Em 28 de fevereiro, é comemorado o Dia Mundial das Doenças Raras

🗓 Dia 28 de fevereiro é celebrado o Dia Mundial das Doenças Raras!
 
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), elas são caracterizadas por uma ampla diversidade de sinais e sintomas, que variam conforme a enfermidade, bem como de pessoa para pessoa afetada pela mesma condição.
 
Segundo dados de 2021 da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), havia 6 mil tipos de doenças raras. Aproximadamente 72% genéticas, sendo muitas crônicas, progressivas, degenerativas e ainda sem cura eficaz. O Ministério da Saúde destaca que, em 95% dos casos, não existe tratamento, restando somente os cuidados paliativos e serviços de reabilitação.
 
🔖 Entre algumas doenças raras estão: acromegalia, angioedema, deficiência de hormônio do crescimento, diabetes insípido, doença de Crohn; doença falciforme, doença de Huntington, epidermólise bolhosa, esclerose múltipla, espondilite ancilosante, fenilcetonúria, fibrose cística, hepatite autoimune; hipotireoidismo congênito, miastenia gravis, síndrome de Cushing, síndrome de Guillain-Barré, síndrome de Turner, Talassemias, entre outras.
 
A Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) reitera a importância do investimento para custeio e tratamento ou alívio dos sintomas de algumas doenças raras. Também manifesta seu repúdio a quaisquer formas de discriminação aos portadores de doenças raras.
 
Jamais esqueça: todos os cidadãos são raros! 😉