Unipampa apresenta projeção de dados matemáticos sobre o coronavírus em Bagé

Reunião acontece diariamente e serve de subsídio para tomada de decisões por parte do poder público

A Prefeitura de Bagé conta com uma importante parceria no enfrentamento da pandemia do coronavírus , no que se refere à coleta e estratificação dos mais importantes dados, que dão o respaldo para a tomada de decisões passo a passo.

No início da noite desta terça-feira (14), professores de Matemática da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) apresentaram novas projeções relativas ao avanço da doença. “São simulações matemáticas projetando número de infectados, mortos e pessoas que necessitarão de atendimento, considerando modelos matemáticos”, explicou o professor Anderson Bihain, um dos membros da equipe.

Por enquanto, os docentes estão coletando dados de várias cidades, mas projetando apenas os de Bagé. “Pretendemos fazer esta mesma análise em outros municípios”, comenta.

Participaram da reunião o prefeito Divaldo Lara; secretário de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Mário Mena Kalil; coordenador regional de saúde, Ricardo Necchi e membros da Unipampa.

Os encontros acontecem diariamente e os dados servem de base para a tomada de medidas de contenção à expansão do vírus. “É muito importante e decisivo este trabalho que a Unipampa faz, nos dando subsídios estatísticos e apresentando diferentes cenários e hipóteses. Com base nestes números, as decisões conseguem ser mais precisas e eficazes”, resume Divaldo.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Memória da Prefeitura de Bagé

Responsável: Indiara Deamici