2021
“Ao politizar a raça, o Movimento Negro desvela a sua construção no contexto das relações de poder, rompendo com visões distorcidas, negativas e naturalizadas sobre os negros, sua história, cultura, práticas e conhecimentos;” (GOMES, 2017, p.22)
No dia 13 de dezembro de 2021 encerrou-se a primeira edição do Projeto de Ensino Educação para as Relações Étnico-Raciais: noções básicas, estratégias e desafios com a palestra intitulada “Clubes Sociais Negros e os acervos antirracistas: uma agenda de possibilidade no Ensino, na Pesquisa e na Extensão, que foi ministrada pela Profa. Dra. Giane Vargas, Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa e também coordenadora do NEABI-Mocinha. O projeto foi uma parceria entre o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas- Maria Cezarina Cardozo (NEABI-Mocinha) e o Programa de Educação Tutorial- Produção e Política Cultural (PET-PPC).
A Formação ERER realizou sete encontros virtuais de abril a dezembro de 2021. Participaram dos encontros os grupos PET-PPC, PET-Letras, PIBID-História, NEABI-Mocinha (Campus Jaguarão), Coletivo Atinúké, PIBID- Ciências Humanas (Campus São Borja) e representantes dos outros nove NEABI’s da Unipampa e também da ADAFI.
Os encontros intitulados de Movimento Educador inspirado na obra da intelectual brasileira Nilma Lino Gomes foram ministrados e mediados exclusivamente por intelectuais negros e negras, sendo eles: Prof. Dr. Delton Filipe, Iliriana Rodrigues mestranda em Cultura e Territorialidades pela UFF, Prof. Dra. Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, Thuila Farias Ferreira doutoranda em Estudos Étnicos e Africanos pela UFBA, Nina Fola doutoranda em Sociologia pela UFRGS e Shirlei Pereira Rosa mestranda em Antropologia pela UFPEL.
Os encontros buscaram trazer estratégias didáticas para o ensino da história e cultura afro-brasileira, bem como refletir sobre o racismo estrutural que impossibilita o efetivo cumprimento da Lei 10.639/2003 nas escolas públicas brasileiras. Em média 60 pessoas estiveram participantes ativas em cada um dos encontros.
A organização do projeto deverá agora entrar em recesso e no início de 2022 realizará reuniões de avaliação e planejamento dos próximos passos do projeto, como a utilização do material gerado nos encontros e o material gráfico a ser produzido.
Agradecemos a todos os grupos que somaram neste projeto e especialmente à equipe realizadora! Desejamos boas festas e um excelente início de ano!
Dia 13.12.2021 segunda-feira, teremos nosso último encontro da primeira edição do Projeto de Ensino: Educação para as Relações Étnico-Raciais: noções básicas, estratégias e desafios. O Movimento Educador 7 contará com a presença da Profa. Dra. Giane Vargas, Atinúké, professora adjunta da Universidade Federal do Pampa dos cursos de Licenciatura em História e do Bacharelado em Produção e Política Cultural e Coordenadora do Neabi-Mocinha e especialista na história dos Clubes Sociais Negros do RS. A convidada traz como tema da palestra “Clubes Sociais Negros e os acervos antirracistas: uma agenda de possibilidades no Ensino, Pesquisa e Extensão”. A mediação ficará por conta da Licencianda em História,
Bolsista do Pibid-História e integrante do Neabi-Mocinha, Ariane Andrade.
Este evento tem como público alvo os grupos PET-PPC, PET- Letras, PIBID de História (Jaguarão), PIBID de Ciências Humanas (Campus São Borja) e NEABI’s UNIPAMPA.
No dia 11 de outubro de 2021 tivemos o encontro do Movimento Educador 6, com a Quilombola Shirlei Pereira Rosa, mestranda em Antropologia pela Universidade Federal de Pelotas, historiadora e produtora cultural. A mediação ficou por conta da mestranda em Antropologia pela UFPEL, produtora cultural e integrante do Neabi-Mocinha, Êmily Edwards. Foi um rico encontro para refletirmos sobre as possibilidades de uma educação para a Educação Escolar Quilombola: Uma política para o bem viver.
“A compreensão dos saberes produzidos, articulados e sitematizados pelo Movimento Negro tem a capacidade de subverter a teoria educacional, construir a pedagogia das ausências e das emergencias, repenar a escola, descolonizar os curriculos. Ela poderá nos levar ao necessário movimento de descolonização do conhecimento.” (GOMES, 2005, p. 139)
Dia 11.10.2021 segunda-feira, teremos mais um encontro do Projeto de Ensino: Educação para as Relações Étnico-Raciais: noções básicas, estratégias e desafios. O Movimento Educador 6 contará com a presença da Quilombola Shirlei Pereira Rosa, mestranda em Antropologia pela Universidade Federal de Pelotas, historiadora e produtora cultural. A convidada traz como tema da palestra “Educação Escolar Quilombola: Uma política para o bem viver”. A mediação ficará por conta da mestranda em Antropologia pela UFPEL, produtora cultural e integrante do Neabi-Mocinha, Êmily Edwards.
Este evento tem como público alvo os grupos PET-PPC, PET- Letras, PIBID de História (Jaguarão), PIBID de Ciências Humanas (Campus São Borja) e NEABI’s UNIPAMPA.
No dia 6 de setembro de 2021 tivemos o encontro do Movimento Educador 5, com a Doutoranda em Sociologia pela UFRGS Atinúké, Nina Fola. A mediação ficou por conta da discente do curso de bacharelado em Produção e Política Cultural, bolsista do @pet.ppc e integrante do Neabi-Mocinha, Athemis Fonseca. Foi um rico encontro para refletirmos sobre as possibilidades de uma educação para as relações étnico-raciais sob a perspectiva dos valores civilizatórios dos povos de terreiro. As referências indicadas pela nossa convidada se encontram na bio deste ig.
“Se reconhecemos que o trato pedagógico de diversidade é um direito de do cidadão pertencente a qualquer grupo étnico-racial e um interesse dos educadores, que têm compromisso com a extensão da cidadania e democracia, pergunto: que movimento temos feito em direção um trabalho pedagógico com a questão racial? Para se realizar mudanças é preciso que haja movimento.” (GOMES, 2005, p.152)
Dia 6.09.2021 próxima segunda-feira, teremos mais um encontro do Projeto de Ensino: Educação para as Relações Étnico-Raciais: noções básicas, estratégias e desafios. O Movimento Educador 5 contará com a presença da Atinùké Nina Fola, doutoranda em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, produtora cultural, cantora, compositora e percurssionista da Banda Afroentes. A convidada traz como tema da palestra “Entender o racismo religioso para contribuir nas práticas para a educação para as relações étnico-raciais”. A mediação ficará por conta da graduanda em Produção e Política Cultural pela Universidade Federal do Pampa, bolsista do PET-PPC e integrante do NEABI-Mocinha, Athemis Fonseca.
Este evento tem como público alvo os grupos PET-PPC, PET- Letras, PIBID de História (Jaguarão), PIBID de Ciências Humanas (Campus São Borja) e NEABI’s UNIPAMPA.
No dia de ontem, 02.08.2021 tivemos o encontro do Movimento Educador 4 do Projeto de Ensino Educação para as Relações Étnico-Raciais: noções básicas, estratégias e desafios com a Doutoranda em Estudos Étnicos e Africanos pela UFBA, Thuila Farias Ferreira, com a temática Agência de Mulheres Africanas: movimento e pensamento. A mediação ficou por conta da integrante do Neabi-Mocinha, bolsista do PET-PPC e discente do curso de Bacharelado em Produção e Política Cultural da Universidade Federal do Pampa, Pamela Cristina.
“A vivência da raça faz parte dos processos regulatórios de transgressão, libertação e emancipação vividos pelos africanos e seus descendentes.” (GOMES, 2017, p.67)
Dia 26.07.2021, segunda-feira, teremos mais um encontro do Projeto de Ensino: Educação para as Relações Étnico-Raciais: noções básicas, estratégias e desafios. O Movimento Educador 4 contará com a presença da Atinùké Thuila Farias Ferreira, doutoranda em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia, que trará como temática “Agência de Mulheres Africanas: movimento e pensamento”. A mediação ficará por conta da graduanda em Produção e Política Cultural pela Universidade Federal do Pampa, bolsita do PET-PPC e integrante do NEABI-Mocinha, Pamela Cristina.
Este evento tem como público alvo os grupos PET-PPC, PET- Letras, PIBID de História (Jaguarão), PIBID de Ciências Humanas (Campus São Borja) e NEABI’s UNIPAMPA.
“E também foi e tem sido esse mesmo movimento social o principal protagonista para que as ações afirmativas se transformassem em questão social, política, acadêmica e jurídica em nossa sociedade, compreendidas como políticas de correção de desigualdades sociais desenvolvidas pelo Estado brasileiro.” (GOMES, 2017, p.18)
Dia 21.06.2021 próxima segunda-feira, teremos mais um encontro do Projeto de Ensino: Educação para as Relações Étnico-Raciais: noções básicas, estratégias e desafios. O Movimento Educador 3 contará com a presença da Profa. Dra. Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, importante pesquisadora e grande principal referência sobre os estudos das relações étnico-raciais, além de ser relatora da Lei 10.639/2003, que traz as diretrizes para o ensino de História e Cultura Afro-brasileira. A mediação ficará por conta da Profa. Dra. Giane Vargas, Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa, coordenadora do NEABI- Mocinha e do Projeto de Ensino Educação para as Relações Étnico-Raciais: noções básicas, estratégias e desafios. Idealizadora do grupo de estudos AFROnteiras Negras da Universidade Federal do Pampa e do grupo sobre o Pensamento de Mulheres Negras, Atinúké.
Este evento tem como público alvo os grupos PET-PPC, PET- Letras, PIBID de História (Jaguarão), PIBID de Ciências Humanas (Campus São Borja) e NEABI’s UNIPAMPA.
Dia 31/05/2021 tivemos nosso encontro do Movimento Educador 2, que contou com a presença da Mestranda em Cultura e Territorialidades (UFF), Iliriana Fontoura Rodrigues, onde ela nos apresentou sua linda e sensível pesquisa de mestrado. Foi um encontro bem emocionante. A mediação ficou por conta da Doutoranda em Teorias e Culturas em Educação (PUCRS) e membra do NEABI-Mocinha, Elida Rodrigues. As referências indicadas pela nossa convidada já se encontram no link no nosso perfil do instagram. Agradecemos a presença de todas e todos, até o próximo Movimento!!!
“Não há nenhuma “harmonia” e nem “quietude” e tampouco “passividade” quando encaramos, de fato, que as diferentes culturas e os sujeitos que as produzem devem ter o direito de dialogar e interferir na produção de novos projetos curriculares, educativos e de sociedade.”(GOMES, 2012, p.105)
“Seria interessante se pudéssemos construir experiências de formação em que os professores pudessem vivenciar, analisar e propor estratégias de intervenção que tenham a valorização da cultura negra e a eliminação de práticas racistas como foco principal. ”(GOMES,2005, p.151)
No dia 31.05.2021, teremos o segundo encontro do Projeto de Ensino: Educação para as Relações Étnico-Raciais: noções básicas, estratégias e desafios. Neste Movimento Educador contaremos com a presença da Mestranda em Cultura e Territorialidades (UFF) Iliriana Fontoura Rodrigues, discorrendo sobre o tema Acervos Fotográficos de Famílias Negras. A mediação ficará por conta de Elida Rodrigues, Doutoranda pela PUCRS em Teorias e Culturas em Educação, membra do NEABI- Mocinha e do grupo de estudos AFROnteiras Negras da Universidade Federal do Pampa.
Este evento é fechado para os grupos PET-PPC, PET- Letras, PIBID de História (Jaguarão), PIBID de Ciências Humanas (Campus São Borja) e NEABI’s UNIPAMPA.
NEABI-MOCINHA e PET-PPC INAUGURAM FORMAÇÃO DE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Ontem dia 19 de abril de 2021 deu-se início ao Projeto de Ensino Educação para as Relações Étnico-Raciais, uma parceria entre o PET-PPC e o NEABI-Mocinha, ambos do Campus Jaguarão. O Movimento Educador 1 contou com a presença do Prof. Dr. @ddeltonfelipe , da Universidade Estadual de Maringá- PR (UEM). O professor possui um vasto currículo com experiência nas temáticas Étnicas-Raciais. O projeto conta com os seguintes parceiros: PET-Letras, Pibid- História (Campus Jaguarão) e Pibid- Ciências Humanas (Campus São Borja) e o Curso de Gestão de Turismo (Campus Jaguarão). Este primeiro encontro iniciou-se às 17h com a apresentação do projeto e da sua identidade visual, com falas da Coordenadora do NEABI-Mocinha Profa. Dra. Giane Vargas , da Coordenadora Acadêmica do Campus Jaguarão Profa. Dra. Simone Alves, das bolsistas petianas, membras do NEABI-Mocinha e parte da equipe executora do projeto Amanda Caroline Alves Pereira e Athemis Nunes da Fonseca. A mediação do encontro ficou por conta do bolsista petiano, membro do NEABI-Mocinha e parte da equipe executora Rafael de Souza Freitas (Odara). O encontro contou com aproximadamente 80 participantes, entre esses os já citados acima, membros da ADAFI (Assessoria de Diversidade e Ações Afirmativas) e dos outros nove NEABI’s da Universidade Federal do Pampa, sendo os últimos: João Brás da Silva (Campus Alegrete); Oliveira Silveira (Campus Bagé); Antônio Sapateiro (Campus Dom Pedrito); Diva Rodrigues (Campus Itaqui); Mãe Fausta (Campus Uruguaiana) e ainda os dos Campi Caçapava do Sul, Santana do Livramento, São Borja e São Gabriel. Os participantes não pouparam elogios pela iniciativa e frisaram a necessidade de ampliação das discussões acerca das temáticas étnicas e raciais com professores, coordenadores e gestores de instituições socioeducacionais. O projeto conta com encontros mensais, iniciando no mês de abril e com finalização em dezembro de 2021. O projeto de ensino contempla não só discentes e docentes, mas também servidores e comunidade externa.
No dia 19.04.2021, daremos início ao Projeto de Ensino: Educação para as Relações Étnico-Raciais: noções básicas, estratégias e desafios que visa apresentar noções básicas de educação para as relações étnico-raciais para os grupos do Programa de Educação Tutorial (PET)- Produção e Política Cultural (PPC) e Letras Português/Espanhol, os grupos do PIBID de História (Jaguarão) e de Ciências Humanas (Campus São Borja). Neste primeiro encontro como convidado teremos a presença do Prof. Dr. Delton Felipe da Universidade Estadual de Maringá, discorrendo sobre o tema Educação para as relações étnicos-raciais: estratégias para o ensino de história e cultura afro- brasileira. A mediação ficará por conta de @raffaelodara , graduando no curso de Bacharelado em Produção e Política Cultural, membro do NEABI- Mocinha e bolsista do grupo pet-ppc na Universidade Federal do Pampa- Campus Jaguarão.
Este evento é fechado para os grupos @pet.ppc , @letraspet , PIBID de História (Jaguarão) e PIBID de Ciências Humanas (Campus São Borja).
O Projeto de Ensino Educação para as Relações Étnico-Raciais: noções básicas, estratégias e desafios criado durante a Pandemia de Covid-19 surge da inquietação das bolsistas do Programa de Educação Tutorial- Produção e Política Cultural (PET-PPC) e membras do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas- Maria Cezarina Cardozo (NEABI-Mocinha) Athemis Fonseca e Amanda Alves que identificaram a necessidade de aprofundar os estudos dessas temáticas em toda a Universidade Federal do Pampa. A ideia foi apresentada à coordenadora do NEABI- Mocinha, Profa. Dra. Giane Vargas e a partir daí deixou de ser uma ideia e passou a se tornar um projeto! As alianças foram firmadas e o projeto atenderá a 5 (cinco) grupos da Universidade Federal do Pampa nesta primeira edição: @pet-ppc, @letraspet, Pibid- História (Jaguarão), Pibid- Ciências Humanas (São Borja) e o próprio @neabimocinha. Os encontros ocorrerão uma vez por mês (abril-dez/2021) e contará com nomes de pesquisadores especialistas nos estudos de educação para as relações étnico-raciais e terá como atividade fim a produção de uma cartilha de orientações básicas para a educação das relações étnico-raciais.
Gostaríamos de apresentar a vocês a sua identidade visual.
A identidade visual foi construída a partir da sugestão das integrantes do @neabimocinha, Ariane Andrade e Caroline Belchior. Que pensaram em trazer os contadores de histórias africanos, conhecidos aqui como Griôs e o Adinkra dos povos Acãs que representa a ideia de “Aprender com o passado”.