Saúde municipal divulga balanço sobre vacina contra gripe

Nesta terça-feira (07), o setor de Imunizações, da Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, divulgou o primeiro relatório de informações sobra a campanha deste ano de vacinação contra a gripe H1N1. A campanha que, em Bagé foi antecipada para o dia 21 de março, se estenderá até 22 de maio, segundo cronograma do Ministério da Saúde. Na primeira etapa, que vai até 15 de abril, a aplicação de doses contra a gripe será somente para trabalhadores de Saúde e idosos. Até o momento, conforme a coordenadora de Imunizações, Tatiana Miranda, foram aplicadas 12 400 doses nesses dois públicos. Sendo que, desse montante, 10 373 idosos foram imunizados.

Esse quantitativo representa, até agora, 60% da cobertura vacinal para esse público que estima-se a imunização de 17 200 idosos. As demais doses foram aplicadas nos profissionais da Saúde. A meta é vacinar 95% dos grupos prioritários.

Tatiana ressalta que, em função da pandemia do Coronavírus, a vacinação começou mais cedo em todo país para a prevenção à gripe. “A vacinação não imuniza contra a Covid-19, mas controlando o vírus Influenza ficam ampliados os níveis de imunidade para gripes e resfriados”, explicou.

A coordenadora informa que a previsão é que uma nova remessa, contendo sete mil doses para o município, chegue nesta quarta-feira (08/04), em que a projeção é de que as equipes sigam o trabalho de vacina domiciliar, evitando que os idosos saiam de casa para receber a imunização.

“A estratégia de vacinação acontece por fases, grupos prioritários e datas. Além dos grupos já definidos e em virtude da ocorrência da pandemia mundial pelo coronavírus, considerando o Decreto nº 10. 282, de 20 de março de 2020, que regulamenta a lei nº 13.979, de 06 de fevereiro de 2020, esse ano existe a inclusão de caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários também como públicos-alvo”, relatou.

Após a finalização da primeira etapa da campanha, que abrange idosos e trabalhadores em Saúde, a partir de 16 de abril será a vez dos demais grupos prioritários, onde serão abrangidos os professores, as forças armadas (quartéis, bombeiros, policiais); servidores da área prisional; população privada de liberdade e doentes crônicos com apresentação da receita médica contendo o CID da doença ou nome da doença do paciente; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade, caminhoneiros, motoristas de transportes coletivos e portuários.

O grupo seguinte, que inicia em 09 de maio, será composto por crianças com idade de seis meses até cinco anos 11 meses e 29 dias; gestantes; as mulheres que deram à luz até 45 dias (puérperas); e as pessoas privadas de liberdade. Tatiana destaca que a novidade, este ano, é a inclusão também da população entre os 50 e 59 anos. Além disso, pessoas com deficiência também ganharam o direito a serem imunizadas nesta última etapa da vacinação.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Memória da Prefeitura de Bagé

Responsável: Indiara Deamici