam nos fixos.
Dessa forma, o planejamento urbanístico e ambiental desenvolvido por esta divisão busca o reconhecimento dos fluxos das atividades desenvolvidas pela comunidade acadêmica e da ambiência urbana (organização e animação preexistentes que constituem um meio físico) para lançar os Planos de Uso e Ocupação dos Campi.
Os Planos de Uso e Ocupação são estudos preliminares que consideram os elementos fixos preexistentes e lança propostas gerais sobre os novos fluxos e elementos futuros. Os Planos de Uso e Ocupação servem de base para a elaboração dos Projetos Urbanísticos e do Plano Diretor e para a obtenção dos Licenciamentos Ambientais.
Fluxogramas
Planos de Uso e Ocupação do Solo
Atribuições
- Coordenar, planejar e executar as políticas urbanísticas e ambientais para a expansão física dos campi UNIPAMPA;
- Elaborar o Plano Diretor da Universidade por meio da criação de diretrizes de uso e ocupação do solo; de desenvolvimento administrativo, econômico e social;
- Coordenar o desenvolvimento dos projetos de desenho urbano das unidades, contemplando levantamentos planialtimétricos, geotécnico, vegetação, cursos d’água; zoneamentos; implantações dos prédios; redes de circulações e pavimentações; redes de infraestrutura para água, esgoto, pluvial, iluminação, fibra ótica; serviços de coleta de lixo, transporte coletivo; paisagismo; comunicação visual; mobiliário urbano; comunicação visual e projetos temáticos;
- Elaborar os projetos necessários para obtenção dos licenciamentos ambientais das unidades.