Palestra: Gênero, Raça e Etnia na Mídia

Estudantes de Psicologia da Ulbra Torres assistiram a uma palestra sobre o projeto Gênero, Raça e Etnia na Mídia, com a jornalista Sátira Machado. O encontro ocorreu no auditório do Campus Torres, nesta quarta-feira, 3. O objetivo principal do programa é promover a autonomia e enfrentar a violência, numa combinação pública e plural, através de uma cultura igualitária, democrática, sem reprodução de estereótipos de gênero, raça e etnia, dentre outras formas de preconceito.

Além da explicação sobre o projeto, Sátira conversou com os alunos sobre os preconceitos sofridos por mulheres e negros ao longo da história da humanidade, as origens destes preconceitos e a luta para que isso se extingua da sociedade. ‘A mídia é um local privilegiado de divulgação de informações, os meios de comunicação têm papel central na valorização dos direitos humanos’, afirmou a jornalista.

Após a palestra, ocorreram perguntas dos alunos, que demonstraram interesse e destacaram a importância dessas discussões no meio acadêmico. O curso que será ministrado por Sátira acontecerá em nove regiões do estado, incluindo Torres. Apesar de ser recomendado a comunicadores, também pode ser aproveitado por todos os interessados no assunto. Mais informações podem ser obtidas no site da Secretaria de Políticas para as Mulheres, no endereço www.spm.rs.gov.br.

Além da SPM, o projeto é executado e apoiado pela Secretaria de Comunicação do Estado, a Fundação Cultural Piratini, o Núcleo de Jornalistas Afro-brasileiros e o Núcleo de Mulher Jornalistas pela Igualdade de Gênero do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS. Posterior aos cursos, será elaborado um livro sobre o assunto, com campanhas para o rádio e para a TV.

A Diretoria de Políticas Públicas para as Mulheres de Torres esteve representada na palestra, pela diretora interina Vera Regina de Souza. A Diretora de Cultura do Município, Débora Fernandes, também esteve presente. Representando a direção da Ulbra estava a coordenadora de ensino da Ulbra Torres, Joice Policastro.