Conheça os perigos de não tomar a segunda dose da vacina

Estamos vivenciando um momento tão esperado por muitos brasileiros: a aplicação da vacina contra a COVID-19! 

Ela tem sido organizada conforme a disponibilidade dos imunizantes, por grupos prioritários e de acordo com a realidade de cada município. É fundamental que, ao chegar a sua vez, você realize a primeira dose do imunizante para que se inicie o processo de imunidade contra o coronavírus. A vacina da Janssen é dose única, mas as demais utilizadas no Brasil precisam ter o esquema vacinal completo, com as duas doses, para garantir a proteção desejada.

Por isso, mesmo que esteja atrasada sua segunda dose, não hesite em fazer!  Busque um serviço de saúde e informe-se se o imunizante está disponível para vacinar naquele momento e, caso não esteja, qual a previsão para que isso ocorra. 

Fique atento ao tipo de vacina que recebeu! A CoronaVac tem um intervalo menor entre as doses. A AstraZeneca conta com um intervalo de 3 meses entre primeira e segunda dose. No caso da vacina da Pfizer, a fabricante recomenda um prazo de 21 dias entre as doses, no entanto o Ministério da Saúde orientou a ampliação desse prazo para 12 semanas, ou seja, 90 dias.

A Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) elaborou um material com alguns dos perigos de não tomar a segunda dose. Para acessá-lo, clique aqui. Desejamos boa leitura,  reflexão e a responsabilidade de todos para que, em breve, possamos vencer essa batalha.

Por fim, ressaltamos que, mesmo vacinado, você deve seguir lavando as mãos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel 70%, mantendo distância mínima de 2 metros entre os demais e utilizando sua máscara. 

Vacinação e conscientização são formas potentes de proteção. Faça sua parte!