#OutubroRosa | Prevenção é o melhor caminho. Se conheça, se ame, se cuide!

Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. No Brasil, o Mês de Conscientização sobre o Câncer de Mama foi instituído em 2018 por meio da Lei nº 13.733. 🚺

🗓 A data, celebrada anualmente, visa compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

⚠️ O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. No Brasil, é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do país, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa essa posição, segundo a última atualização do Instituto Nacional do Câncer (INCA) realizada em 2022. A taxa de mortalidade por câncer de mama, ajustada pela população mundial, foi 11,84 óbitos por 100.000 mulheres, em 2020, com as maiores taxas nas regiões Sudeste e Sul, com 12,64 e 12,79 óbitos por 100.000 mulheres, respectivamente.

O câncer de mama não tem uma causa única. Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença, dentre eles: idade, fatores endócrinos e história reprodutiva, fatores comportamentais e ambientais e fatores genéticos e hereditários.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são:
  • caroço – nódulo -, geralmente endurecido, fixo e indolor
  • pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja
  • alterações no bico do peito – mamilo – e saída espontânea de líquido de um dos mamilos
  • também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas
➡ Atualmente, não é recomendado o autoexame das mamas como técnica a ser ensinada às mulheres para rastreamento do câncer de mama. Grandes estudos sobre o tema demonstraram baixa efetividade e possíveis danos associados a essa prática. Todavia, a postura atenta das mulheres no conhecimento do seu corpo e no reconhecimento de alterações suspeitas para procura de um serviço de saúde o mais cedo possível – estratégia de conscientização – permanece sendo importante para o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mulher deve ser estimulada a conhecer o que é normal em suas mamas e a perceber alterações suspeitas de câncer, por meio da observação e palpação ocasionais de suas mamas, em situações do cotidiano, sem periodicidade e técnica padronizadas como acontecia com o método de autoexame.

A mamografia de rastreamento – exame de rotina em mulheres sem sinais e sintomas de câncer de mama – é recomendada na faixa etária de 50 a 69 anos, a cada 2 anos. Fora dessa faixa etária e dessa periodicidade, os riscos aumentam e existe maior incerteza sobre benefícios.

A mamografia permite identificar melhor as lesões mamárias em mulheres após a menopausa. Antes desse período, as mamas são mais densas e a sensibilidade da mamografia é reduzida, gerando maior número de resultados falso-negativos (resultado negativo para câncer em pacientes com câncer) e também de falsos-positivos (resultado positivo para câncer em pacientes sem câncer), o que gera exposição desnecessária à radiação e a necessidade de realização de mais exames.

A prevenção primária do câncer de mama está relacionada ao controle dos fatores de risco conhecidos e à promoção de práticas e comportamentos considerados protetores.

🔖 Os fatores hereditários e os associados ao ciclo reprodutivo da mulher não são, em sua maioria, modificáveis, porém fatores como excesso de peso corporal, inatividade física, consumo de álcool e terapia de reposição hormonal são, em princípio, passíveis de mudança.

📌 Por meio da alimentação, nutrição, atividade física e gordura corporal adequados é possível reduzir o risco da mulher desenvolver câncer de mama. Como medidas que podem contribuir para a prevenção primária da doença, estimula-se, portanto, praticar atividade física, manter o peso corporal adequado, adotar uma alimentação mais saudável e evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcoólicas. Amamentar é também um fator protetor.

O prognóstico do câncer de mama depende da extensão da doença (estadiamento), assim como das características do tumor. Quando a doença é diagnosticada no início, o tratamento tem maior potencial de cura. Quando há evidências de metástases, o tratamento tem por objetivos principais prolongar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida. As modalidades de tratamento do câncer de mama podem ser divididas em:

• Tratamento local: cirurgia e radioterapia (além de reconstrução mamária)
  • Tratamento sistêmico: quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica
✅ A Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) ressalta a importância da prevenção em relação ao câncer de mama, bem como do diagnóstico precoce a fim de iniciar o tratamento recomendado o mais breve possível, elevando assim as chances de cura.

🚺 Quando se trata de câncer de mama, toda mulher precisa se prevenir. Servidora da Unipampa, não vacile! Se conheça, se ame, se cuide! 😉