A Espin terá fim, mas o combate ao coronavírus e o zelo pela saúde devem seguir.

➡ No dia 22 de maio de 2022, passa a vigorar a Portaria GM/MS Nº 913 que encerra a Espin – Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional. De acordo com o Ministério da Saúde, isso foi possível em decorrência do avanço da vacinação contra a COVID-19, a oferta de testes, a diminuição do número de novos casos e também a redução do número de óbitos no Brasil.
 
🔖 Desde março de 2020, a Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) dedica-se a intensificar as orientações de combate ao coronavírus, por meio de materiais atualizados e embasados nas instruções de órgãos oficiais. Dentro das nossas atribuições institucionais, fornecemos suporte a outras equipes, além de estabelecer parceria para elaboração de materiais mais específicos, como os que envolviam saúde mental em cenário de pandemia e, nos últimos meses, também relacionados ao retorno presencial das atividades na instituição.
 
Compreendendo a mudança de cenário e as readaptações relacionadas ao retorno presencial e também ao fim da Espin, nosso trabalho a partir do fim de maio será direcionado a intensificação de questões de saúde mental no ambiente laboral diante de todas as peculiaridades de 2022 e que, provavelmente, exigirão um olhar mais atento nos próximos anos. Inclusive, esse será um dos assuntos abordados no IV Encontro de Qualidade de Vida – “Consequências físicas do coronavírus e aspectos psicológicos no retorno ao trabalho presencial”, que será realizado no dia 7 de junho com transmissão ao vivo pelo canal da PROGEPE no YouTube.
 
✅ Continuaremos investindo na prevenção, mantendo as recomendações de distanciamento, higiene das mãos, higiene das estações de trabalho e também do uso de máscara, caso o servidor se sinta mais confortável e seguro. Desejamos que a conscientização e o zelo pela saúde no coletivo sigam prevalecendo para que possamos manter o combate ao vírus com êxito e responsabilidade.
 
Ressaltamos que a nossa missão institucional mais importante é prezar pela saúde e segurança no trabalho. Deste modo, a qualquer nova recomendação, será avaliada e compartilhada com cautela, ética e embasamento na ciência.
 
Acompanhe nossos novos projetos em relação a questões que envolvem pandemia do coronavírus, pois com certeza eles auxiliarão você e sua equipe!
 
📍 Ah, vale lembrar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) ainda não decretou o fim da pandemia do coronavírus. Infelizmente, o vírus segue em nossa sociedade e, consequentemente, haverá riscos de contaminação e propagação do vírus tanto em nosso país quanto no mundo.
 
O cenário aparenta ser mais favorável em nosso país, mas o combate ainda será diário. Continue protegendo a si e aos demais! Zelar pela saúde sempre é a melhor escolha! 😉