Palestras | Profa. Sátira Pereira Machado

Palestras

Museu Afro-Brasil-Sul promove WEBINAR

O Museu Afro-Brasil-Sul promoveu um webinário com o tema – Resgatando e Registrando Memórias e Patrimônios Negros do Sul do Brasil – no dia, 13/08.

prof.ª Dra. Sátira Machado participou ao lado da prof.ª Normelia Ondina, da bacharel Brenda Santos e da mediadora, prof.ª Rosemar Lemos.

Assista aqui: Resgatando e Registrando Memórias e Patrimônios Negros do Sul do Brasil

Material disponível: Apresentação sobre Centros e Museus Negro POA RS Sátira 2020

LIVE: Vozes da Cultura

Prof.ª Dra. Sátira Machado participou do programa Miradas, do jornalista Luis Sérgio Santos e da cineasta Flávia Seligman. A temática da live foi “Vozes da Cultura”.

A prof.ª Nina Tedesco e o diretor do Cine Ceará Wolney Oliveira, também, participaram do programa.

Assista aquihttps://youtu.be/dGVl_1DUukc 

Roda de conversa aborda trajetória de Oliveira Silveira

Oliveira Silveira: Trajetória Militante e Produção Intelectual, foi tema de roda de conversa online, no dia 22/07.

Contou com a participação da Prof. Dra. Sátira Machado, da filha do escritor, Naiara Silveira, da estudiosa Leticia Barbosa, que atualmente está fazendo sua tese sobre Oliveira Silveira, e, com a presença da prof.ª e parceira do projeto Jogo Oliveira Silveira, Maria da Graça Paiva.

Assista aqui: https://youtu.be/uFBoQSyFHSQ

Ciclo de Debates por um “Jornalismo Antirracista” é promovido por DECOM, da UFSM

Nos dias 7, 8 e 9 de julho, às 19h, será realizado um Ciclo de Debates online com a temática “Jornalismo Antirracista”, promovido pelo Departamento de Ciências da Comunicação (DECOM), da UFSM. O evento tem como objetivo promover a discussão  entre os estudantes e a comunidade em torno da necessidade de um ensino de jornalismo que tenha como premissa a igualdade étnico-racial e colabore para a construção de um campo mais inclusivo e justo.

A abertura do evento será feita pela Profa. Dra. Sátira Machado, no dia 07/07.

Disponível em: https://youtu.be/0HjGd8uLc5Y

Web Conferência: O Papel Das Universidades No Combate Ao Racismo Estrutural

o papel das universidades

O papel das universidades no combate ao racismo estrutural, foi tema da web conferência que contou com a participação da reitora da UFSB, Joana Guimarães, do professor da PUCRS, Juremir da Silva, do reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, e, com a mediação da professora, Sátira Machado.

A transmissão ocorreu no dia 03/07, e está disponível no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=nwDXjGiB_9w

Webnário da ADAFI: Sou de Oliveira Silveira – reflexões sobre as culturas afro-gaúchas

sou de oliveira silveira

A professora Drª Sátira Machado palestrou via online sobre Sou de Oliveira  Silveira: reflexões das culturas afro-gaúchas por meio do projeto RS Negro, no dia 21/05. O vídeodocumentário de Andréa Vigo compõe o projeto.

A mediação ficou responsável pelo professor, Carlos Alberto Xavier Garcia, e a promoção do evento foi realizada pela Assessoria de Diversidade, Ações Afirmativas e Inclusão (ADAFI), da Unipampa.

Para assistir à gravação da transmissão, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=4Lgpywfeetc

Webnário: Educom e PodCast na EaD, 25/05

Com o objetivo de falar sobre o tema, Educom e Podcast Ead, a professora Drª Sátira Machado realizará um webinário no dia 25 de maio, às 14h. A transmissão será feita através da plataforma Google Meet. Para inscrição e mais informações, acesse a página da Divisão de Ead: sites.unipampa.edu.br/ead

Roda de Conversa: Identidade da mulher negra em espaços formais de educação

Prof.ª Dra. Sátira Machado, ao lado de Élida Rodrigues, participaram de uma roda de conversa com a temática “Identidade da mulher negra em espaços formais de educação”.

Curso de Serviço Social promoveu discussão sobre questão racial e política de cotas

O curso de Serviço Social – Bacharelado, por meio do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Políticas Sociais, Trabalho e Questão Social (NEPEPSTQS), realizou na quinta-feira (21) o evento intitulado “Questão Racial e a Políticas de cotas na Universidade”, com a participação das palestrantes Sátira Pereira Machado, doutora em Comunicação e docente da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), e Rosane Brum Mello, técnica em Assuntos Educacionais da UFSM e integrante do Núcleo de Ações Afirmativas Sociais, Étnico-Raciais e Indígenas.

O evento foi aberto para a comunidade e contou com a presença de docentes do curso de Serviço Social e discentes.

Fonte: https://www.ufsm.br/2018/06/27/curso-de-servico-social-promoveu-discussao-sobre-questao-racial-e-politica-de-cotas/

Latinidades: faltam educadores para combater o racismo e promover cultura negra

Brasília – A coordenadora executiva do Projeto RS Negro, Sátira Pereira Machado participa do quinto dia de debates, oficinas, literatura, no 9º Festival Latinidades (José Cruz/Agência Brasil)

A combinação entre educação e comunicação como ferramenta para combater o racismo e promover a cultura negra foi tema do debate da manhã de hoje (29) no Festival Afrolatinas. Na avaliação da coordenadora do Projeto RS Negro, Sátira Machado, apesar da educação brasileira registrar algum avanço no ensino da cultura negra nos últimos anos, há uma lacuna na formação dos comunicadores nas faculdades e universidades em relação às questões de raça. O Latinidades vai até domingo (31), em Brasília.

“Existe uma lacuna na formação dos comunicadores e comunicadoras na relação de gênero, raça e etnia. Acho que o quê acontece muitas vezes é que os professores também não tiveram essa formação, então, eles não entendem porque é importante abordar a história africana, afrobrasileira, a cultura, a diversidade”, disse Sátira Machado. E completou “você não abordar essas questões é invisibilizar a igualdade e manter um status quo de não negros, de negros, de indígenas, de ciganos”. Segundo ela, a comunicação é estratégica para adquirir e garantir direitos.

Na programação do Festival Latinidades estão previstos debates, conferências, lançamentos de livros, oficinas, cinema, feiras e shows, além de outras atividades. A programação completa está disponível no site www.afrolatinas.com.br. Organizado pelo Instituto Afrolatinas, o evento deste ano tem a parceria da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil e patrocínio do governo do Distrito Federal.

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2016-07/latinidades-faltam-educadores-para-combater-racismo-e-promover

A liberdade não é uma utopia – A luta das mulheres no Brasil e no mundo

A palestra “A luta das mulheres no Brasil e no mundo”, ocorrida dia 31 de março no auditório do escritório Paese, Ferreira & Advogados Associados, em Porto Alegre, discutiu a relação da questão de gênero com a temática racial e multicultural, debatendo experiências internacionais e as principais mazelas sofridas pelas mulheres no âmbito nacional, com participação da advogada Marilinda Marques Fernandes e da jornalista Sátira Pereira Machado.

Fonte: http://marilindafernandes.adv.br/a-liberdade-nao-e-uma-utopia/

1º Ciclo de Oficinas em Direitos Humanos da Unicruz debate a relação entre mídia, gênero e raça/etnia

IMG_4605

Na noite de terça-feira, 21, aconteceu no Salão Nobre da Unicruz a palestra “Gênero e Raça/Etnia na Mídia”. O projeto é uma iniciativa que visa promover a autonomia e o enfrentamento à violência, no sentido de se ter uma comunicação pública e plural, vinculada à promoção de uma cultura igualitária, democrática e não reprodutora de estereótipos de gênero, raça/etnia, orientação sexual ou geracional nos meios de Comunicação. A atividade foi conduzida pela jornalista da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/RS), Sátira Pereira Machado.

A jornalista, que em seus estudos de doutorado produziu uma reflexão intensa sobre estes temas tão caros aos direitos fundamentais do ser humano, abordou as relações entre: Mídia, Responsabilidade Social, Sexismo, Gênero, Racismo, Etnia, Ideais de beleza, Diversidade X Padrões, Negritude Midiática, dentre outros.

Evidenciando uma série de questões relacionadas às representações construídas pela mídia, Sátira fez o público refletir sobre a realidade que muitas vezes é silenciada ou, mesmo, não reconhecida no contexto social por todos nós. Após a conversa, foi aberto espaço para os alunos e convidados interagirem com a realização de perguntas, exposição dúvidas, ideias e comentários.
Participaram do evento acadêmicos e professores do Curso de Jornalismo e também egressos.

Fonte: https://clubedapauta.wordpress.com/2014/10/23/1o-ciclo-de-oficinas-em-direitos-humanos-da-unicruz-debate-a-relacao-entre-midia-genero-e-racaetnia/

 

Palestra: Gênero, Raça e Etnia na Mídia

 

Estudantes de Psicologia da Ulbra Torres assistiram a uma palestra sobre o projeto Gênero, Raça e Etnia na Mídia, com a jornalista Sátira Machado. O encontro ocorreu no auditório do Campus Torres, nesta quarta-feira, 3. O objetivo principal do programa é promover a autonomia e enfrentar a violência, numa combinação pública e plural, através de uma cultura igualitária, democrática, sem reprodução de estereótipos de gênero, raça e etnia, dentre outras formas de preconceito.

Além da explicação sobre o projeto, Sátira conversou com os alunos sobre os preconceitos sofridos por mulheres e negros ao longo da história da humanidade, as origens destes preconceitos e a luta para que isso se extingua da sociedade. ‘A mídia é um local privilegiado de divulgação de informações, os meios de comunicação têm papel central na valorização dos direitos humanos’, afirmou a jornalista.

Após a palestra, ocorreram perguntas dos alunos, que demonstraram interesse e destacaram a importância dessas discussões no meio acadêmico. O curso que será ministrado por Sátira acontecerá em nove regiões do estado, incluindo Torres. Apesar de ser recomendado a comunicadores, também pode ser aproveitado por todos os interessados no assunto. Mais informações podem ser obtidas no site da Secretaria de Políticas para as Mulheres, no endereço www.spm.rs.gov.br.

Além da SPM, o projeto é executado e apoiado pela Secretaria de Comunicação do Estado, a Fundação Cultural Piratini, o Núcleo de Jornalistas Afro-brasileiros e o Núcleo de Mulher Jornalistas pela Igualdade de Gênero do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS. Posterior aos cursos, será elaborado um livro sobre o assunto, com campanhas para o rádio e para a TV.

A Diretoria de Políticas Públicas para as Mulheres de Torres esteve representada na palestra, pela diretora interina Vera Regina de Souza. A Diretora de Cultura do Município, Débora Fernandes, também esteve presente. Representando a direção da Ulbra estava a coordenadora de ensino da Ulbra Torres, Joice Policastro.