Segurança no Trânsito: dirija com atenção.

🔖 Final de ano chegando! Junto acumulam-se comemorações de Natal, Ano Novo, Carnaval e até mesmo recesso e férias. Viagens se tornam mais frequentes nessa época, sobretudo com uso do automóvel.
 
➡ Com a intenção de auxiliar o servidor a garantir segurança em suas viagens, a Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) traz dez dicas super importantes para a harmonia no trânsito e para poder realizar seu trajeto sem preocupação.
 
1️⃣ Mantenha a revisão em dia: realize a checagem, principalmente, dos sistemas de freios, suspensão, bateria, faróis e lanternas, palhetas dos limpadores de para-brisa, entre outros.
 
2️⃣ Antes de pegar a estrada, pesquise o roteiro de sua viagem para ter informações sobre o trajeto que será feito. Trechos perigosos devem ser evitados. Se puder, se organize com antecedência e saia mais cedo para chegar com calma ao destino.
 
3️⃣ Confira a data de validade de sua carteira de habilitação e se o documento do veículo está em dia. Dirigir regularizado é obrigatório.
 
4️⃣ Pratique a direção defensiva: tenha paciência, adote uma postura calma e busque prever possibilidades de acidentes. Mantenha distância segura de outros veículos. Redobrando a atenção é mais fácil antecipar possíveis problemas de trânsito.
 
5️⃣ Evite brigas e discussões: o estresse e a ansiedade são comuns nessa época do ano. Evite aborrecimentos! Se houver algum obstáculo, preste atenção nas placas de sinalização, realizando sua viagem de acordo com as normas de trânsito.
 
6️⃣ Caso seja parado em uma blitz, siga as instruções das autoridades. A fiscalização só retira de circulação os condutores e veículos que ameaçam a harmonia no trânsito.
 
7️⃣ Respeite leis e normas de trânsito: dirigir com pressa traz riscos a você e aos demais. Por isso, não ultrapasse os limites de velocidade, não realize manobras arriscadas, evite distrações e não dirija com o celular próximo a si. Não deixe de usar o cinto de segurança e certificar-se que os demais passageiros também estejam utilizando. Obedeça a sinalização e respeite o pedestre!
 
8️⃣ Não dirija com sono: o efeito de dirigir sonolento é o mesmo que assumir a direção sob efeito de álcool. Nesse caso, seu cérebro e seu corpo não respondem direito a seus comandos. Por isso, uma noite bem dormida e efetuar pausas para descanso durante o trajeto são fundamentais para você andar com segurança na estrada. Lembrando sempre que é proibido dirigir sob efeito de álcool ou de outras substâncias psicoativas.
 
9️⃣ Em situação de emergência, procure a Polícia Rodoviária ou as unidades de apoio das estradas.
 
🔟 Se for viajar de motocicleta, use capacete e roupas apropriadas. Sobre duas rodas o cuidado deve ser redobrado.
 
✅ A DASST apresenta essas importantes orientações a fim de proporcionar uma viagem segura a você e aos demais neste período de datas comemorativas. Mas, lembre-se: a atenção no trânsito deve acompanhar você e sua família durante todo o ano. Um mínimo descuido pode causar transtornos imensos.
 
⚠️ Jamais arrisque vidas! Faça sua viagem em segurança!