1º Ciclo de Oficinas em Direitos Humanos da Unicruz debate a relação entre mídia, gênero e raça/etnia

IMG_4605

Na noite de terça-feira, 21, aconteceu no Salão Nobre da Unicruz a palestra “Gênero e Raça/Etnia na Mídia”. O projeto é uma iniciativa que visa promover a autonomia e o enfrentamento à violência, no sentido de se ter uma comunicação pública e plural, vinculada à promoção de uma cultura igualitária, democrática e não reprodutora de estereótipos de gênero, raça/etnia, orientação sexual ou geracional nos meios de Comunicação. A atividade foi conduzida pela jornalista da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/RS), Sátira Pereira Machado.

A jornalista, que em seus estudos de doutorado produziu uma reflexão intensa sobre estes temas tão caros aos direitos fundamentais do ser humano, abordou as relações entre: Mídia, Responsabilidade Social, Sexismo, Gênero, Racismo, Etnia, Ideais de beleza, Diversidade X Padrões, Negritude Midiática, dentre outros.

Evidenciando uma série de questões relacionadas às representações construídas pela mídia, Sátira fez o público refletir sobre a realidade que muitas vezes é silenciada ou, mesmo, não reconhecida no contexto social por todos nós. Após a conversa, foi aberto espaço para os alunos e convidados interagirem com a realização de perguntas, exposição dúvidas, ideias e comentários.
Participaram do evento acadêmicos e professores do Curso de Jornalismo e também egressos.

Fonte: https://clubedapauta.wordpress.com/2014/10/23/1o-ciclo-de-oficinas-em-direitos-humanos-da-unicruz-debate-a-relacao-entre-midia-genero-e-racaetnia/