2022
Convidamos a todos (as) estudantes para participar do Projeto de Extensão CINEGUIM. Os encontros acontecerão mensalmente, às terças-feiras, 17H.
CiNEGUIM apresenta:
“As experiências de afeto no Cinema Negro Feminino”
O segundo encontro do ano do grupo de estudos do projeto de extensão CiNEGUIM compartilha com as/os integrantes e inscritas/os aspectos das experiências de afeto no cinema realizado mulheres negras. Neste encontro a realizar-se no dia 08/03 (terça-feira) às 17h, conta com ilustre palestrante, a Professora e Documentarista Edileuza Penha de Souza.
Profª Drª Edileuza Penha de Souza é:
Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB, 2013), mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB, 2005), graduada em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 1994). Desde 2006 desenvolve pesquisas na área de cinema, com ênfase no Cinema Negro no Brasil. Trabalha com Educação atuando nos temas: Educação Escolar Quilombolas, Arte e cinema africano e diaspórico, Cinema e cineastas negras, Educação das relações étnico-raciais, formação de professores, Lei 10.639/2003.
Para estar conosco e mediar esta discussão convidamos a Profª Drª Ceiça Ferreira:
Professora e pesquisadora do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). Desenvolve atividades de ensino, pesquisa, curadoria e extensão nas áreas de comunicação e cultura, raça, gênero e sexualidade no cinema e no audiovisual.
Estão todos convidados para estarem conosco!
CiNEGUIM é um projeto de extensão do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da UNIPAMPA campus Jaguarão (NEABI MOCINHA) que busca intersecsionalmente discutir e difundir os cinemas negros das américas, através do grupo de estudos, oficinas, publicações e outros meios de mídias.
Desta forma, o diálogo com iniciativas de difusão do audiovisual, racializados ou não, se fazem de suma importância para as experiências futuras do nosso projeto. Com isso, nada mais justo que olharmos para a nossa própria instituição e trazermos os projetos que se inserem nas nossas temáticas, buscando identificar pontos que nos serviam para a nossa sustentabilidade. Para isso convidamos o Projeto de Extensão Mostra de Cinema UNIPAMPA para compartilhar conosco a fala:
“EXPERIÊNCIA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA A CULTURA E A FORMAÇÃO CIDADÃ: O PROJETO MOSTRA DE CINEMA DA UNIPAMPA”
As/os articuladoras/os desta fala serão a coordenadora do projeto, a Profª. Drª Elisa Lübeck e o bolsista do projeto Igor Rios.
A Profª. Elisa Lübeck, coordenadora do projeto, possui graduação em Comunicação Social Habilitação Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), Graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Franciscana (1998), Mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (2004) e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (2016). Foi membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UNIPAMPA e coordenadora substituta do Curso de Relações Públicas. Atualmente, é Professora Adjunta do Curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Pampa.
O discente e bolsista do projeto, Igor Rios, é estudante de graduação do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Pampa, campus São Borja. Possui experiência com o audiovisual, em contato com marcas como Adidas, Flamengo e Moleca. Hoje atua como estagiário de comunicação e marketing na Associação Brasileira de Transportadores Internacionais – ABTI.
Estão todes convidades para este encontro a ser realizado no dia 08 de Fevereiro às 18h através do google meet. Link para inscrições na bio.
2021
Ontem, 01 de fevereiro, estiveram reunidos as/os integrantes do grupo de estudos do Projeto de Extensão CiNEGUIM. Na ocasião, foi dada as boas vindas aos novos rostos e apresentado o plano de atividades do semestre.
Este semestre inicia o ciclo de encontros e publicações quinzenais com temáticas que cercam os cinemas negros. Fiquem atentos às próximas publicações e compartilhem sempre que possível.
Ontem, 20.07.2021, foi dado início ao Grupo de Estudos do Projeto de Extensão CiNEGUIM. Na ocasião, foi dada as boas vindas as/os inscritas/os, onde ouvimos suas apresentações, bem como apresentamos detalhadamente o projeto para as/os mesmas/os. Para iniciar os trabalhos do projeto, tomamos o 25 de Julho (Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela) como força motriz para a curadoria dos primeiros filmes curta-metragens discutidos no grupo, sendo eles “O dia de Jerusa” da roteirista e diretora Viviane Ferreira e “Mulheres de Barro” da documentarista Edileuza Penha de Souza. Para articular as discussões, recebemos a Produtora Cultural Pamela Cristina, que nos apresentou alguns aspectos fílmicos encontrados nas obras, bem como compartilhou seus conhecimentos acerca das produções cinematográficas negras e femininas.
Agradecemos a presença de todes e esperamos com felicidade o próximo encontro no mês que vem. Fique ligado nas nossas páginas, pois as novidades do CiNEGUIM não param!
#CiNEGUIM #MulheresNegrasNoAudiovisual #OliveiraSilveira #Neguim #CinemaNegro
Guiados pelo dia 25 de Julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha e Dia Nacional de Tereza de Benguela, o grupo de estudos CiNEGUIM inicia seus trabalhos debatendo os filmes das cineastas Viviane Ferreria e Edileuza Penha de Souza.
As inscrições para o Grupo de Estudos do CiNEGUIM estão encerradas! Mas em breve abriremos novamente, fica de olho nas páginas do NEABI MOCINHA.
Aos inscritos/as, em breve entraremos em contato com maiores informações.
O Projeto de Extensão Universitária “CiNEGUIM” da Universidade Federal do Pampa, campus Jaguarão está no ar!
O projeto idealizado pela Profª Drª Giane Vargas e o discente Rodrigo Francisco, nasceu com o nome “Tela Preta” no início da pandemia da Covid-19 no ano de 2020, com o intuito de divulgar filmes do Cinema Negro das Américas no perfil do NEABI MOCINHA, afim de manter as redes sociais do Núcleo ativas. No entanto, ao nos depararmos com outros projetos de mesmo nome, bem como analisando a profundidade do que queríamos provocar em quem acompanha as redes sociais do NEABI MOCINHA, entendemos que apenas divulgar nas redes sociais não dava conta de tudo o que queríamos e para isso pensamos um novo nome, uma nova cara e alguns objetivos a mais para o projeto.
CiNEGUIM é a aglutinação das palavras cinema e “neguim”. Neguim já sendo um neologismo, apropriado pelo Poeta da Consciência Negra Oliviera Silveira, em seu poema “Cabelos que Negros” (DANTAS, 2006, p.76), junta-se a palavra cinema para nomear este projeto que busca compartilhar, pesquisar e refletir o cinema negro das américas. CiNEGUIM é o nome daquilo que representa o que queremos mostrar, que é “cabelo puro que dizem que é duro” nas telas do audiovisual afro diaspórico, para sermos como nas palavras do já citado poeta, “mais neguim”.
AMANHÃ INSCRIÇÕES ABERTAS!
2020
Tá afim de assistir um filme agora de noite? Que tal um bem bonito, sutil e dirigido e protagonizado por mulheres pretas?
“O dia de Jerusa” é a nossa indicação de tela preta da semana. Desse curta que nasceu o longa metragem “um dia com Jerusa”.
Assista e comenta aqui com a gente o que achou.
*FILME DISPONÍVEL GRATUITAMENTE NO YOUTUBE
[TELA PRETA] – passe para o lado.
O dia está pedindo um filme e nós iremos cumprir com o que falamos.
Nossa primeira indicação é o curta metragem do diretor e roteirista @gabitomartins , produzido pela produtora @filmesdeplastico, “Rapsódia para o homem negro”. Neste filme você verá referências da cultura e religiosidade afro-brasileira, além de poder observar outras masculinidades negras que não as que estamos ainda habituados a ver no cinema (branco) brasileiro. Odé, personagem principal, é um guerreiro que com a sabedoria de seus ancestrais, destrói a engrenagem branca que estrutura a gentrificação urbana. Assista e comente o que achou. O filme está disponível gratuitamente no site da Filmes de Plástico.
Obs: observe as subjetividades.