#DezembroLaranja | Mês de Prevenção ao Câncer de Pele

Durante todo o ano é comum aproveitarmos um solzinho, inclusive ele é fundamental para a saúde e bem estar, uma vez que também é a principal fonte de vitamina D. A luz solar influencia também no humor das pessoas. Entretanto, para manter essa relação harmoniosa é necessário moderação. ☀☀☀

➡ A exposição excessiva e feita de maneira errada tem forte ligação com o surgimento do câncer de pele, provocado pelo crescimento anormal das células que compõem a pele. Considerando a importância do tema, a campanha Dezembro Laranja instituída pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, traz esse tema como destaque, em virtude do início oficial do verão e do aumento da exposição à luz solar.

⚠ O Instituto Nacional do Câncer enfatiza que os principais sintomas do câncer de pele são: surgimento de manchas que coçam, descamam ou que sangram. Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor. Ou ainda feridas que não cicatrizam em 4 semanas. Destaca ainda que os dois tipos mais comuns de câncer de pele são:

🔸 Câncer de pele não melanoma: provocado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele, entre os tumores de pele, é o mais frequente e de menor mortalidade. Esse câncer de pele é representado por tumores de diferentes tipos, sendo os mais comuns o carcinoma basocelular, que é o menos agressivo.

🔸 Câncer de pele melanoma: possuem origem nas células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele. Pode aparecer em qualquer parte do corpo, na pele ou mucosas, na forma de manchas, pintas ou sinais, sobretudo nas áreas mais expostas à radiação solar. É considerado o tipo de câncer de pele mais agressivo, por ter grande chance de se espalhar para tecidos e órgãos vizinhos, mas o prognóstico pode ser considerado bom quando detectado em sua fase inicial.

📌 A Sociedade Brasileira de Dermatologia enfatiza a importância da prevenção e da detecção precoce do câncer de pele e reitera que os cuidados com a pele ultrapassam o uso de protetor solar.

🔖 É preciso estar atento aos horários corretos para se expor ao sol, evitando ampla exposição no intervalo entre 10h e 16h, além do uso de roupas e acessórios adequados (chapéu, boné, óculos, roupas com proteção ultravioleta, guarda-sol e sombrinha).

✅ Aproveite o sol sem descuidar da pele! Se perceber quaisquer alterações, busque avaliação profissional no serviço de saúde mais próximo!