DASST lança a campanha “Não crie obstáculos para a vacinação e garanta a proteção”

➡ Diante do cenário da pandemia do coronavírus e o medo de se expor à contaminação, muitas pessoas não priorizaram a vacinação tanto sua quanto de seus familiares, especialmente idosos e crianças.
 
Mesmo com a retomada das atividades e maior segurança devido à vacinação contra a COVID-19, não houve procura significativa para atualizar os esquemas vacinais incompletos. Isso reflete não somente em números negativos na vacinação, mas também maior exposição à contaminação e ao agravamento do quadro clínico de algumas doenças.
Muitos estudos comprovam a importância e a eficácia dos imunizantes, garantindo a proteção adequada e servindo de barreira para que não tenhamos o retorno de doenças já erradicadas no Brasil como a poliomielite.
 
Com o objetivo de incentivar a vacinação em diversas faixas etárias, a Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) lança a campanha “Não crie obstáculos para a vacinação e garanta a proteção”, que terá duração de 3 meses. 💉🩹
 
De outubro a dezembro, serão enfatizadas em material informativo as vacinas disponíveis na rede pública de saúde e que devem ser realizadas por crianças, adolescentes, adultos, gestantes e idosos. A tabela vigente foi atualizada pelo Ministério da Saúde em 2022.
 
🗓 Acompanhe nossos materiais que obedecerão a seguinte ordem:
  • Criança – 17 de outubro
  • Adolescente – 04 de novembro
  • Gestante – 23 de novembro
  • Adulto – 07 de dezembro
  • Idoso – 12 de dezembro
🔖 Além do calendário vacinal, é primordial ficar ligado nas campanhas nacionais de vacinação, pois elas possuem doenças específicas e públicos alvos bem definidos, com base na sazonalidade e na cobertura vacinal. Abaixo, elencamos as campanhas de vacinação divulgadas e realizadas pelo Ministério da Saúde em 2022:
 
  1. Influenza (anual): crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade – 4 anos, 11 meses e 29 dias -, gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos e mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade. Após o término da campanha, as doses remanescentes foram liberadas para toda a população maior de 6 meses.
  2. Poliomielite: direcionada a crianças menores de 5 anos de idade, com objetivo de garantir a proteção contra a paralisia infantil. Erradicada no Brasil em 1989, essa doença possui alto potencial de retorno, segundo a Organização Mundial da Saúde, em virtude da baixa cobertura vacinal nos estados e municípios do país.
  3. Multivacinação: são disponibilizadas todas as vacinas do Calendário de vacinação da criança e do adolescente. Ela é direcionada à atualização de doses em atraso.
  4. Sarampo: em 2022, essa campanha ganhou bastante ênfase em virtude da baixa adesão à vacinação e ao aumento do índice da doença em outros países.
Fique atento e sempre que estiver faltando o registro de algum imunizante em sua carteirinha de vacinação, procure uma unidade de saúde para receber a dose recomendada e garantir a proteção esperada.
 
Servidor da Unipampa, lembre-se que vacinas são seguras, não causam doenças e protegem a comunidade. Informação na mente e atitude consciente ajudam a salvar vidas! 😉
Observação: Para adequação do calendário, respeitando o intervalo mínimo entre as doses, recomendamos a busca por um serviço de saúde para administração das doses e orientações pertinentes, de acordo com o imunobiológico e as peculiaridades de cada caso. Destacamos ainda que a disponibilidade das doses e dos horários podem sofrer alterações, conforme as normas de cada município.