Para evitar aglomerações, Vigilância fiscaliza e orienta população sobre distanciamento nas filas

A Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, está trabalhando, desde as primeiras horas deste sábado (2), na organização das filas para a população acessar a Caixa Econômica Federal, com a finalidade de sacar o auxílio emergencial disponibilizado pelo Governo federal. Na última quinta-feira, o órgão havia recebido denúncias de aglomeração na agência, com grande concentração de idosos e outros grupos de risco para a Covid-19.
Então segundo o coordenador da Vigilância, Geraldo Gomes, em reunião com o superintendente regional da Caixa, Bernardo Mello, foi acertado que, durante este sábado, as duas vias da avenida Sete de Setembro seriam bloqueadas para o trânsito de veículos. “Essa medida foi proposta ao superintendente para tentar solucionar o espaçamento das filas e conseguirmos organizar o distanciamento correto. Deu tudo certo”, afirmou Geraldo. Ainda de acordo com Gomes, 30 agentes da Vigilância e uma equipe da Saúde, devidamente identificada, estiveram trabalhando na ação.

Conforme informações da instituição bancária, aproximadamente mil pessoas foram atendidas apenas pela parte da manhã. “A orientação para todos os serviços em funcionamento é que o acesso seja coordenado para evitar a proximidade entre os clientes. O Prefeito Divaldo Lara nos determinou que tomássemos todos os cuidados, reforçando as fiscalizações e orientações para proteger a população do Coronavírus”, ressaltou o coordenador, pedindo a colaboração de todos os segmentos para garantir o distanciamento seguro.
“O ideal é que se mantenha distância mínima de 1,5 metro entre as pessoas, quando as filas forem inevitáveis. Além da organização adequada das filas de espera, dentro e fora da unidade, os bancos, como os demais estabelecimentos, devem oferecer álcool em gel 70% para higiene das mãos antes e após o uso das máquinas”, disse.
O chefe do Executivo destacou que a responsabilidade pela condução das estratégias de cuidado é de cada serviço, sendo papel da Vigilância orientar e fiscalizar ambientes e condutas que possam colocar em risco a saúde da população. “O cenário que vivemos traz novos desafios e é imprescindível que todos façam a sua parte”, alerta o Prefeito.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Memória da Prefeitura de Bagé
Responsável: Indiara Deamici