UNIPAMPA aplica o Celpe-Bras

No último dia 18 de outubro, a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) aplicou o exame chamado Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). É uma prova coordenada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para avaliar a proficiência de estrangeiros em português, envolvendo as quatro habilidades linguísticas: fala, escuta, leitura e escrita.

A Unipampa é aplicadora do Celpe-Bras desde 2019. Neste ano, a equipe responsável, coordenada pela Profa. Dra. Clara Dornelles, englobou professoras e acadêmicas da Unipampa, além de egressas. A ação integrou participantes do Centro de Línguas do Pampa (CLIP), Idiomas sem Fronteiras (IsF) e Núcleo de Apoio à Aprendizagem Intercultural de Português como Língua Adicional e de Acolhimento (NAAIPLAA).

A Profa. Clara destaca que a prova tem importância na consolidação de políticas linguísticas de internacionalização da língua portuguesa, uma vez que, além de ser realizada por estudantes estrangeiros e imigrantes residentes no Brasil, é aplicada em diferentes países ao redor do mundo. Assim, a UNIPAMPA disponibiliza aos estrangeiros a oportunidade de certificação para fins acadêmicos, profissionais e de naturalização.

A participação no Celpe-Bras tem também caráter formativo, uma vez que mobiliza equipes aplicadoras para estudo e formação voltados para a avaliação de desempenho linguístico. As capacitações são realizadas pelo Cebraspe e seguem fundamentação teórico-prática pertinente à área de linguística aplicada.

Para saber mais:

Site oficial da Prova (abre nova página)

Acervo do Celpe-Bras (abre nova página)

Matéria sobre a Prova na Unipampa (abre nova página)

Foto da equipe do Celpe-Bras 2022
Equipe do Celpe-Bras 2022 (da esquerda para a direita): Nádia Chrispim, Maria do Socorro Farias Marques, Clara Dornelles, Maria Eduarda Motta dos Santos, Flávia Azambuja, Sara dos Santos Mota.

Foto das chefes de sala e aplicadoras da prova
Chefes de sala e aplicadoras da prova escrita (da esquerda para a direita): Maria Eduarda Motta dos Santos e Franciéli de Carvalho Ferreira.