Clique na imagem para acessá-la.
Projeto “Memória Viva” – Unipampa 20 anos
Projeto “Memória Viva” – Unipampa 20 Anos
O projeto Memória Viva – Unipampa 20 Anos tem como objetivo desenvolver uma pesquisa histórica sobre os vinte anos do anúncio de criação da Universidade Federal do Pampa, realizado em Bagé/RS, em 27 de julho de 2005, sendo esse um marco fundamental para a educação superior na região. Iniciado em 2025, ano no qual foi comemorado as duas décadas desse anúncio, o projeto materializou-se, em sua primeira etapa, na produção de um documentário histórico elaborado a partir da investigação de fontes documentais no acervo do Arquivo Municipal Tarcísio Taborda e da realização de entrevistas com personagens que tiveram papéis significativos nesse processo histórico. O documentário foi lançado em 19 de dezembro de 2025 e encontra-se disponível no canal do YouTube do Grupo Phera, constituindo-se como um importante instrumento de difusão e preservação da memória institucional. Em 2026 o projeto mantém sua continuidade com o desenvolvimento de novas ações voltadas ao fortalecimento da história da universidade, valorizando a memória coletiva e o vínculo construído com todos aqueles que integram e constroem, cotidianamente, a trajetória da Unipampa.
Assista ao documentário:
RDT – Repositório Digital Tatu
O que é o Repositório Digital Tatu (RDT)?
O Repositório Digital Tatu é fruto das iniciativas do projeto “As Políticas Públicas de Formação de Professores em impressos pedagógicos: O caso da Revista do Ensino do Rio Grande do Sul (1951-1978)”, que desde 2015 tem desenvolvido ações que permitiram a digitalização e disponibilização online de algumas edições da Revista do Ensino do Rio Grande do Sul.
A partir de 2018, situado no contexto do projeto “Educação, História e Políticas na região de abrangência da Universidade Federal do Pampa”, e como resultado dos esforços do Grupo de Pesquisa em História da Educação, Repositórios Digitais e Acervos Históricos (PHERA), a proposta foi ampliada com a disponibilização de versões digitais de outros acervos e a criação do Repositório Digital Tatu.
Assim, este repositório tem como objetivo inventariar fontes de pesquisa relacionadas à História da Educação, compondo um acervo digital acessível para outros pesquisadores, além de buscar auxiliar na preservação e divulgação destes materiais.










