Bagé começa a receber testes rápidos para detectar a Covid-19

Nesta terça-feira (28/04), Bagé recebeu os testes rápidos para detectar a Covid-19. Segundo o prefeito municipal, Divaldo Lara, serão disponibilizados 3 200 testes  para  duas pesquisadoras da Universidade Federal do Pampa de Uruguaiana que vão realizar o trabalho de coleta de dados e testagem em nosso município. Os resultados são obtidos em apenas 15 minutos.
A equipe, com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde, de acordo com o chefe do executivo, vai trabalhar em quatro ciclo de amostragem, sorteando em cada setor 10 casas e destas, 400 pessoas devem ser testadas. Após 15 dias, mais 400 pessoas passarão pelo teste, até chegar no último ciclo de coleta de dados e testagem da população.
Divaldo relata que o estudo com testes rápidos na população de Bagé é extremamente importante, principalmente, para conhecer o estado epidemiológico do município, como está a saúde da população e como está a contaminação da população como um todo. “Até o momento tivemos 29 casos confirmados em nossa cidade, destes, 27 pessoas curadas e nenhum caso novo em 11 dias”, destacou.

De acordo com o secretário de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Mário Mena Kalil,  planilhas e questionários que serão aplicados junto ao teste. “É de suma importância termos noção do que está acontecendo em Bagé para tomarmos atitudes conscientes. O uso dessa ferramenta vai nos auxiliar para sabermos se ainda existe o vírus no município e se está sendo espalhado ou não”, disse.
O secretário comentou que a média mundial dos melhores países é de que hoje estejam sendo realizados de 15 a 20 mil testes por milhão de pessoas. Em Bagé, com uma população de cerca de 120 mil habitantes, ele faz o comparativo de que se pode multiplicar nove vezes para chegar perto de 30 mil testes, o que reflete que a gestão está trabalhando em uma esfera de alta capacidade de diagnóstico comparando com países de primeiro mundo.
A professora do campus de Uruguaiana, Debora Pellegrine, comentou o progresso da cidade que em 11 dias não registra nenhum caso novo, o que é um excelente indicador. “Mostra justamente que o contágio foi bloqueado, pois  nesse período certamente teríamos a ocorrência de casos novos”, afirmou. Ela ainda destacou que Bagé atuou com medidas adequadas no momento certo por isso não teve maior disseminação da doença que ainda é nova e precisa ser estudada.
“Estamos trabalhando junto com a Universidade Federal de Pelotas na pesquisa do Estado, e agora vamos executar nosso trabalho no município, onde a Vigilância em Saúde vem exercendo um excelente trabalho de mapeamento, que permite que tivesse esse controle de segmento de casos, evitando a propagação. Agora o trabalho é para que ninguém entre na cidade contaminada com o coronavírus”, explicou.
A pesquisa vai permitir ainda que a administração municipal saiba como está sendo realizado o isolamento social, a utilização de máscaras, como está a saúde mental das pessoas em quarentena, entre outras informações.
Lara finalizou ressaltando que trabalhar com dados científicos vai ajudar a população vivenciar essa quarentena que é tão nova para todo mundo e pediu que todos que sejam visitados para a realização da coleta e testagem, recebam os agentes, que serão pessoas já inseridas nos bairros e que é um teste indolor e não oferece nenhum perigo a população. Inclusive, nesta tarde, houve o treinamento de 20 agentes de saúde que estão aptos para fazerem a abordagem e posteriormente o teste rápido.
“Com isso teremos um horizonte da questão de contaminação do município, a realidade da cidade, através do trabalho com ciclos nessas expressões”, concluiu.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Memória da Prefeitura de Bagé

Responsável: Indiara Deamici