Pró-Reitoria de Planejamento, Administração e Infraestrutura | Página: 13

UGI Publica Plano de Integridade da Unipampa 2023-2024

O Plano de Integridade da Unipampa referente ao período 2023-2024 foi elaborado pela Unidade de Gestão de Integridade, Unidade Setorial do SITAI responsável pelo Setor de Integridade (Portaria GR nº 1.105/2023). O desenvolvimento contou com a colaboração de unidades e instâncias colegiadas que desempenham funções de integridade. Nisso, no dia 4 de agosto de 2023, a minuta recebeu a aprovação do Comitê de Gestão de Integridade – CGI, e então passou por revisão de texto gentilmente realizada pela EdUnipampa. A apreciação pelo Comitê Estratégico ocorreu em 4 de setembro de 2023, onde foi aprovado por unanimidade. Através da Portaria GR nº 1.365, de 15 de setembro de 2023, o Plano de Integridade 2023-2024 foi aprovado pelo Reitor. O documento foi publicado na página da UGI e encaminhado à Controladoria-Geral da União, órgão central do SITAI – Sistema de Integridade, Transparência e Acesso à Informação da Administração Pública Federal.

Com informações de Bruno Donato.

Publicado edital para eleição para o Conselho Coordenador de Bibliotecas da Unipampa

Por Franceli Couto Jorge

A partir da próxima segunda-feira, 18, até o dia 27 de setembro, os servidores – docentes e técnico-administrativos em Educação – e os estudantes que tiverem interesse em integrar o Conselho Coordenador de Bibliotecas da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) devem encaminhar as suas candidaturas. Para  isso, é necessário realizar a inscrição por meio de formulário próprio assinado pelo/a candidato/a e enviar para o e-mail ceg@unipampa.edu.br, bem como, sua manifestação de compromisso. Ambos os documentos podem ser obtidos nos anexos do Edital nº 03/2023.

As seguintes vagas devem ser preenchidas: três representantes docentes, três representantes discentes, um representante técnico-administrativo em educação (sem especificação de cargo) e um representante técnico-administrativo em educação que ocupe o cargo de bibliotecário. Os/as servidores/as eleitos/as terão mandato de dois anos após a posse e os discentes terão mandato de um ano.

Quem pode se candidatar?

  • Para as representações docentes – os/as professores/as admitidos/as na carreira docente e membros do quadro ativo permanente da Unipampa;
  • Para as representações técnico-administrativas – os/as servidores/as admitidos/as na carreira e membros do quadro ativo permanente da Unipampa;
  • Para as representações discentes – estudantes regularmente matriculados/as nos cursos de graduação ou pós-graduação stricto sensu da Unipampa.

Quem pode votar?

  • Os/as servidores/as docentes do quadro permanente e temporário da Unipampa, em exercício nas Unidades;
  • Os/as servidores/as técnico-administrativos do quadro permanente da Unipampa, em exercício nas Unidades;
  • Os/as discentes regularmente matriculados/as nos cursos de graduação e pós-graduação da Unipampa.

Cada votante tem direito a um único voto, mesmo que se enquadre em mais de uma categoria de votantes previstas acima, prevalecendo sempre a categoria com registro mais antigo. Exemplo: Se você ingressou, em 2018, na Unipampa como técnico-administrativo em educação e, atualmente, você é estudante de graduação ou pós-graduação (com ingresso após 2018), você somente poderá votar para representação TAE, mesmo se enquadrando também na categoria discente.

Ainda ficou com dúvidas? Acesse o Edital e leia com atenção todas as orientações.

Fonte: Notícia Portal da Unipampa

Unipampa e IPHAN unem esforços para retomar as obras do Centro de Interpretação do Pampa

Unipampa e IPHAN unem esforços para retomar as obras do Centro de Interpretação do Pampa.

No dia 16 de agosto, ocorreu uma reunião em Jaguarão entre a Unipampa e o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para discutir a continuidade das obras do Centro de Interpretação do Pampa (CIP). O encontro contou com a presença da Pró-Reitora da PROPLAN Viviane Gentil, do Superintendente do RS do IPHAN Rafael Pavan dos Passos e da Prof. Alice Leoti, que representou o Prof. Alan Dutra na qualidade de coordenadora substituta do curso de Turismo.

Durante a reunião, o Superintendente Rafael confirmou o interesse do IPHAN em continuar a parceria com a Unipampa para concluir a obra do CIP, que envolve a antiga enfermaria militar localizada em Jaguarão. Essa construção teve início em 2012, e apesar dos investimentos realizados, problemas contratuais com empresas e falta de recursos federais resultaram na paralisação das obras desde 2015.

No Campus da Unipampa em Jaguarão, a Pró-Reitora da Proplan, Viviane Kanitz Gentil, enfatizou a importância do CIP para a região e para a instituição. Ela mencionou que nos últimos quatro anos, várias tentativas foram feitas para retomar a obra, mas a falta de recursos orçamentários impediu a atualização dos projetos e a continuidade das obras. Ela destacou a necessidade de atualizar o projeto arquitetônico e orçamentário, envolvendo arquitetos especializados em restaurações, uma vez que o projeto proposto em 2012 está desatualizado e não atende mais às legislações de obras públicas vigentes.

Professoras do curso de Turismo da Unipampa apresentaram algumas propostas viáveis ao IPHAN, envolvendo escolas e a comunidade regional, a serem desenvolvidas junto ao CIP.

O Superintendente Rafael se comprometeu a buscar recursos em Brasília junto com a Unipampa e incluir o CIP no novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal. Após a reunião, foi realizada uma visita ao local do CIP, onde foi discutido o cronograma das próximas ações para resolver essa importante demanda.

Com informações de Viviane Gentil.

Acompanhe as Obras da Unipampa – Agosto/2023

A Coordenadoria de Infraestrutura divulga mensalmente o relatório de obras em andamento da Unipampa. As informações disponibilizadas contém imagens das obras e dados como campus de origem, número do contrato, percentual executado, valor liquidado e valor do contrato mais aditivos.

Estas são as obras em andamento e seus percentuais executados:

Prédio Acadêmico III – Fase 03 no Campus Itaqui – 90,65% executado;
Reforma do Prédio Administrativo e Casa de Estudante para Adequações do PPCI no Campus São Borja –  87,38% executado;
Reforma do Auditório (Bloco 01), Biblioteca (Bloco 03) e Incubadoras (Bloco 02) no Campus Bagé – 90,30% executado;
Conclusão do Bloco V e Reservatório no Campus Bagé – 75,34% executado;
Escada Metálica de Emergência e Complementos no Prédio Anexo do Campus Santana do Livramento –  86,51% executado;
Pórtico da Estância do Pampa do Campus Dom Pedrito –  77,89% executado;
Incubadora Tecnológica do Campus Caçapava do Sul –  63,79% executado;
Incubadora Tecnológica do Campus Bagé –  10,25% executado;
Conclusão da Casa do Estudante do Campus Alegrete –  50,14% executado.

Siga este link para acessar as imagens e mais informações sobre o acompanhamento das obras referente ao mês de Agosto de 2023.

Bases de Dados Disponíveis para Testes até 20/09/2023

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) tem o prazer de anunciar a disponibilidade de um trial exclusivo, que oferece acesso a uma seleção de bases de dados médicas e de engenharia de primeira linha, essenciais para profissionais de saúde, pesquisadores e estudantes da área.

Acesse agora o trial e aproveite ao máximo esses recursos até o dia 20 de setembro de 2023.

Access Medicine

Recurso que reúne mais de 120 dos melhores títulos da editora McGraw Hill nas diversas áreas de medicina — ciência básica, clínica médica, dermatologia, neurologia, farmacologia e outras. Traz ferramentas interativas como vídeos, quizzes, podcasts e mais.

BMJ Best Practice

Suporte à decisão clínica com informações baseadas em evidência sobre doenças para médicos, enfermeiros, farmacêuticos e outros profissionais de saúde. Traz informações de epidemiologia, diagnóstico (história e exame físico, diagnóstico diferencial), algoritmo de tratamento, prognóstico, prevenção, calculadoras médicas, evidências da Cochrane e curso de Medicina Baseada em Evidências. Conteúdo em português.

The BMJ

A principal publicação de BMJ, sendo um dos mais influentes e reconhecidos periódicos médicos em todo o mundo. Publica pesquisas originais, revisões clínicas, novidades, perspectivas editoriais, opiniões e artigos diversos, sempre visando promover o debate na área da saúde e engajar, informar e estimular médicos e profissionais da saúde.

Fator de Impacto: 30.223 (2019)

Atualizado diariamente com as últimas novidades em pesquisas, educação, notícias, artigos, além de podcasts, vídeos e blogs; Todo e qualquer artigo publicado em The BMJ desde sua fundação (Outubro de 1840) está disponível em sua versão online; Segue o modelo de publicação contínua, onde todos os artigos selecionados para publicação são disponibilizados online antes de saírem em sua edição impressa.

CABI – VetMed Resource

O VetMed Resource é a fonte de informação que todo o médico veterinário precisa para ter evidências atuais.

A CABI pegou a grande quantidade de informações sobre todos os aspectos da medicina veterinária que coletou em todo o mundo desde 1972 e as disponibilizou para o médico veterinário de hoje em VetMed Resource.

• Mais de 180.000 documentos em texto completo (artigos de revistas, documentos de conferências, relatórios)

• Mais de 2,4 milhões de registros bibliográficos com marcação detalhada de palavras-chave (metadados)

• CAB Reviews, análise oportuna escrita por especialistas no assunto

• Fichas de dados sobre doenças e patógenos de suínos, aves e ruminantes; agora com novos mapas de distribuição com zoom, além de links de citação aprimorados

• 220 capítulos de livros CABI

• Calendário de eventos de conferências/reuniões veterinárias

Cognys Meds com Micromedex

Cognys Meds é um sistema de suporte à decisão clínica desenvolvido pela DotLib que amplia as capacidades do Micromedex com informações complementares, visualizações diferenciadas, buscas aprimoradas e acesso facilitado.

O núcleo principal do Cognys Meds é o já conhecido e acreditado conteúdo baseado em evidências do Micromedex, com informações sobre medicamentos, interações medicamentosas, compatibilidade intravenosa, toxicologia, medicamentos para neonatologia e mais. É uma ferramenta para ensino, pesquisa e prática clínica de médicos, farmacêuticos, enfermeiros, pesquisadores, alunos e professores.

Access Engineering

Recurso que oferece o mais amplo repositório de conteúdo em engenharia disponível online — todo oriundo de fontes reconhecidas há anos como das mais confiáveis por engenheiros e pela indústria em geral.

Lectio

Somos uma plataforma de hospedagem de publicações digitais com o objetivo de entregar aos nossos clientes – instituições e seus usuários finais – não apenas conteúdo de excelentes títulos nas mais diversas áreas do conhecimento, mas também a melhor experiência de acesso e os mais avançados recursos tecnológicos.

O acesso aos e-books da editora Companhia das Letras ocorre via plataforma Lectio

• Acesso 24 horas por dia e 7 dias por semana.

• Mais de 4000 e-books disponíveis

• Recursos de Acessibilidade como: Aumento gradual do tamanho do texto, troca da cor

do fundo da tela e recurso de leitura em voz alta.

• Funcionalidades de Marcação de página, exportação de citação ou referência,

Highlight, anotações, busca de palavras ou termos e cópia parcial de conteúdo.

• Aplicativo gratuito.

• Montagem de Estantes.

• Ambiente responsivo a dispositivos móveis (Android e IOS), tablets e desktops.

• Atualização gratuita de novas edições de obras contratadas.

• Emissão de relatórios administrativos para análise periódica das métricas de uso.

Com informações de Vanessa Dias.

Reforma e revitalização de espaços do Campus Bagé são finalizadas

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), por meio da Coordenadoria de Infraestrutura da Pró-Reitoria de Planejamento e Infraestrutura (Proplan), finalizou, no último dia 22, a obra de reforma e revitalização da Biblioteca do Campus Bagé e do espaço destinado às incubadoras da Unidade Universitária.

A obra teve início em 20 de abril de 2022 e contemplou a reforma do telhado da Biblioteca e Auditório, que apresentavam problemas de infiltração desde 2015, além da criação de sala de estudos na Biblioteca com climatização e de salas para incubadoras que fazem parte de projeto de empreendedorismo e inovação na Instituição.

O investimento foi de R$ 1.109.491,12 (um milhão cento e nove mil quatrocentos e noventa e um reais e doze centavos) e faz parte de uma iniciativa de aperfeiçoamento e melhoria dos espaços das Bibliotecas. A obra também contou com a pintura externa do Bloco III que deverá ser complementada até o final do ano de 2023, contemplando todos os Blocos do Campus Bagé.

A entrega oficial dos espaços já está marcada. O espaço das incubadoras será entregue no dia no dia 11 de setembro, às 15h, e a entrega da revitalização da biblioteca ocorrerá no dia 6 de outubro, às 14h45.

Fonte: Notícia Portal da Unipampa

Reunião de Alinhamento com Divisão de Planejamento Estratégico: Atividades e Ações do Novo PDI

Na última segunda-feira, dia 21 de agosto, a Pró-Reitora Viviane Gentil realizou uma reunião com a equipe da Divisão de Planejamento Estratégico, para alinhar atividades e ações relacionadas ao novo Plano de Desenvolvimento Institucional da Unipampa, o PDI 2024-2028.

Dentre as ações discutidas na reunião estão: a proposta a ser entregue à Comissão Geral de Elaboração do PDI 2024-2028 de ampliar a participação da comunidade acadêmica na construção e elaboração do novo Plano de Desenvolvimento Institucional da Unipampa; a maneira de como serão organizadas as comissões temáticas previstas na metodologia; e a proposição de um trabalho para Comissão Geral de construção dos indicadores que comporão o planejamento estratégico.

Outro tópico tratado foi a prestação de contas, onde um conjunto mínimo de informações está sendo definido para compor o Relatório de Gestão. Após a consolidação desses dados, a atenção será voltada à criação visual do relatório.

Com informações de Tiago Perez.

Reunião de Alinhamento com SISBI: Renovação de Assinaturas e II Encontro de Bibliotecários da Unipampa

Na tarde de sexta-feira, dia 18 de agosto, a Pro Reitora de Planejamento da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Viviane Kanitz Gentil, se reuniu com representantes do Sistema de Bibliotecas (SISBI) para tratar de importantes pautas voltadas para o aprimoramento dos serviços bibliotecários da instituição.
Um dos pontos centrais do encontro foi à renovação das assinaturas vigentes, garantindo o acesso contínuo e ininterrupto às bases de dados essenciais para o desenvolvimento das pesquisas e atividades acadêmicas.

Além disso, o encontro também abordou a organização do II Encontro de Bibliotecários da Unipampa, um evento que visa promover a troca de conhecimentos e experiências entre os profissionais que desempenham um papel vital na disseminação do saber dentro da instituição. Os representantes ressaltaram a importância da colaboração entre as partes para a promoção do acesso à informação e do desenvolvimento acadêmico.

Com a renovação das assinaturas e os preparativos em andamento para o II Encontro de Bibliotecários da Unipampa, a universidade reafirma seu compromisso com a excelência acadêmica e a constante busca pelo aprimoramento dos serviços oferecidos aos seus membros.

Com informações de Vanessa Dias.

Reunião de Alinhamento com EPROC: tópicos abordados

Hoje pela manhã, dia 18 de agosto, ocorreu a reunião de alinhamento com servidores da Divisão de Escritórios de Processos, Riscos, Orientações e Conformidade – EPROC com a Pró-Reitora Viviane Gentil. Foram abordados os seguintes tópicos de competência do EPROC:

1. Metas de PDI para Mapeamento e Modelagem de Processos Administrativos Institucionais: os presentes também abordaram desdobramentos relativos a adesão de outras temática por parte do setor;

2. Levantamento de eventos de risco através da metodologia de Gestão de Riscos desempenhada no setor, suas particularidades e desafios para execução e para a alta gestão;

3. O status do desenvolvimento do Portal de Transparência da Instituição, que irá aglutinar relatórios interativos de dados de interesse público e acadêmico;

4- A importância do engajamento da instituição em fomentar o debate interno, ensejado pelo Ministério da Gestão e Inovação, no tocante à segurança da informação;

5- Detalhes de fechamento da minuta da Instrução Normativa sobre governança;

6- Status da construção do Plano de Integridade 2023 – 2024.

Com informações de Tiago Salazart.

UNIPAMPA Recebe Doação de Livros do Sistema Estadual de Bibliotecas

 

A Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), através do Sisbi, teve o privilégio de receber uma significativa doação de livros provenientes do Sistema Estadual de Bibliotecas. A doação, fruto da parceria entre as instituições, com intermediação feita pela Biblioteca do Campus Itaqui através do projeto Biblio Conexões, do qual participam as bibliotecárias Alexandra Porto e Márcia Ortiz e o Coordenador Administrativo Márcio Campos, representa um marco importante para a promoção do conhecimento e enriquecimento cultural na região.

Sob a liderança da Diretora Ana Maria de Souza e do Diretor Administrativo Marcio Barros, o Sistema Estadual de Bibliotecas demonstrou um comprometimento exemplar com a difusão do saber.

A UNIPAMPA, reconhecida por seu empenho na excelência educacional e na formação integral dos alunos, expressou profunda gratidão pelo gesto solidário do Sistema Estadual de Bibliotecas. Essa colaboração reforça a importância da interconexão entre as instituições de ensino e as bibliotecas, visando a disseminação do saber e o enriquecimento cultural.

“Estamos extremamente agradecidos pela generosa doação recebida do Sistema Estadual de Bibliotecas, sob a liderança da Diretora Ana Maria de Souza e do Diretor Administrativo Marcio Barros. Essa doação não apenas ampliará as opções de leitura disponíveis para nossos alunos, mas também fortalecerá nossa missão de promover a educação de alta qualidade e a formação cidadã”, declarou Vanessa Abreu Dias, chefe do Sistema de Bibliotecas da Unipampa.

A colaboração entre a UNIPAMPA e o Sistema Estadual de Bibliotecas demonstra o impacto positivo que a união de esforços pode ter na promoção da educação e cultura em âmbito regional. Ambas as instituições compartilham a visão de que o acesso ao conhecimento é um direito fundamental e essencial para o progresso da sociedade.

Com informações de Elisângela Pires.