Bagé inicia nova etapa do isolamento social

Na manhã desta quarta-feira (15), o prefeito de Bagé, Divaldo Lara, recebeu, juntamente com o  secretário de Saúde, dr. Mário Mena Kalil, dr. Ricardo Vasconcellos Necchi e os professores da Unipampa, Guilherme Goergen e Anderson Bihain, a imprensa para uma coletiva respondendo perguntas sobre a nova fase que a cidade enfrentará à Covid-19.
O decreto 059, que foi assinado hoje, ficou determinado ao comércio o funcionamento de segunda-feira a sábados, das 13h às 18h30min, sendo que funcionários deverão usar máscaras e com a ressalva que idosos e grupos de risco sejam atendidos em horários diferenciados. Os bancos também terão que seguir esta regra de atendimento prioritário, tendo seu funcionamento das 10h às 14h, evitando aglomerações com lotação máxima de 50% conforme alvará de funcionamento.
Determina também que os mercados poderão funcionar de segunda-feira a sábado, das 8h às 20h, e voltando a atender aos domingos, das 08h às 13h. Deverá ser observada a lotação máxima de 30%, disponibilizando álcool em gel, com filas respeitando distância entre as pessoas e oferecer atendimento em horário diferenciado para idosos e grupo de risco.
Lancheiras e restaurantes deverão atender seus clientes até às 22h , mantendo distância de 2m entre as mesas, sempre lembrando de higienizar o ambiente, evitando o “contágio cruzado” de copos e talheres.
Na construção civil, é indicado o revezamento, sistemas de escalas e equipes de trabalho reduzidas com, no máximo, 12 funcionários, evitando aglomeração de funcionários.
Lembrando que comerciantes e a população em geral, deverão manter o distanciamento social, lavando sempre bem as mãos e com frequencia, quando não sendo possível, usar álcool gel 70%. Materiais de trabalho deverão ser higienizados, manter a circulação de ar nos ambientes e sair de casa somente se necessário.
Divaldo Lara comentou que as ações visam que a sociedade de Bagé possa fazer parte da conscientização, dos métodos de prevenção e combate ao coronavírus. “ Todo cidadão  precisa ter a compreensão que os negócios do município, pós 26 dias de isolamento, deverão voltar, mas seguindo as regras de higiene e tendo o compromisso das pessoas”, concluiu o Prefeito.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Memória da Prefeitura de Bagé

Responsável: Indiara Deamic