Novembro se veste de azul para reforçar à população a importância da conscientização sobre o diabetes, uma doença que conforme Ministério da Saúde é causada pela baixa produção ou má absorção de insulina, hormônio que garante a energia para o organismo e regula a glicose no sangue.
Os tipos mais comuns de diabetes são:
- Tipo 1: que geralmente ocorre na infância ou na adolescência, em consequência da destruição das células que produzem a insulina. Os principais sintomas são: fome frequente, sede constante, vontade de urinar diversas vezes ao dia, perda de peso, fraqueza, fadiga, mudanças de humor, náusea e vômito.
- Tipo 2: que ocorre quando o corpo não aproveita adequadamente a insulina produzida. A causa do diabetes tipo 2 está diretamente relacionada ao sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados, hipertensão e hábitos alimentares inadequados. Os principais sintomas são: fome frequente, sede constante, visão embaçada, feridas que demoram para cicatrizar e formigamento nos pés e mãos, vontade de urinar diversas vezes, infecções frequentes na bexiga, rins, pele e infecções de pele.
- Diabetes Gestacional: ocorre temporariamente durante a gestação. As taxas de açúcar no sangue ficam acima do normal, mas ainda abaixo do valor para ser classificado como diabetes tipo 2. O Ministério da Saúde reitera que toda gestante deve fazer o exame de diabetes, regularmente, durante o pré-natal. Mulheres com a doença têm maior risco de complicações durante a gravidez e o parto.
Existem vários fatores de risco para o diabetes, entre eles: pressão alta, colesterol alto ou alterações na taxa de triglicérides no sangue,sobrepeso, doenças renais crônicas, histórico familiar de diabetes, mulheres com histórico de diabetes gestacional, síndrome de ovários policísticos, apneia do sono, uso de glicocorticóides e pessoas com diagnóstico de distúrbios psiquiátricos como esquizofrenia, depressão ou transtorno bipolar.
A melhor forma de prevenção ao diabetes é por meio de hábitos de vida saudáveis: alimentação balanceada, prática de atividades físicas, não usar tabaco e/ ou outras drogas e evitar o uso de bebidas alcoólicas.
A Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) ressalta que o diabetes pode se apresentar de diversas formas e possui diversos tipos diferentes. Portanto, ao aparecimento de qualquer sintoma é primordial buscar avaliação profissional para análise especializada do caso, orientações e início ao tratamento.