RAINHAS NEGRAS DO CLUBE SOCIAL NEGRO 24 DE AGOSTO

2023

PROJETO DE PESQUISA CLUBES SOCIAIS NEGROS DO BRASIL-URUGUAI E NEABI MOCINHA PARTICIPAM DA 49ª FEIRA DO LIVRO DA FURG – ESCRITAS, PRESENÇAS E EXISTÊNCIAS NEGRAS

Na noite de quarta-feira (17/05/23), o Grupo de Pesquisa Clubes Sociais Negros do Brasil- Uruguai e o NEABI MOCINHA participaram da 49ª Feira do Livro da FURG, à convite da Profa Cassiane de Freitas Paixão para debater sobre o tema o tema “Clubes Negros, Presenças e Memórias do RS”.

A atividade aconteceu no Espaço Conversa, com precioso diálogo entre o público que acorreu ao evento, a Profª Giane Vargas, que apresentou o site www.clubessociaisnegros.com, a antiga sócia do Clube Braço é Braço de Rio Grande, Carmen Vera Gonçalves Costa, com suas memórias e vivências no interior daquela agremiação e Daniel Amaro, que trouxe para a centralidade o Clube Cultural Fica Ahí Pra Ir Dizendo, da cidade de Pelotas.

A Feira do Livro da FURG acontece na praia do Cassino, na cidade de Rio Grande, entre os dias 17 e 28 de Maio de 2023, tendo em sua programação a exposição itinerante “Rainhas Negras do Clube 24 de Agosto”.

O PROJETO DE PESQUISA RAINHAS NEGRAS DO CLUBE 24 DE AGOSTO: NOVAS ETAPAS E CONTINUIDADE DAS INVESTIGAÇÕES

No dia 26/01/23 foi aprovado na Unipampa a continuidade do PROJETO DE PESQUISA RAINHAS NEGRAS DO CLUBE 24 DE AGOSTO, agora binacional, com pesquisas também no Uruguai.

O projeto tem como objetivo registrar, investigar e divulgar as trajetórias, experiências e vivências de mulheres negras que conquistaram titulos em certames de beleza em três Clubes Sociais Negros: o CLUBE 24 DE AGOSTO, de Jaguarão, a SOCIEDADE FLORESTA AURORA, localizada em Porto Alegre e o CENTRO CENTRO URUGUAIO DE MELO, na cidade de Melo, em Cerro Largo, no Uruguai.

A imagem que apresentamos é de EUGÊNIA CARDOSO SILVEIRA, uma Rainha Afrouruguaia no Brasil e primeira soberana do Clube 24 de Agosto de Jaguarão-RS, em 1922.

2022

Roda de Conversa 25 de Julho:Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americano e Caribenha e Dia Nacional da Tereza de Benguela

Na tarde do dia 25 de Julho de 2022, às 17h, na Galeria Intercultural Magliani aconteceu a Roda de Conversa intitulada “Vidas de Mulheres Negras Importam: Emancipação, Saberes e Protagonismo”.
A Galeria Intercultural Magliani foi o lugar escolhido para a realização do evento que contou na sua abertura com a Exposição Itinerante Rainhas Negras do Clube 24 de Agosto. As Soberanas Marlete Barbosa, do Clube 24 de Agosto e Rosa Maria, do Clube Suburbanos prestigiaram o evento e compartilharam parte de suas histórias.
O evento contou com um número significativo de mulheres negras jaguarenses, além da presença da Diretora da ADAFI, Profa Dra Marta Iris Camargo Messias e o Reitor da Universidade Federal do Pampa, Prof. Dr. Roberlaine Ribeiro Jorge e os Pró-reitores.

 

25 de Julho – Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia Nacional da Tereza de Benguela.
Aconteceu a Roda de Conversa Vidas de Mulheres Negras Importam: Saberes, Protagonismos e Emancipação!
Exposição das Rainhas Negras do Clube 24 de Agosto na Galeria Intercultural Magliani – Universidade Federal do Pampa Campus Jaguarão/RS.

2021

Hoje a XIII Semana da Consciência Negra de Jaguarão “Somos as folhas dos baobás: olhar o futuro e reconhecer o passado” deu início a exposição itinerante Rainhas Negras do Clube 24 de Agosto nas escolas do município. A exposição é fruto do Projeto de Pesquisa Rainhas Negras do Clube 24 de Agosto do NEABI-Mocinha sob coordenação da Professora Doutora Giane da Silva Vargas. A exposição ao longo de duas semanas vai transitar pelas escolas estaduais e municipais da cidade de Jaguarão.

Agradecemos a todos os colaboradores que vêm somando ao longo dos anos e em especial à Câmara de Vereadores de Jaguarão pelo recurso para a execução desta edição do nosso evento, reconhecendo a sua importância para a cidade de Jaguarão.

Desejamos a todes um excelente evento! Acompanhem a nossa programação na página do facebook Semana da Consciência Negra de Jaguarão/RS.

Em breve uma nova exposição virtual!
No mês em que celebraremos os 103 anos do centenário Clube Social Negro 24 de Agosto, estará disponível entre 18 de Agosto e 18 de setembro a exposição “Rainhas Negras do Clube 24 de Agosto”. As pesquisas e curadoria destas peças foram coordenadas pela Professora Doutora Giane Vargas, e estas fotografias exclusivas encontram-se no acervo do Centro de Documentação do Clube 24 de Agosto. Além de imagens históricas de mulheres negras coroadas Rainhas pelo Clube 24 de Agosto, que são repletas de memórias afetivas, encontraremos trechos das entrevistas realizadas com cada uma delas.
Representando as mulheres negras que conquistaram títulos em certames de beleza promovidos pelo Clube Social Negro 24 de Agosto, apresentamos em nosso card de divulgação, a Rainha de 1959, Eva da Silva, que vocês poderão conhecer um pouco mais de sua trajetória na exposição virtual.
Este material foi cuidadosamente selecionado para esta exposição, que ficará disponível no site www.gimdigital.com e no https://neabimocinhacampus.wixsite.com/rainhasnegrasclube24

2020

102 ANOS DE UM CLUBE SOCIAL NEGRO E UMA EXPOSIÇÃO VIRTUAL DE 12 RAINHAS

Nesse mês, o Clube Social Negro 24 de Agosto celebra 102 anos de existência e resistência na fronteira Brasil – Uruguai. São 102 anos de um grande exemplo de aquilombamento, de respeito a ancestralidade e de uma negritude vista como potência.

Para comemorar mais um ano de vida deste espaço físico e sentimental, lançamos hoje, em modo virtual, a exposição “Rainhas Negras do Clube 24 de Agosto” que já havia sido lançada na “XI Semana da Consciência Negra de Jaguarão” em 2019 na Galeria Intercultural Magliani – GIM. Queremos com esta exposição parabenizar o Clube 24 de Agosto e trazer para centralidade algumas narrativas de mulheres negras que compuseram e ainda compõe a sociedade jaguarense e do clube 24. É importante ressaltar a importância do Clube Social Negro 24 de Agosto para a construção de identidades negras positivas, de fomento e participação na cultura carnavalesca de fronteira.

O Clube 24 é um PATRIMÔNIO, não só em nossos corações, mas um patrimônio para o estado do Rio Grande do Sul reconhecido em 2012 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE), que no seu Processo de tombamento (nº 2627-1100/11-0) evidencia  “um espaço de memória da cultura afro-brasileira no Rio Grande do Sul”.  Cabe a nós, do Núcleo de Estudo Afro-brasileiros e Indígenas Maria Cezarina Cardozo (NEABI Mocinha), ressaltar todos os anos que virão e exaltar toda esta história e todas estas mulheres que são verdadeiras rainhas em todas as suas especificidades de ser mulher na sociedade de Jaguarão. Um grande viva ao Clube Social Negro 24 de Agosto! Um grande viva a todas as mulheres negras rainhas deste Clube! Um grande e caloroso abraço a todas e todos que compõe a diretoria, que frequentam e que lutam por este Patrimônio!

Feliz Aniversário, Clube 24 de Agosto!

Por Rodrigo Francisco

ACESSE A EXPOSIÇÃO: https://neabimocinhacampus.wixsite.com/rainhasnegrasclube24

REFERÊNCIA: AL-ALAM, Caiuá Cardoso; ESCOBAR, Giane Vargas; MUNARETTO, Sara Teixiera. Clube 24 de Agosto – 100 anos de resistência de um clube social negro na fronteira Brasil-Uruguai. Porto Alegre: Ilú, 2018. 199 p.