Campanha de vacinação tem calendário estendido

O Ministério da Saúde divulgou, na última quinta-feira (30), mudanças no calendário da vacinação contra a gripe. O dia D de vacinação contra a Influenza, que estava marcado para ocorrer no sábado de 9 de maio, foi suspenso. A terceira fase da campanha também teve a sua data alterada. Além disso, a campanha que terminaria no dia 22 de maio foi prorrogada até 5 de junho.

A nova etapa da vacinação contra a gripe, que estava marcado para o dia 9, foi prorrogada e dividida em duas etapas para o público-alvo que ainda não foi imunizado. Esta fase é destinada para crianças de seis meses a seis anos de idade (cinco anos, 11 meses e 29 dias), mulheres grávidas, mães no pós-parto(puérperas) e pessoas com deficiência.

De acordo com o governo federal, as mudanças são em razão do momento atual de propagação do Coronavírus, além da disponibilidade de vacinas pelo Instituto Butantan. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES), cerca de 342 mil doses de vacinas devem chegar ao Estado na próxima semana.

Em Bagé, a coordenadora municipal de imunizações da Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Tatiana Miranda, divulgou o balanço da vacinação nos idosos e trabalhadores da saúde, que ultrapassou a meta, chegando a 110,69% do público-alvo idoso. A meta era vacinar 17 200 idosos, porém, com a busca ativa através das visitas domiciliares, esse número chegou a 19 038 imunizados. Em relação aos profissionais da saúde, 2 591 profissionais da área receberam a vacina, o que representa o índice de 102,29%.

Confira como ficou o calendário de vacinação depois das alterações:
De 11 a 17/05: serão vacinadas crianças de seis meses a menores de seis anos (cinco anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com deficiência, gestantes e mães no pós-parto (puérperas).
De 18/05 a 05/06: adultos de 55 a 59 anos, professores das escolas públicas e privadas.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Memória da Prefeitura de Bagé

Responsável: Indiara Deamici