Redes Wi-Fi em dispositivos Android versão 11 e 12

Comunicado para esclarecer sobre problemas na utilização da rede Wi-Fi em alguns dispositivos Android que possuem versão 11 e 12 do sistema operacional.

Foi detectado que alguns fabricantes não oferecem mais aos usuários a opção de desativar a validação do certificado do servidor, que era apresentado durante a configuração das redes. Isso gerou dificuldades no acesso dos usuários destes dispositivos na rede Wi-Fi “unipampa” disponíveis em todas as unidades da instituição.

Desde que tomou conhecimento do ocorrido, a DTIC vem trabalhando em uma solução definitiva para este problema, e tão logo esteja disponível estaremos informando através das mídias oficiais da instituição.

Enquanto isso, recomendamos que os usuários afetados pelo problema utilizem a rede “eduroam” também disponível em todas as unidades, e permite acesso a Internet de forma autenticada e segura tal qual a rede “unipampa”.

A imagem abaixo demonstra a configuração a ser utilizada para acesso através da rede “eduroam”.

Usuários que possuem cadastro de usuário externos (terceirizados ou visitantes) não possuem acesso via rede “eduroam”. Nestes casos recomendamos que procurem o STIC da unidade para tratarmos os casos separadamente.

OBS:  Apenas para alunos, na imagem abaixo onde está escrito em vermelho “usuário institucional” deverá  ser preenchido com o nº de matricula.

Para mais informações a respeito da rede Eduroam consulte o Manual Técnico vigente sobre a rede.