TRABALHOS ACADEMICOS

2022

NEABI MOCINHA E AFRONTEIRAS NEGRAS UNIPAMPA PARTICIPAM DO V SEBRAMUS – SEMINÁRIO BRASILEIRO DE MUSEOLOGIA

Acontece de 7/12 a 10/12 o V SEBRAMUS – Seminário Brasileiro de Museologia na na Universidade Federal Rio Grande Sul/FABICO/UFRGS. As discentes e bolsistas Ariane Andrade e Pamela Cristina apresentarão o trabalho aprovado intitulado “Territórios Negros em Mapa: Inventário dos Pontos Negros da Memória de Jaguarão/RS”, sob a orientação da Professora Giane Vargas. Para saber mais é só acessar a programação: https://www.ufrgs.br/5sebramus/gt-16/

Projeto de Pesquisa Clubes Sociais Negros do Brasil-Uruguai da Unipampa Campus Jaguarão presente no

Seminário Internacional 150 anos Sociedade Floresta Aurora

Nos dias 27, 28, 29 e 30 de setembro de 2022, no Salão de Atos da UFRGS aconteceu o Seminário Internacional Clubes Sociais Negros: vivências, memórias, história e patrimônio, em celebração aos  150 anos da Sociedade Floresta Aurora. O evento contou com uma programação repleta de apresentações de trabalhos, mesas de discussões e conferências abertura e internacional, numa semana de muitos aprendizados sobre o Movimento Clubista.

A equipe de pesquisadores do Projeto de Pesquisa Clubes Sociais Negros  do Brasil Uruguai apresentou trabalhos em sessão de comunicação.:

Ariane Andrade – Os impactos da COVID -19 nos bailes do Clube Social Negro 24 de Agosto, Jaguarão/RS.

Pamela Cristina- 1° Roda de lembrança com as guardiãs da memória da Sociedade Protetora dos Desvalidos, Salvador BA.

Joana Prudencio – Clubes Sociais Negros do Estado de São Paulo: os impactos dos projetos de pesquisas e do 1° encontro nacional de clubes e sociedade Negra.

Catia Cilene- Clube Recreativo Harmonia: Pesquisa e tormento como possibilidade de continuidade, Caçapava do Sul/RS

No dia 27 de setembro de 2022 inicia a apresentação das Mesas de Comunicação no Seminário Internacional Clubes Sociais Negros: vivências, memórias, história e patrimônio 150 anos Sociedade Floresta Aurora, no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul ( UFGRS).

O evento conta com a participação das integrantes Projeto Clubes Sociais Negros do Brasil e Uruguai ( UNIPAMPA e UFRGS) e do NEABI MOCINHA na Mesa de Comunicação 3 ” ORGANIZAÇÕES SOCIAIS E ASSOCIATIVISMO NEGRO”.

A integrante do NEABI MOCINHA e Projeto Clubes Sociais Negros do Brasil e Uruguai Pamela Cristina, com a temática “Primeira roda de lembranças com as guardiãs da memória da Sociedade Protetora dos Desvalidos, Salvador, BA”.

A integrante do Projeto Clubes Sociais Negros do Brasil e Uruguai, Joana Prudêncio apresentou a temática “Clubes Sociais Negros do Estado de São Paulo: os impactos dos projetos de pesquisas e do 1º Encontro Nacional de Clubes e Sociedades Negras” . Coordenação:
ROBERTO SANTOS (Universidade Luterana do Brasil)

No dia 27 de setembro de 2022 inicia a apresentação deas Mesas de Comunicação no Seminário Internacional Clubes Sociais Negros: vivências, memórias, história e patrimônio 150 anos Sociedade Floresta Aurora, no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul ( UFGRS).

O evento conta com a participação das integrantes Projeto Clubes Sociais Negros do Brasil e Uruguai ( UNIPAMPA e UFRGS) e do NEABI MOCINHA na Mesa de Comunicação “CLUBISMO E SOCIABILIDADE NEGRA NO RIO GRANDE DO SUL”, cooordenada pelo Prof. Iosvaldyr Carvalho Bitencourt Junior.

Na sequência a pesquisadora Ariane Andrade apresentou o trabalho intitulado “Os impactos da COVID-19 nos Bailes do Clube Social Negro 24 de Agosto, Jaguarão/RS”.

O evento conta com a participação das integrantes Projeto Clubes Sociais Negros do Brasil e Uruguai ( UNIPAMPA e UFRGS) e do NEABI MOCINHA na Mesa de Comunicação “CLUBISMO E SOCIABILIDADE NEGRA NO RIO GRANDE DO SUL”, coordenado pelo Prof. Iosvaldyr Carvalho Bitencourt Junior.

A primeira apresentação da tarde de terça-feira foi intitulada “Clube Recreativo Harmonia: pesquisa e fomento como possibilidades de continuidade, Caçapava do Sul/RS” foi da pesquisadora Cátia Cilene M. Dutra.

Mesa de comunicação: (Instituto de Assessoria às Comunidades Remanescentes de Quilombo-RS; Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – IFRS, Campus de Osório).

2019

Apresentação de trabalho do discente de Produção e Política Cultural, bolsista PET-PPC e membro do NEABI- Mocinha, Rafael Freitas (Odara), no 11° SIEPE da Unipampa.

Apresentação de trabalho da estudante do Ensino Médio e do Técnico em Informática no IFSUL- Campus Jaguarão, bolsista CNPQ/Ensino Médio, Thawane Vieira Nobre Soares, no 11° SIEPE da Unipampa.

Apresentação de trabalho da discente de Licenciatura em História, bolsista FAPERGS e membro do NEABI- Mocinha, Andressa Alves, no 11° SIEPE da Unipampa.

Apresentação de trabalho da discente de Licenciatura em Letras- Português/Espanhol, voluntária do Projeto Rainhas Negras e membro do NEABI- Mocinha, Fernanda Vitória Nunes, no 11° SIEPE da Unipampa.

Apresentação de trabalho da discente de Produção e Política Cultural, bolsista CNPQ/Ações Afirmativas e membro do NEABI- Mocinha, Caroline Maria dos Santos Souza, no 11° SIEPE da Unipampa.

Apresentação de trabalho do discente de Licenciatura em História, bolsista FAPERGS e membro do NEABI- Mocinha, Vinicius Sabino, no 11° SIEPE da Unipampa.

Apresentação de trabalho do discente de Licenciatura em História, bolsista PDA e membro do NEABI- Mocinha, Robson Silva, no 11° SIEPE da Unipampa.

Apresentação de trabalho do discente de Produção e Política Cultural, bolsista do PET-PPC, ex bolsista PDA e membro do NEABI- Mocinha, Rodrigo Francisco, no 11° SIEPE da Unipampa.

Apresentação de trabalho da mestranda em Memória Social e Patrimônio Material da UFPEL e membro do NEABI- Mocinha, Shirlei Rosa, no 11° SIEPE da Unipampa.