Boletim de Casos RS x Mundo – 12/04/2021

12/04/2021
Boletim de Casos RS x Mundo https://bit.ly/boletimcovid19-rs

Mundo –> Os dados podem sofrer impacto do feriado de Páscoa.
-O aumento da média móvel de casos confirmados no RS se destacou das demais regiões entre fevereiro e março, mas apresenta desaceleração há um mês, sendo superado pelo avanço acelerado do Uruguai e pela França. O Brasil como um todo apresenta aumento recente. Alemanha e EUA, ainda em patamar bastante inferior, também começaram a acelerar o número de casos. Canadá apresenta forte aceleração, porém em níveis ainda inferiores. A Itália desacelera recorrentemente. Reino Unido mantém processo de redução. Portugal apresenta uma aceleração, embora mantenha níveis mais baixos.
– A média móvel de óbitos no RS ainda é, atualmente, a maior dentre as regiões selecionadas, sendo cerca de 3x superior os picos anteriores no estado. No Brasil, também há elevação recente. No Uruguai, o avanço é bastante rápido a ponto de ultrapassar a taxa de mortalidade recente do Brasil. A evolução recente das médias móveis sofreram impacto da variação dos registros decorrentes do Feriado de Páscoa.

Brasil –> Os dados podem sofrer impacto do feriado de Páscoa.
– Na segunda quinzena de fevereiro, os 3 estados do sul apresentaram aumento expressivo na média móvel de casos como proporção da população, avanço interrompido próximo ao dia 10 de março, quando se iniciou um processo de redução estendido até o dia 04 de abril. A partir de então apresenta-se uma estabilidade.
– A média móvel de óbitos nos 3 estados do Sul também apresentou aumento expressivo em fevereiro e março, mantendo relativa estabilidade no pico de cada estado. A evolução recente está prejudicada devido ao feriado de Páscoa. Recentemente, o PR apresentou alta inclusão de óbitos elevando-o para a maior taxa dentre os três.
– MT (16,2) apresenta a maior média móvel de óbitos por 100 mil hab. do país, seguido de PR (15,5), DF (15,5), RO (15,2) e MS (14).
– O RS apresenta a 9ª maior taxa semanal de óbitos do país e a 8ª maior taxa de mortalidade acumulada de óbitos (192,3 por 100 mil hab). Com a inclusão de 17 registros ontem, o estado chegou a 21.881 óbitos, com a média semanal de 197 óbitos incluídos por dia, redução parcialmente impactada pelo efeito do feriado de Páscoa. O dia 17 de Março somou o maior número de mortes em toda a pandemia: 317 óbitos por Covid-19 no RS em um dia.

Boletim diário de casos em países selecionados, Brasil e RS

Boletim_Hospitalizações_RS-2021-04-12-7h