MARIA CEZARINA CARDOSO

Fotos:  Acervo Centro de Documentação Clube 24 de Agosto.

No dia 12 de janeiro de 1937, nascia, na cidade de Jaguarão, Maria Cezarina Cardozo carinhosamente apelidada de Mocinha, primeira filha de Genesia Nobre Machado, e irmã de outros dezesseis. A vida de Mocinha foi dedicada, quase em sua totalidade, ao carnaval, paixão que ela dividia com os afazeres cotidianos, o carnaval de Jaguarão deve muito à persistência dessa mulher. Ela foi pioneira em muitas coisas dentro do carnaval e, mais precisamente, dentro da escola de samba Estrela D’alva, por ter idéias muito além do seu tempo, como por exemplo, o entendimento da posição da mulher como ponto de concentração de comando e a preocupação de que a mulher fosse respeitada dentro da escola.

Sendo então Maria Cezarina Cardozo, mais conhecida como Mocinha, uma mulher que muito fez pela história do carnaval da cidade de Jaguarão, que quebrou paradigmas, mostrou resistência e a construção de uma cidadania através da cultura, a figura escolhida para nomear o Núcleo de Estudos Afro Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Pampa campus Jaguarão, o nosso NEABI MOCINHA. Um espaço de pontes de afeto, de aquilombamento, de estudos e construção acadêmica. Aberto para todas e todos, sejam alunos da Unipampa ou não, professores ou não, o NEABI MOCINHA busca contribuir com a luta antirracista através do ensino, da pesquisa e extensão.

O Núcleo integra o Consórcio Nacional de NEABS da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), assim como integra o Fórum de NEABIS da Unipampa. O NEABI mocinha ainda é, junto a ABPN organizadora do IV COPENE SUL que aconteceu em 2019 em Jaguarão.

TEXTO: Rodrigo Francisco
Fonte: LAKMAN, Rodrigo Lages. “MOCINHA, UM ÍCONE DE RESISTÊNCIA NO CARNAVAL JAGUARENSE: UMA LEITURA DO CONTEXTO DA SOCIEDADE RECREATIVA BENEFICIENTE ESTRELA D’ALVA”. 2017. 42 f. Monografia (Graduação) – Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo. Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Jaguarão – Rio Grande do Sul.