#DezembroLaranja | Mês de Prevenção ao Câncer de Pele

O Dezembro Laranja é promovido desde 2014 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, iniciativa que faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pele corresponde a 30% de todos os tumores malignos no Brasil

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de pele se caracteriza como uma doença provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Essas células se dispõem formando camadas e conforme as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer. Os carcinomas basocelulares e espinocelulares são os mais comuns. O melanoma é o tipo mais agressivo, raro e letal. A Sociedade Brasileira de Dermatologia ressalta que, se for descoberto no início, o câncer de pele apresenta 90% de possibilidade de cura. 

Os fatores de risco para desenvolvimento da doença são:

  • histórico familiar de câncer de pele, pessoas de pele e olhos claros, com cabelos ruivos ou loiros;
  • pessoas que expõem ao sol frequentemente sem proteção adequada no trabalho e também pessoas com exposição repetida e prolongada ao sol na infância e adolescência. 

Os sintomas do câncer de pele podem ser semelhantes a pintas, eczemas ou outras lesões benignas. Por isso, é importante conhecer bem sua pele e regiões que apresentam pintas, para que possa detectar qualquer irregularidade e/ou alteração. O diagnóstico do câncer de pele é feito somente por meio de de exame clínico com médico especializado e também por meio de biópsia. 

Deve-se estar atento aos seguintes sintomas:

  • lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente;
  • pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;
  • mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

Caso note qualquer irregularidade, busque avaliação médica e se detectado o câncer de pele, siga as orientações e o tratamento adequado para aumentar as chances de cura. 

O Ministério da Saúde reforça a importância das medidas de prevenção ao câncer de pele:

  • evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h,
  • utilizar sempre proteção adequada como bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros, barraca e filtro solar com fator mínimo de proteção 15. 

Vale lembrar que o uso do filtro solar apenas uma vez durante todo o dia não garante proteção por longos períodos, por isso deve ser reaplicado a cada 2horas, durante a exposição solar. Filtros “à prova d’água”  também devem ser reaplicados!

Durante a pandemia do coronavírus, é recomendado evitar viagens ou saídas sem necessidade, mas caso você tenha que sair ou trabalhar exposto ao sol por longos períodos, deve tomar os seguintes cuidados: utilizar chapéus de abas largas, camisas de manga longa e calça comprida, usar óculos e protetor solar e, se for possível, evitar trabalhar nas horas mais quentes do dia. 

A Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) ressalta a importância da prevenção ao câncer de pele e também de seguir todos os cuidados necessários ao se expor ao sol. Reforça ainda que durante a pandemia, é recomendado tomar sol em casa e se for necessário sair, além dos cuidados para prevenir o câncer de pele, também devem ser seguidas as medidas de prevenção ao coronavírus. Por isso, não esqueça do boné, do óculos, do filtro solar e também da máscara e do álcool em gel 70% para higienizar as mãos, também evite aglomerações e mantenha o distanciamento social.

Na luta contra o câncer de pele e contra o coronavírus, se proteger é essencial!