Desde 2017, ano em que o NEABI Mocinha inicia sua atividades, nos juntamos a outros grupos e coletivos para realizar a Semana da Consciência Negra de Jaguarão (SCN). Este ano, mesmo que pandêmico, não seria diferente. Este ano, trazemos como tema: “Em tempos de isolamento e pandemia, negras e negros em movimento fazem magia!”. Magia negra feita por mãos negras. Positiva, solar, feminina, afetuosa, resistente e inquebrável. Formas criativas de mostrar as nossas potencialidades, de empreender, de filmar e visibilizar as nossas narrativas.
Entendam por MAGIA, tecnologia, estratégias, articulações, táticas e poder. Somos filhas e filhos de reis e rainhas do Continente Africano, as nossas e os nossos ancestrais andam conosco, lado a lado. Nossos passos vem de longe e iremos mais longe ainda.
E ontem tivemos a atividade de abertura da XII Semana da Consciência Negra, primeira troca de magias negras.
O “Encontro aberto do grupo de estudos do Projeto de Pesquisa Clubes Sociais Negros do Brasil/Uruguai” realizado via google meet, onde se propunha discutir e estudar Territórios Negros e a Educação para Relações Étnico Raciais através das obras de Irene Santos e Daniele Vieira Machado, que inclusive esteve presente, foi um sucesso. Pessoas de diversas regiões do Brasil estiveram presentes e em momentos emocionantes, onde podemos dizer que aconteceu magia.
A XII Semana da Consciência Negra irá acontecer até o dia 27 de Novembro, este ano, excepcionalmente para não ocorrer sobrecargas, dividimos as atividades em dois momentos. Abaixo compartilhamos a programação até o dia 21/11 (sábado).
Contamos com a presença de todas, todes e todos da comunidade acadêmica.
Acompanhe nossas redes sociais e os nossos canais de comunicação: https://linktr.ee/NEABIMocinha