DASST lança campanha “Aprendendo sobre transtornos mentais”

➡️ No mês de maio, a saúde mental ganha destaque por meio de lutas por garantia de direitos das pessoas que possuem algum transtorno psiquiátrico ou deficiência intelectual. Durante muitos anos, assuntos relacionados ao tema possuíam pouca visibilidade e eram cercados por tabus, ocasionando preconceitos e trazendo mais sofrimentos a quem necessita de ajuda, empatia e compreensão. 🧠👂🗣
 
A pandemia do coronavírus, infelizmente, agravou alguns casos e desencadeou quadros de ansiedade, depressão e outros transtornos poucos conhecidos, mas que merecem atenção e conhecimento prévio para evitar situações de psicofobia na instituição.
 
⚠️ Psicofobia é o preconceito voltado às pessoas que apresentam transtornos psiquiátricos e deficiências intelectuais. Esse termo foi criado pela Associação Brasileira de Psiquiatria para evitar que aqueles que sofrem com esses distúrbios sejam afastados do convívio social e para que, quando são diagnosticados, não tenham vergonha de buscar ajuda médica. As pessoas que apresentam quadros clínicos como a depressão, a ansiedade e a esquizofrenia, por exemplo, necessitam não somente de tratamento especializado, mas também de apoio e compreensão, tal qual ocorre com qualquer outra dificuldade de saúde, seja física ou psicológica. Preconceitos afetam a autoestima e interferem negativamente no tratamento dessas enfermidades que, por si só, geram grande sofrimento.
 
📝 Existem situações que impactam na saúde mental e podem desencadear transtornos mentais nos trabalhadores, tais como:
  • má organização do trabalho;
  • falta de reconhecimento e de autonomia;
  • submissão à chefia negligente, que não sabe ouvir ou autoritária;
  • cansaço excessivo e jornadas exaustivas;
  • situações de assédio e violência psicológica;
  • problemas na comunicação;
  • cobranças irreais e metas inalcançáveis;
  • clima ruim e com índice alto de insatisfação profissional.
Pensando na necessidade de divulgar e expandir o conhecimento sobre determinadas patologias, sobretudo após o retorno presencial das atividades e das peculiaridades dessa readaptação, a Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST), em parceria com a Divisão de Perícias (DP), lança a campanha “Aprendendo sobre transtornos mentais”.
 
De junho a outubro, serão divulgados materiais que abordam temas específicos de saúde mental, que são considerados mais recorrentes entre os servidores da Universidade e que impactam no ambiente laboral. O objetivo é sensibilizar os colegas, sobretudo aqueles que ocupam cargo de chefia, por meio do compartilhamento de informações que permitam conhecer a patologia, compreender os obstáculos enfrentados pelo servidor e, de forma empática, buscar alternativas para que a rotina de trabalho seja mais produtiva e saudável a todos que compõem a equipe.
 
 
📢 É importante que o gestor esteja atento e saiba reconhecer mudanças no padrão comportamental dos servidores que compõem sua equipe. Pessoas que antes possuíam um funcionamento e passaram a manifestar: tristeza excessiva, falta de esperança, perda de interesse em atividades que antes traziam prazer, modificações de apetite e hábitos de sono, choro fácil, perda de paciência e irritabilidade. Esses sinais podem demonstrar que o servidor está em adoecimento psíquico. Nesse caso, recomenda-se uma conversa empática da chefia com o servidor a respeito do que ela vem observando e na intenção de se colocar à disposição para auxiliar no que for possível. Pode ser necessária a indicação de busca por auxílio psicológico e psiquiátrico. No âmbito da Unipampa, os servidores podem procurar auxílio psicológico junto à Pró-reitoria de Gestão de Pessoas.
 
🔖 Desmistificar tabus e acolher de forma adequada impacta na saúde do servidor e pode surtir efeitos positivos em relação ao clima de trabalho e ao suporte às atividades desempenhadas. Acompanhe os materiais, aprimore seus conhecimentos e também sua sensibilização. Dessa forma, com certeza, você contribuirá na promoção de um ambiente de trabalho inclusivo, diverso e humano. 😉
 

Aprenda sobre transtornos mentais e diga não à psicofobia! 🧠👂🗣