Dicas para tornar o ambiente de trabalho mais saudável e acolhedor

➡ O retorno presencial ainda causa apreensão e insegurança em algumas pessoas em virtude das readaptações na vida pessoal e profissional.
 
📝 Pensando nas adversidades e nos sentimentos que podem estar exacerbados nesse período, a Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) traz algumas dicas para manter o ambiente laboral harmonioso e saudável a todos:
 
🟡 Realize suas atribuições com competência, ética e dedicação.
 
🟡 Não se culpe por não solucionar algumas demandas imediatamente.
 
🟡 Ao se sentir sobrecarregado, converse com sua chefia para que seja realizado um novo planejamento de suas atividades.
 
🟡 Questione, caso haja dúvidas em relação a algum procedimento ou tarefa.
 
🟡 Busque aprender e crescer profissionalmente. Participe de palestras, cursos e capacitações que possam contribuir para aprimorar seus conhecimentos.
 
🟡 Se um colega precisar ser ouvido, seja um bom ouvinte. Lembre-se de manter a discrição sobre o assunto tratado.
 
🟡 Mantenha uma relação saudável, empática e respeitável com os colegas.
 
🟡 Não tente impor sua opinião. Lembre-se de que divergências são comuns e servem como oportunidade de aprendizado e reflexão. Não é errado mudar de opinião, nem admitir que a proposta do colega é a melhor naquele momento.
🟡 Valorize seu trabalho e dos colegas. Elogie e reconheça a competência de sua equipe.
 
🟡 Se você for gestor, mantenha sua equipe motivada e valorize as pequenas conquistas. Se precisar ser mais flexível em relação às demandas ou readaptar a execução das tarefas, não tenha receio. Compreensão e acolhimento são fundamentais no ambiente de trabalho.
 
🟡 Se estiver enfrentando alguma situação de vulnerabilidade física ou emocional, procure por uma avaliação profissional. Cuidar da sua saúde é essencial para que você esteja realmente apto a desempenhar suas funções com segurança e qualidade. Realize exames, faça consultas de rotina, mantenha seu esquema vacinal atualizado e mantenha bons hábitos alimentares, de sono e de prática de atividade física.
 
✅ Por mais delicadas que algumas questões sejam, quando existe diálogo, empatia e coerência, é possível enfrentar os obstáculos juntos e tornar o ambiente de trabalho mais sadio e harmonioso a todos.
 
Acolher, compreender e readequar são fundamentais nesse processo. Tenha paciência e seja atencioso. Todos sentirão o impacto positivo desta atitude. 😉