Participação do NEABI MOCINHA e Projeto de Pesquisa Clubes Sociais Negros do Brasil e Uruguai no Clube Recreativa Harmonia – Caçapava do Sul/RS
Nos dias 18/06 e 19/06 o Neabi Mocinha e o Projeto de Pesquisa Clubes Sociais Negros do Brasil e Uruguai estiveram presentes no Clube Recreativo Harmonia, Caçapava do Sul a convite da Presidenta Cátia Cilene Moraes Dutra. A Coordenadora do Neabi Mocinha, Profa. Dra. Giane Vargas ministrou no primeiro dia (18/06/23), a oficina sobre Noções básicas de preservação de acervos antirracistas dos Clubes Sociais Negros e, no segundo dia (19/06/23), abordou sobre o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e a importância do patrimônio material e imaterial dos Clubes Sociais Negros (Lei 10.63903 e 11.645/08).
#REPOSTCatiaCileneClubeHarmonia
O projeto Harmonia “Memórias cruzadas & Histórias Vividas”, promove um Clube Social Negro, o Clube Recreativo Harmonia, mapeado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) esse ano completou 51 anos, esse clube é um território erguido por mãos negras, personifica a influência africana e afro- brasileira na formação da identidade cultura local, é um espaço importante para a população negra, mas é um patrimônio cultural de toda a comunidade , por isso as memórias se cruzam entrelaçando saberes e fazeres, por isso o projeto trata de histórias vividas, por que o Clube representa uma composição perfeita de ações que trazem toda uma ancestralidade e a potência que são esses espaços étnicos. O projeto visa a promoção do patrimônio cultural, a partir do registro das memórias, trazendo histórias, personagens, fotografias, organização e salvaguarda do acervo e documentos. Estaremos recebendo uma Professora Dra. Giane Vargas.
Estamos com esse trabalho formando uma grande rede de colaboradores! A proposta vem com duas atividades gratuitas e abertas a participação da comunidade.
Edital SEDAC nº 07/2021
Edital de Concurso FAC Patrimônio
SEDAC- RS
PROJETO DE PESQUISA CLUBES SOCIAIS NEGROS DO BRASIL-URUGUAI E NEABI MOCINHA PARTICIPAM DA 49ª FEIRA DO LIVRO DA FURG – ESCRITAS, PRESENÇAS E EXISTÊNCIAS NEGRAS
Na noite de quarta-feira (17/05/23), o Grupo de Pesquisa Clubes Sociais Negros do Brasil- Uruguai e o NEABI MOCINHA participaram da 49ª Feira do Livro da FURG, à convite da Profa Cassiane de Freitas Paixão para debater sobre o tema o tema “Clubes Negros, Presenças e Memórias do RS”.
A atividade aconteceu no Espaço Conversa, com precioso diálogo entre o público que acorreu ao evento, a Profª Giane Vargas, que apresentou o site www.clubessociaisnegros.com, a antiga sócia do Clube Braço é Braço de Rio Grande, Carmen Vera Gonçalves Costa, com suas memórias e vivências no interior daquela agremiação e Daniel Amaro, que trouxe para a centralidade o Clube Cultural Fica Ahí Pra Ir Dizendo, da cidade de Pelotas.
A Feira do Livro da FURG acontece na praia do Cassino, na cidade de Rio Grande, entre os dias 17 e 28 de Maio de 2023, tendo em sua programação a exposição itinerante “Rainhas Negras do Clube 24 de Agosto”.
ENCERRANDO CICLOS E PROJETOS
Nós, do Projeto de Pesquisa Clubes Sociais Negros do Brasil e Uruguai agradecemos a Diretoria do Clube 24 Agosto, especialmente ao Presidente Senhor Neir Madruga Crespo por todo apoio e parcerias nos Projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão realizados com a Unipampa. Foi um longo caminho percorrido de aprendizagem e experiências.
Daqui a pouco, teremos a nossa primeira reunião do semestre 2023.1 ✊🏾
O Grupo de Pesquisa Clubes Sociais Negros do Brasil e Uruguai, vem através desta nota lamentar pelo falecimento do nosso amigo Lisandro Laércio Paim, liderança do Movimento Clubista. Nossos sentimentos a toda família, em especial, a sua esposa Cristiane Gomes, o filho Otávio Paim e ao Clube Social Negro Seis de Maio de Gravataí/RS.
Agenda 2023 do Projeto de Pesquisa Clubes Sociais Negros do Brasil e Uruguai.
➡️Encontros acontecerão mensalmente, terças-feiras, 19h.
➡️Para saber mais: clubessociaisnegrosdobrasil.uy@gmail.com
PRIMEIRA RODA DE LEMBRANÇAS DOS CLUBES SOCIAIS NEGROS DO FÓRUM DE NEABI’S UNIPAMPA
Aconteceu na noite de sexta-feira, 24 de março, a primeira Roda de Lembrança dos Clubes Sociais Negros do Fórum de NEABI’S Unipampa. Evento virtual organizado pelo Clube 24 de Agosto, NEABI MOCINHA, ADAFI, Projeto de Pesquisa Clubes Sociais Negros do Brasil e Uruguai, contou com diferentes representantes do Movimento Clubista e Coordenadores de NEABI’S. Agradecemos a todos/as/es que estiveram presentes compartilhando vivências a partir de suas vivências nos Clubes Sociais Negros, lugares de memória e resistência da população negra do RS.
O Clube 24 de Agosto, o Neabi Mocinha e o Projeto Clubes Sociais Negros – Brasil e Uruguai tem a honra de convidá-las/os para: Primeira Roda de Lembranças dos Clubes Sociais Negros do Fórum de NEABI’S da UNIPAMPA.
Público Alvo:
1. Coordenadores/as e Coordenadores/as Adjuntos de NEABI’s UNIPAMPA.
2. Presidentas/es de Clubes Sociais Negros do Rio Grande do Sul.
Este projeto está sendo realizado com recursos do PRÓ-Cultura/RS/FAC- Fundo de Apoio à Cultura, do Estado do Rio Grande do Sul.
➡️Link para as inscrições (disponível na bio):https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfUDTz196B0F2tq4SqVv1W_6ZVWtsjAZny0lV5xyZTCAr3jqQ/viewform
Repost by @neabimocinha
———
Universidade Federal do Pampa – Campus Jaguarão-RS
Universidade Pública de qualidade ✊🏾
📍Localizada no extremo sul com fronteira Uruguai.
📍Editais abertos para o 1° semestre de 2023.1 para saber mais : https://unipampa.edu.br/jaguarao/
📍 Disponível o Restaurante Universitário e a Casa do Estudante.
O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas NEABI MOCINHA está de portas abertas para acolher todxs estudantes Pretos, Pardos, Indígenas e Quilombolas e pessoas não negras que desejam contribuir para uma luta antirracista.
Localizado no Acadêmico 2 – sala 106 de Segunda a sexta. ✊🏾
20/01/23, sexta-feira, às 19h. Acontecerá a nossa reunião mensal pela a plataforma Google Meet.
📍Para mais informações: clubessociaisnegrosdobrasil.uy@gmail.com
PARABÉNS, SOCIEDADE FLORESTA AURORA, O CLUBE SOCIAL NEGRO MAIS ANTIGO DO BRASIL!
Nós, pesquisadoras/es do Projeto de Pesquisa Clubes Sociais Negros do Brasil-Uruguai e do NEABI Mocinha da Unipampa Campus Jaguarão parabenizamos a Sociedade Beneficente e Cultural Floresta Aurora pelo seu aniversário de 150 anos!
Temos orgulho de fazer parte desta organização fundada por um grupo de negros alforriados, no ano de 1872 e participar de todos os festejos de 2022, afinal Associativismo Negro é pertencimento, engajamento e comprometimento permanente!
Vida longa, SFA!
#clubessociaisnegros
#projetodepesquisaunipampa
#movimentoclubista
#sociedadeflorestaaurora
#fotohistorica150anos
#livro150anosfazendohistória
#semináriointernacional150anosflorestaaurora
#jantarbaile150anos
📸 André Gomes
INTEGRANTES DO PROJETO DE PESQUISA CLUBES SOCIAS NEGROS DO BRASIL-URUGUAI PARTICIPAM DO BAILE EM CELEBRAÇÃO AOS 150 ANOS DA SOCIEDADE FLORESTA AURORA
No dia 10 de Dezembro de 2022 aconteceu na cidade de Porto Alegre, o Jantar Baile em homenagem aos 150 anos da Sociedade Floresta Aurora, oportunidade em que florestinos e florestinas deixaram registrado mais um capitulo da história do Clube Social Negro mais antigo do Brasil.
O grande Baile foi um momento de fortalecimento de laços de afetos, de encontros e reencontros e contou com a presença de Giane Vargas, Heraclito Pereira, Pamela Cristina acompanhadas por Aline Vargas, Leila Maria, Maria Conceição e Nereidy Alves.
NEABI MOCINHA E AFRONTEIRAS NEGRAS UNIPAMPA PARTICIPAM DO V SEBRAMUS – SEMINÁRIO BRASILEIRO DE MUSEOLOGIA
Acontece de 7/12 a 10/12 o V SEBRAMUS – Seminário Brasileiro de Museologia na na Universidade Federal Rio Grande Sul/FABICO/UFRGS. As discentes e bolsistas Ariane Andrade e Pamela Cristina apresentarão o trabalho aprovado intitulado “Territórios Negros em Mapa: Inventário dos Pontos Negros da Memória de Jaguarão/RS”, sob a orientação da Professora Giane Vargas. Para saber mais é só acessar a programação: https://www.ufrgs.br/5sebramus/gt-16/
NEABI MOCINHA E AFRONTEIRAS NEGRAS UNIPAMPA RETOMAM COM O PROJETO DE PESQUISA RAINHAS NEGRAS DO CLUBE 24 DE AGOSTO
Na manhã do dia 1º de Dezembro de 2022, reuniram- se as integrantes do Neabi Mocinha e AFROnteiras: Ariane Andrade, Fernanda Nunes, Nathalia Kreiss, Pamela Cristina e a Coordenadora Profª Giane Vargas na Sala de Honras do Clube 24 de Agosto. O encontro aconteceu junto a Galeria das Rainhas e contou com a retomada do projeto de Pesquisa instrumentalizadas com a leitura de autoria da Historiadora Giovanna Xavier, com a obra “História Social da Beleza Negra”. O objetivo deste projeto é se apoderar e apropriar cada vez mais das histórias de beleza e ancestralidade. Além de socializar as narrativas de cada Rainha através de entrevistas, colocando/as como sujeitas da sua própria história.
Seminário Internacional 150 anos Sociedade Floresta Aurora na sede do Clube Social Negro mais antigo do Brasil
No dia 30 de setembro, aconteceu na sede atual Sociedade Floresta Aurora o último dia de encerramento do Seminário Internacional 150 Sociedade Floresta Aurora. Dando continuidade a programação com duas Mesas Discussões a primeira com a temática “MEMÓRIAS E VIVÊNCIAS NOS CLUBES NEGROS” e a segunda mesa “RUMOS E DESAFIOS DO CLUBISMO NEGRO NO SÉCULO XXI” que reuniu presidentes/as, ex-presidentes/as e representantes do Movimento Clubista. E encerrando com chave de ouro, tivemos a honra de ouvir e aprender com a Profª. Drª. Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. Fazendo a conferência de encerramento com a temática “FLORESTA AURORA: HERANÇA, FORTALEZA, CONSTRUÇÃO DO FUTURO.”
Mesa “Mulheres Negras Clubistas e Educação” no Seminário Internacional 150 anos Sociedade Floresta Aurora. No dia 29/09/22 , com a participação das professoras: Jerusa Romão, Marilene Leal Paré, Véra Neusa Lopes e Vera Regina Santos Triumpho. Sobre a coordenação Márcia Terra.
NEABI MOCINHA participa da Mesa “Movimento Clubista Platino” no Seminário Internacional 150 anos Sociedade Floresta Aurora
No dia 29/09/22 a Profa Giane Vargas, Coordenadora do NEABI Mocinha, proferiu palestra na mesa internacional intitulada “Movimento Clubista Platino, compartilhando saberes com os Professores Júlio Pereyra, Fernanda Olivar e Fernanda Oliveira, sob a mediação da Profa Terezinha Juraci Machado da Silva.
NEABI MOCINHA participa de Conferência Internacional no Seminário Internacional 150 anos Sociedade Floresta Aurora
No dia 28/10/22, a Profa Giane Vargas, Coordenadora do NEABI Mocinha foi mediadora da Conferência Internacional com a historiadora Kim Butler.
A Conferência encontra-se disponível no youtube.
Mesa Redonda no dia 28/09/22, tema “Clubes Sociais Negros e Patrimonialização”. Mediada pelo o Prof. Me. Eráclito Pereira. Os participantes da mesa: Vice-Presidente de honra – Soc. Floresta Aurora Floresta Aurora: sua força e tradição KARLA DOS SANTOS GUTERRES ALVES Associação Satélite Prontidão A trajetória de constituição e atuação do Memorial da Associação Satélite Prontidão LISANDRO LAÉRCIO RANGEL PAIM Presidente da Executiva Estadual de Clubes Sociais Negros do RS; Clube Seis de Maio, Gravataí Os Clubes Sociais Negros do Rio Grande do Sul no Contexto da Pandemia BÁRBARA PINÓS MORAES Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional Bens Imateriais: apanhado de leis nacionais e o caso do pedido de Salvaguarda dos Clubes Negros RHUAN CARLOS FERNANDES Universidade da Região de Joinville Os Clubes Sociais Negros e o IPHAN: (des)caminhos do reconhecimento do Patrimônio Negro no Brasil.
Conferência Internacional no Seminário Internacional 150 anos Sociedade Floresta Aurora
27/9/22, Abertura oficial do Seminário Internacional 150 anos Sociedade Floresta Aurora e conferência inaugural com o professor Dr. Petrônio Domingues ” Clubes Sociais Negros: Tecendo Resistência, fazendo história”.
Projeto de Pesquisa Clubes Sociais Negros do Brasil-Uruguai da Unipampa Campus Jaguarão presente no
Seminário Internacional 150 anos Sociedade Floresta Aurora
Nos dias 27, 28, 29 e 30 de setembro de 2022, no Salão de Atos da UFRGS aconteceu o Seminário Internacional Clubes Sociais Negros: vivências, memórias, história e patrimônio, em celebração aos 150 anos da Sociedade Floresta Aurora. O evento contou com uma programação repleta de apresentações de trabalhos, mesas de discussões e conferências abertura e internacional, numa semana de muitos aprendizados sobre o Movimento Clubista.
A equipe de pesquisadores do Projeto de Pesquisa Clubes Sociais Negros do Brasil Uruguai apresentou trabalhos em sessão de comunicação.:
Ariane Andrade – Os impactos da COVID -19 nos bailes do Clube Social Negro 24 de Agosto, Jaguarão/RS.
Pamela Cristina- 1° Roda de lembrança com as guardiãs da memória da Sociedade Protetora dos Desvalidos, Salvador BA.
Joana Prudencio – Clubes Sociais Negros do Estado de São Paulo: os impactos dos projetos de pesquisas e do 1° encontro nacional de clubes e sociedade Negra.
Catia Cilene- Clube Recreativo Harmonia: Pesquisa e tormento como possibilidade de continuidade, Caçapava do Sul/RS
OLIVEIRA SILVEIRA e o MOVIMENTO CLUBISTA no 1º Encontro Nacional de Clubes e Sociedades Negras, em novembro de 2006, na cidade de Santa Maria-RS. Reuniu mais de 300 gestores/as de Clubes Sociais Negros do país, num evento promovido pala SEPPIR, a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, a Prefeitura Municipal de Santa Maria (PT) e o Museu Comunitário Treze de Maio, quando a Profa Dra Giane Vargas era a Diretora Técnica deste espaço do associativismo negro!
“Nossos passos vêm de longe!”
Um registro dos pesquisadores do projeto dos Clubes Socias Negros do Brasil e Uruguai no Seminário internacional 150 anos Sociedade Floresta Aurora ✊🏾❤️
No dia 30/9/22. Sucedeu a continuidade do Seminário Internacional Clubes sociais negros: vivências, memórias, história e patrimônio 150 anos Sociedade Floresta Aurora. Na Sala II – UFGRS. A Profa. Dra. PETRONILHA BEATRIZ GONÇALVES E SILVA- Universidade Federal de São Carlos. Realizou-se a conferência encerramento com o tema “FLORESTA AURORA: HERANÇA, FORTALEZA, CONSTRUÇÃO DO FUTURO”. Mediada pela RITA DOS SANTOS CAMISOLÃO- Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
No dia 30/9/22, às 14h. Sucedeu a continuidade do Seminário Internacional Clubes sociais negros: vivências, memórias, história e patrimônio 150 anos Sociedade Floresta Aurora. Na sede atual do Floresta Aurora a Roda de Conversa 2 “RUMOS E DESAFIOS DO CLUBISMO NEGRO NO SÉCULO XXI”. Formada pelos presidentes/as, ex presidentes/as e integrantes de Clubes Sociais Negros da Região Sul. O Seu NEIR MADRUGA CRESPO- Presidente do Clube 24 de Agosto – Jaguarão/RS. Irá compor a Roda de conversa representando a Cidade Heróica Negra Jaguarão/RS.
No dia 29/9/22, às 9:30h. Sucedeu a continuidade do Seminário Internacional Clubes sociais negros: vivências, memórias, história e patrimônio 150 anos Sociedade Floresta Aurora. Na Sala II – UFGRS. Com a 3° mesa redonda “MOVIMENTO CLUBISTA NEGRO PLATINO”. Convidados para compor a mesa: FERNANDA OLIVEIRA – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Temática:“As casas da Raça na Fronteira”: os clubes e a imprensa negra no pós-abolição Brasil-Uruguai”. FERNANDA OLIVAR- Universidad de la República, Uruguai. Temática: “Revisitando el Movimiento afrouruguayo. Asociativismo y organización en búsqueda de la equidad racial”. JULIO PEREYRA- Universidad de la República, Uruguai. Temática: “Tensiones en torno a la idea del “aporte afro al Uruguay contemporáneo” desde la perspectiva de las agrupaciones afrouruguayas. GIANE VARGAS- Universidade Federal do Pampa. Temática: O Projeto de Pesquisa “Clubes Sociais Negros do Brasil e Uruguai”: mapeamento, memória, patrimonialização e Educação das Relações Étnico-Raciais.
Com a coordenação: TEREZINHA JURACI MACHADO DA SILVA- Grupo Colaborativo de Arte Negra.
No dia 28/9/22, às 19h. Sucedeu a continuidade do Seminário Internacional Clubes sociais negros: vivências, memórias, história e patrimônio 150 anos Sociedade Floresta Aurora. Na Sala II – UFGRS. A Profa. Dra. Giane Vargas- UNIPAMPA mediou a conferência internacional com a convidada KIM BUTLER- Rutgers University. Realizou-se a conferência inaugural com o tema “JUNTOS: O ASSOCIATIVISMO NEGRO E A CONSTRUÇÃO DA LIBERDADE E DEMOCRACIA NAS AMÉRICAS”.
No dia 28/9/22, às 14h. Sucedeu a continuidade do Seminário Internacional Clubes sociais negros: vivências, memórias, história e patrimônio 150 anos Sociedade Floresta Aurora. Na Sala II – UFGRS. O Prof. Me. coordenou a Mesa Redonda com o tema “CLUBES SOCIAIS NEGROS E PATRIMONIALIZAÇÃO”. Com os respectivos participantes: JOSÉ FLÁVIO ROCHA SILVEIRA Vice-Presidente de honra – Soc. Floresta Aurora Floresta Aurora: sua força e tradição KARLA DOS SANTOS GUTERRES ALVES Associação Satélite Prontidão A trajetória de constituição e atuação do Memorial da Associação Satélite Prontidão LISANDRO LAÉRCIO RANGEL PAIM Presidente da Executiva Estadual de Clubes Sociais Negros do RS; Clube Seis de Maio, Gravataí Os Clubes Sociais Negros do Rio Grande do Sul no Contexto da Pandemia BÁRBARA PINÓS MORAES Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional Bens Imateriais: apanhado de leis nacionais e o caso do pedido de Salvaguarda dos Clubes Negros RHUAN CARLOS FERNANDES Universidade da Região de Joinville Os Clubes Sociais Negros e o IPHAN: (des)caminhos do reconhecimento do Patrimônio Negro no Brasil.
Abertura Oficial Seminário Internacional 150 anos Sociedade Floresta Aurora
No dia 27/9/22, às 19:30-20h. Sucedeu a abertura Oficial do Seminário Internacional Clubes sociais negros: vivências, memórias, história e patrimônio 150 anos Sociedade Floresta Aurora. Na Sala II – UFGRS. O Prof. Dr. PETRÔNIO DOMINGUES – Universidade Federal de Sergipe. Realizou-se a conferência inaugural com o tema “CLUBES SOCIAIS NEGROS: TECENDO RESISTÊNCIA, FAZENDO HISTÓRIA”.
No dia 27 de setembro de 2022 inicia a apresentação das Mesas de Comunicação no Seminário Internacional Clubes Sociais Negros: vivências, memórias, história e patrimônio 150 anos Sociedade Floresta Aurora, no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul ( UFGRS).
O evento conta com apresentação de trabalho na Mesa de Comunicação “VIVÊNCIAS, LEMBRANÇAS E MEMÓRIAS DA SOCIEDADE FLORESTA AURORA”. Com a temática “Floresta Aurora: 150 Anos de História”
No dia 27 de setembro de 2022 inicia a apresentação das Mesas de Comunicação no Seminário Internacional Clubes Sociais Negros: vivências, memórias, história e patrimônio 150 anos Sociedade Floresta Aurora, no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul ( UFGRS).
O evento conta com apresentação de trabalho na Mesa de Comunicação “VIVÊNCIAS, LEMBRANÇAS E MEMÓRIAS DA SOCIEDADE FLORESTA AURORA”. Com a temática “Sociedade Floresta Aurora: Organizando, Documentando, Sistematizado e Preservando 150 anos de História.”
No dia 27 de setembro de 2022 inicia a apresentação das Mesas de Comunicação no Seminário Internacional Clubes Sociais Negros: vivências, memórias, história e patrimônio 150 anos Sociedade Floresta Aurora, no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul ( UFGRS).
O evento conta com a participação das integrantes Projeto Clubes Sociais Negros do Brasil e Uruguai ( UNIPAMPA e UFRGS) e do NEABI MOCINHA na Mesa de Comunicação 3 ” ORGANIZAÇÕES SOCIAIS E ASSOCIATIVISMO NEGRO”.
A integrante do NEABI MOCINHA e Projeto Clubes Sociais Negros do Brasil e Uruguai Pamela Cristina, com a temática “Primeira roda de lembranças com as guardiãs da memória da Sociedade Protetora dos Desvalidos, Salvador, BA”.
No dia 27 de setembro de 2022 inicia a apresentação das Mesas de Comunicação no Seminário Internacional Clubes Sociais Negros: vivências, memórias, história e patrimônio 150 anos Sociedade Floresta Aurora, no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul ( UFGRS).
O evento conta com a participação das integrantes Projeto Clubes Sociais Negros do Brasil e Uruguai ( UNIPAMPA e UFRGS) e do NEABI MOCINHA na Mesa de Comunicação 3 ” ORGANIZAÇÕES SOCIAIS E ASSOCIATIVISMO NEGRO”.
A integrante do Projeto Clubes Sociais Negros do Brasil e Uruguai, Joana Prudêncio apresentou a temática “Clubes Sociais Negros do Estado de São Paulo: os impactos dos projetos de pesquisas e do 1º Encontro Nacional de Clubes e Sociedades Negras” . Coordenação:
ROBERTO SANTOS (Universidade Luterana do Brasil)
No dia 27 de setembro de 2022 inicia a apresentação deas Mesas de Comunicação no Seminário Internacional Clubes Sociais Negros: vivências, memórias, história e patrimônio 150 anos Sociedade Floresta Aurora, no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul ( UFGRS).
O evento conta com a participação das integrantes Projeto Clubes Sociais Negros do Brasil e Uruguai ( UNIPAMPA e UFRGS) e do NEABI MOCINHA na Mesa de Comunicação “CLUBISMO E SOCIABILIDADE NEGRA NO RIO GRANDE DO SUL”, cooordenada pelo Prof. Iosvaldyr Carvalho Bitencourt Junior.
Na sequência a pesquisadora Ariane Andrade apresentou o trabalho intitulado “Os impactos da COVID-19 nos Bailes do Clube Social Negro 24 de Agosto, Jaguarão/RS”.
No dia 27 de setembro de 2022 inicia a apresentação das Mesas de Comunicação no Seminário Internacional Clubes Sociais Negros: vivências, memórias, história e patrimônio 150 anos Sociedade Floresta Aurora, no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul ( UFGRS).
O evento conta com a participação das integrantes Projeto Clubes Sociais Negros do Brasil e Uruguai ( UNIPAMPA e UFRGS) e do NEABI MOCINHA na Mesa de Comunicação “CLUBISMO E SOCIABILIDADE NEGRA NO RIO GRANDE DO SUL”, coordenado pelo Prof. Iosvaldyr Carvalho Bitencourt Junior.
A primeira apresentação da tarde de terça-feira foi intitulada “Clube Recreativo Harmonia: pesquisa e fomento como possibilidades de continuidade, Caçapava do Sul/RS” foi da pesquisadora Cátia Cilene M. Dutra.
Mesa de comunicação: (Instituto de Assessoria às Comunidades Remanescentes de Quilombo-RS; Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – IFRS, Campus de Osório).
Juventude Negra PRESENTE no Clube Social Negro 24 de Agosto ✊🏾
Todas as manhãs de sextas-feiras nós, do Projeto de Pesquisa Clubes Sociais Negros do Brasil/Uruguai vamos ao Centro de Documentação Clube 24 de Agosto. No primeiro andar, logo cedinho nos deparamos com o cheiro bom do Sopão Solidário preparado carinhosamente pelo grupo do Projeto Mulheres em Ação, para quem precisa e tem no 24 um aliado que pode contar. Subindo a escadaria íngreme, que nos leva ao segundo piso, somos direcionados a Sala de Acervos e é lá que o jovem Thomas Machado segue realizando os procedimentos técnicos, sob a orientação da especialista em Museologia, Profa Dra Giane Vargas, com vistas à preservação dos acervos antirracistas; assim como as discentes Pamela Cristina e Ariane Andrade dão continuidade às pesquisas sobre Clubes Sociais Negros. Como de costume, lá pelas 11h da manhã, chega o nosso Presidente Neir Madruga para saber como estamos, bem como está o andamento dos projetos que executamos em parceria com a Unipampa Campus Jaguarão. Certamente, Seguiremos nosso trabalho cotidiano de organização, documentação e preservação do patrimônio deste grandioso espaço do associativismo negro, cujos ´projetos serão pauta das mesas de comunicações no Seminário Internacional 150 Anos
da Sociedade Beneficente e Cultural Floresta Aurora – Clubes sociais negros: vivências, memórias, história e patrimônio,
Certamente será um rico encontro do Movimento Clubista, pesquisadores/as, universidades, instituições e convidados/as internacionais, nos dias 27, 28, 29 e 30 de setembro de 2022!
Nós, do Neabi Mocinha e do Projeto de Pesquisa Clubes Sociais Negros do Brasil-Uruguai, estaremos presentes! Participe!
Acompanhe a Programação a partir do link: https://www.ufrgs.br/deds/floresta/
190 anos da SPD!
No dia 16 de Setembro do ano de 1832, na cidade de Salvador (BA) era fundada por Manoel Victor Serra, a Sociedade Protetora dos Desvalidos, a nossa querida SPD!
Tendo como missão ser um espaço de aquilombamento e acolhimento, a SPD segue na linha de frente na luta antirracista, sendo a guardiã da memória da população negra soteropolitana a 190 anos.
Vida Longa, SPD!! 📸 @pamdeperto Fotos: 25.02.2022
Agenda do Projeto de Pesquisa Clubes Socias Negros do Brasil/ Uruguai: mapeamento, memória, patrimonialização e Educação das Relações Étnico-Raciais. Os encontros acontecerão mensalmente, às sextas-feiras, 19H.
Repost by @ccilenemd
———
Aniversário do Clube Social Negro Recreativo Harmonia – Caçapava/ RS
No dia 09/09/22 o Clube Recreativo Harmonia completa 51 anos de Luta e Existência. Segue abaixo a programação para esse dia tão especial!! ❤️❤️✊🏾
Dos dias 27 a 30 de setembro ocorrerá o seminário internacional “Clubes Sociais Negros: Vivências, Memórias, História e Patrimônio” na UFRGS e na Sociedade Floresta Aurora.
Saiba mais em ufrgs.br/deds/floresta e não perca esse evento incrível!
.
.
.
#seminariointernacional #palestra #florestaaurora #clubenegro
NEABI MOCINHA PARTICIPA DAS CELEBRAÇÕES DOS 104 ANOS DO CLUBE SOCIAL NEGRO 24 DE AGOSTO
A Profa Giane Vargas (@gianeatinuke), a Profa Lucimara Chaves (@chaves.lucimara)e a discente Ariane Andrade (@ariieandrade_ )estiveram presentes no Jantar, bem como no Baile de Aniversário dos 104 anos do Clube 24 de Agosto representando o NEABI Mocinha da Unipampa Campus Jaguarão. A assistente Social, Aline Vargas Escobar (@alinevescobar ) veio de Santa Maria para prestigiar o valoroso evento. Foi uma linda festa organizada pela Diretoria do nosso querido patrimônio 24 de Agosto, que reuniu associados/as, amigos/as e pessoas convidadas especialmente para comemorar e se fortalecer depois de mais de dois anos de portas fechadas, entretanto em permanente atividade com a comunidade jaguarense.
Pesquisadoras de Projeto de Pesquisa da Unipampa Campus Jaguarão participam de evento no Clube 28 de Setembro, em Jundiaí, SP.
Na tarde do dia 18 de Agosto de 2022, as pesquisadoras Pamela Cristina e Joana Prudêncio estiveram presentes na sede do Clube Beneficente Cultural e Recreativo Jundiaiense 28 de Setembro.
Na oportunidade as pesquisadoras participaram da Roda de Conversa “Clubes Sociais Negros, comida e religiosidade como Memória e Patrimônio Imaterial”, com a presença da mestre em hospitalidade e chef Aline Guedes que compartilhou um pouco da sua vivência e pesquisas sobre a culinária afro-brasileira.
O evento contou também com a participação das colaboradoras do Clube 28 de Setembro, da Assistente Social Tônia Henrique e da Pedagoga Sonia Henrique, que apresentaram a história do Clube, o protagonismo e o associativismo da população negra jundiaiense.
A Roda de Conversa contou, ainda, com a presença, da presidenta Edna Oliveira, dos associados e comunidade do entorno, oportunidade em que as pesquisadoras Pamela Cristina e Joana Prudêncio compartilharam um pouco sobre a pesquisa desenvolvida pelos pesquisadores/as do Projeto de Pesquisa Clubes Sociais Negros do Brasil e Uruguai desenvolvido na Unipampa, RS, apresentando o site ao público (www.clubessociaisnegros.com).
O evento faz parte da programação da 10º Edição do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural da cidade de Jundiaí, que acontece de 1º a 31 de Agosto, uma parceria entre o Clube 28 de Setembro e o Departamento de Patrimônio Histórico da Unidade de Gestão de Cultura da Prefeitura de Jundiaí.
104 anos do Clube Social Negro 24 de Agosto:
símbolo de luta e resistência na cidade Jaguarão/RS
No dia 24 de agosto de 2022, o “24”, como é carinhosamente conhecido, localizado na fronteira Brasil-Uruguai completou 104 anos de existência. Relembrando as origens deste lugar de memória e identidade negra, as pesquisadoras Giane Vargas Escobar e Fernanda Oliveira (2018, p. 55) ressaltam “A reunião na sede do Círculo Operário Jaguarense, naquela noite de 24 de agosto de 1918, havia se estendido noite adentro, mas, ao término da mesma, os jovens amigos Malaquias Oliveira, que trabalhava por jornadas e Theodoro Rodrigues, mecânico, resolveram conversar sobre a ideia de formar um clube para pessoas negras na cidade heroica, Jaguarão. (…)”. Nesta data especial aconteceu o jantar de confraternização com sócios e convidados, ocasião em que se deu a coroação da Rainha do Clube 24 de Agosto, Maria Nobre. Em sua fala, o Presidente, Sr. Neir Madruga Crespo salientou, que mesmo no período pandêmico, o Clube se manteve com atividades sociais por meio do Projeto “Mulheres em Ação”, coordenado pela primeira dama Sônia Crespo, com a distribuição de sopão, às sextas-feiras e arrecadação de alimentos para as famílias mais fragilizadas da comunidade Jaguarense. O Neabi Mocinha atua junto ao Projeto de Pesquisa “Clubes Sociais Negros do Brasil e Uruguai” desenvolvendo ações de salvaguarda e preservação dos acervos clubistas, sendo o 24 o grande guardião da memória. Nesta noite o Neabi Mocinha foi representado pela Coordenadora Profa Giane Vargas e a graduanda do Curso de História e 2ª Secretária da Diretoria do Clube 24 de Agosto, Ariane Andrade. Parabéns, Clube 24 de Agosto!!
Reunião do Projeto de Pesquisa Clubes Sociais Negros do Brasil e Uruguai. No dia 15/07/22, sexta-feira às 19h. ✊🏾
Na tarde do dia 03 de Junho de 2022, no Centro de Documentação Clube 24 de Agosto as integrantes do Projeto de Pesquisa “Clubes Sociais Negros do Brasil/Uruguai, Pamela Cristina e Viviane Cordiel de Matos, sob a orientação da Profa Giane Vargas deram continuidade ao processo de higienização dos acervos antirracistas da COLEÇÃO MARIA CEZARINA CARDOZO, doados pela primeira dama do Clube 24 de Agosto, Sonia Oliveira Crespo, sobrinha da Dona MOCINHA. Na oportunidade, também foram organizados algumas fotografias e a ATA da ESCOLA DE SAMBA ESTRELA D’ALVA em Jaguarão/RS, uma das paixões de MOCINHA.
TRATAMENTO TÉCNICO DOS ACERVOS DA COLEÇÃO “MARIA CEZARINA CARDOZO”- MOCINHA”.
Iniciamos na manhã do dia 27 de Maio de 2022, o processo de HIGIENIZAÇÃO dos acervos da COLEÇÃO MARIA CEZARINA CARDOZO, doados pela primeira dama do Clube 24 de Agosto, Sonia Oliveira Crespo, sobrinha da Dona MOCINHA, como ela era carinhosamente conhecida.
Na oportunidade, também foram identificados documentos referentes à ESCOLA DE SAMBA ESTRELA DALVA em Jaguarão/RS, uma das paixões de MOCINHA, que também dá nome ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Unipampa Campus Jaguarão.
Esta primeira fase do tratamento técnico foi realizada pelos integrantes do Projeto Thomas Machado, estudante de informática do IFSul e Ariane Andrade, discente do Curso de História da Unipampa, sob a orientação da especialista em Museologia Profa Giane Vargas.
Posteriormente se procederá à marcação, bem como a confecção das embalagens, ao acondicionamento, a digitalização em diferentes suportes da informação e o armazenamento dos acervos nos arquivos do CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DO CLUBE 24 DE AGOSTO.
Dia de encontro do Projeto Clubes Sociais Negros do Brasil e Uruguai. No centro de Documentações do Clube 24 de Agosto.
📌 Pesquisadores: Ariane, Viviane, Pamela, Thomas.
📌 Coordenadora: Profa. Dra. Giane Vargas
SOCIEDADE FLORESTA AURORA –
Prestes a completar 150 anos, é o clube social negro mais antigo do Brasil.
Para saber mais: https://www1.folha.uol.com.br/esporte/2022/05/um-dos-mais-antigos-do-pais-clube-negro-gaucho-surgiu-para-enterrar-corpos-de-escravizados.shtml
5°sebra mus: Seminário Brasileiro de Museologia ” Museologia em movimento: lutas e resistência”.
📌 Período de submissão de trabalho: 9 de maio a 1 junho de 2022.
📌 Formulário de inscrição: https://www.ufrgs.br/5sebramus/
Convidamos a todos (as) as/os interessados/as para participarem da Mesa Redonda ” Atravessando Pontes: A memória ancentral aclamando o amanhã”, 20a SEMANA NACIONAL DE MUSEUS.
Palestrantes:
Profa. Dra. Giane Vargas – Professora adjunta da Universidade Federal do Pampa e Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas Maria Cezarina Cardozo (NEABI MOCINHA).
Prof°. Lourenço Cesar da Silva (Museu da Maré/RJ)
A Conservadora Restauradora Fabiane Rodrigues (Museu da Baronesa/RS)
Profa. Rosemar Gomes Lemos- Coordenadora do Museu Afro-Brasil-Sul
Será transmitido amanhã, 17 de Maio, terça-feira, às 19h no canal do Museu Afro-Brasil-Sul no YouTube.
“2° Encontro Estadual dos Clubes Sociais Negros”, em Minas Gerais. Está marcado nos dias 3,4 e 5 de Julho na cidade de Leopoldina na Zona da Mata.
Importante evento que reforça pautas ligadas aos Clubes Sociais Negros, territórios de cultura e de resistência da população negra.
Para saber mais, acesse o link: https://www.brasildefatomg.com.br/2022/05/02/leopoldina-na-zona-da-mata-recebe-encontro-estadual-dos-clubes-sociais-de-negros
Agenda do Projeto de Pesquisa Clubes Sócias Negros do Brasil/ Uruguai: mapeamento, memória, patrimonialização e Educação das Relações Étnico-Raciais. Os encontros acontecerão mensalmente, às sextas-feiras, 19H
Repost by @_reposta
———
A Sociedade Beneficente e Cultural Floresta Aurora completa 150 anos de existência em 2022. Sua origem remonta ao contexto das lutas abolicionistas e das organizações negras em suas reivindicações e conquistas sociais. No atual quadro de retrocesso político e de recrudescimento do racismo em nosso país, lembrar esta longa trajetória constitui, em si, uma ação de resistência.
Em parceria com o DEDS (PROREXT-UFRGS), a Sociedade realizará, de 27 a 30 de setembro, o Seminário Internacional 150 Anos da Sociedade Beneficente e Cultural Floresta Aurora – Clubes sociais negros: vivências, memórias, história e patrimônio.
Convidamos pesquisadores(as) e/ou grupos de pesquisa, intelectuais, ativistas, escritores(as) e artistas para inscrever trabalhos a serem apresentados durante o seminário. Será a oportunidade de refletir e debater o papel dos clubes sociais negros no Brasil; retratar suas memórias, histórias e principais lideranças; discutir o seu lugar nas políticas culturais de patrimonialização e seus rumos no século XXI.
As inscrições deverão ser enviadas para o e-mail: cultura@florestaaurora.com.br até 15 de agosto, contendo:
– nome dos(as) proponentes e instituição a que está vinculado(a)
– título e resumo da apresentação (10 a 20 linhas).
Conheça mais sobre o Floresta Aurora no site: www.florestaaurora.com.br
@sociedade_floresta_aurora
#dedsufrgs #UFRGS #florestaaurora #clubesnegros #diasporaafricana #150anosflorestaaurora #clubesnegrosdoriograndedosul
2021
Retomando as palestras e encontros abertos de 2021, o grupo de estudos do projeto de pesquisa “Clubes Sociais Negros do Brasil/Uruguai: mapeamento, memória, patrimonizalização e Educação das Relações Étnico Raciais” recebe o Mestrando em História (UFRGS) Rafael Barbosa e sua fala intitulada “Mobilizações de conhecimentos como instrumentos na produção de jogos didáticos”.
Rafael Barbosa de Jesus Santana:
Graduado em História Licenciatura pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Especializando em Relações Internacionais pela mesma universidade, Especialista em História e Cultura Afro-brasileira pela Faculdade de Educação São Luis (FESL) e mestrando em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atua como vice-coordenador do Grupo de Trabalho de História da África (GT África) da ANPUH/RS e é membro do Grupo de Pesquisa Interinstitucional Áfricas da UERJ e UFF. Se interessa por pesquisas que utilizam romances africanos como fonte histórica, produzidas principalmente na Nigéria e Serra Leoa.
A mediação desse encontro será realizada pela Mestranda em Letras (UFRGS) Lara Cornelio, membro do Coletivo Atinuké, Professora da rede municipal de POA e estadual no município de São Sepé, licenciada em Teatro pela UFSM, mestranda em Letras pela UFRGS, pesquisadora sobre relações étnico-raciais e literatura negro-brasileira.
A palestra acontecerá no dia 23 de Agosto, segunda-feira, às 19h através da plataforma google meet, somente para os/as inscritos/as.
*LINK NA BIO* : “INSCRIÇÃO – Palestra”
Um lindo registro, onde podemos ver o atual presidente do Clube 24 de Agosto, Seu Madruga, contando histórias e relatos a respeito do clube para um dos bolsistas do projeto, Cristian, enquanto ele digitaliza as carteirinhas dos associados.
A relação entre as gerações que ocupam esses espaços é de valor inestimável, pois nossa história sempre foi passada pela oralidade, e ver isso acontecendo, mesmo que hoje tenhamos toda uma informatização tão latente, é reconfortante.
Nossa história vive
Nossa história sobrevive
Nossa história resiste
Nossa história persiste
✊🏽✊🏾✊🏿
#leialdirblanc #editalfundacaomarcopolo #fundacaomarcopolo #sedacrs #clubessociaisnegros #associativismonegro #clube24deagosto #oralidade #acervo
📍 Centro de Documentação do Clube Social Negro 24 de Agosto 📍
Após quinze anos do 1º Encontro Nacional de Clubes e Sociedades Negras, realizado em Santa Maria/RS, em 2006, fez-se a migração das informações de dois registros que se encontravam em formato de discos digitais e foram convertidos em versões de mídias compatíveis com as plataformas digitais atuais. Este trabalho técnico e especializado está sob a responsabilidade da Produtora Cultural, Pamela Cristina, integrante do Projeto Clubes Sociais Negros: Articulação Sul-Sul, que posteriormente fará a decupagem das 4h do evento, para então selecionar até 1h de vídeo.
São imagens inéditas, em movimento, de um número expressivo de representantes de gestores/as clubistas e as mais variadas expressões do Associativismo Negro do Brasil, que estiveram presentes naquele grandioso Encontro, dentre eles, a Sociedade Protetora dos Desvalidos (BA), naquela ocasião com 175 anos.
Oliveira Silveira, então Conselheiro de Promoção da Igualdade Racial da SEPPIR, foi o grande anfitrião, acompanhando cada detalhe de todo o encontro. Na abertura do evento, o poeta fez muitos elogios ao Maestro Setembrino, que emocionou a todos com seu magnífico sax e a voz divina e imponente da cantora Djanira Ribeiro, que interpretou o Hino Nacional, com um belíssimo arranjo orquestrado pelo Maestro.
Este vídeo posteriormente será postado no YouTube.
*Projeto “Clubes Sociais Negros: Articulação Sul -Sul”, financiado pela Lei de Emergência Cultural n°14.017/2020 (Lei Aldir Blanc), por meio da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (SEDAC-RS) e Fundação Marcopolo.
✊🏽✊🏾✊🏿
#sedacrs #leialdirblanc #editalfundacaomarcopolo #fundacaomarcopolo #associativismonegro #clubessociaisnegros #clube24deagosto #memoriasnegras #acervo
E seguimos com os trabalhos no acervo dos clubes sociais negros, no @24clube
Contando com a colaboração dos bolsistas Cristian (Articulação Sul-Sul) e Tomas (Projeto de Pesquisa Clubes Sociais Negros)
Juntos na organização, catalogação e digitalização dos documentos armazenados em nosso acervo.
✊🏿✊🏾✊🏽
#memoriasnegras #clubessociaisnegros #associativismonegro #acervo #memorias #arquivos #clube24deagosto #sedacrs #leialdirblanc #fundacaomarcopolo #editalfundacaomarcopolo
Reposted from @cidacultural
Participante confirmada na terceira live dos Diálogos Temáticos Cida Cultural: Giane Vargas.
Professora Adjunta do Curso de História-Licenciatura da Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Giane Vargas é Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria, com estágio doutoral junto às Universidades de Aveiro-Minho, em Portugal.
É Coordenadora do NEABI Mocinha – Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – Campus Jaguarão, e idealizadora e coordenadora de Atinúké – Grupo de Estudos sobre o Pensamento de Mulheres Negras. É responsável pelo Projeto Museológico de criação e revitalização do Museu Treze de Maio de Santa Maria, o primeiro museu da cultura afro-brasileira do Estado do RS, e foi Coordenadora Executiva do projeto Portal para os Clubes Sociais Negros do Brasil (2009-2011). Em 2014, foi agraciada pela Fundação Manneby com o prêmio “Museum Prize Winner”, na cidade de Gotemburgo, na Suécia.
Nesta quarta, a partir das 19h, Giane Vargas estará conosco em uma conversa com o Diretor da Equipe do Acervo Artístico da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, Flávio Krawczyk, abordando experiências sobre Clubes Sociais Negros / Museu Treze de Maio e Pinacoteca Ruben Berta, sob a mediação da artista visual e professora de história e teoria da arte Maria Helena Bernardes.
A transmissão, com acesso gratuito, ocorre pelo canal Cida Cultural no YouTube (link na bio), onde também estão disponíveis na integra os dois primeiros encontros da série. Inscreva-se no canal e ative as notificações para acompanhar tudo!
Projeto executado através do Edital Criação e Formação: Diversidade das Culturas, realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20.
#CidaCultural #DialogosTematicosCidaCultural #Museus #EditalFundacaoMarcopolo #LeiAldirBlanc #SEDACRS #FundacaoMarcopolo
Uma olhadinha em como estão organizadas as documentações dos clubes. Esses documentos estão sendo armazenados no acervo do Clube 24 de Agosto, em Jaguarão/RS.
#projetodepesquisaCSN
#projetodepesquisarainhasnegras
#associativismonegro #clube24deagosto #clubessociaisnegros #sedacrs #fundacaomarcopolo #leialdirblanc #editalfundacaomarcopolo
Vocês sabem o que são os Clubes Sociais Negros?
Segundo a escritora, e também coordenadora desse projeto, Giane Vargas, os Clubes Sociais Negros tiveram papel importantíssimo para a formação de nossa sociedade, fazendo desses espaços locais de luta contra a escravidão, tendo em vista que muitos deles tiveram início antes do período abolicionista, sendo localizado aqui no estado do RS o Clube Social Negro mais antigo do país, o Sociedade Floresta Aurora (1872), em Porto Alegre.
O surgimento desses espaços deram-se dentro de um contexto onde a permanência de corpos negros em espaços delimitados por corpos brancos, lhes eram negada. Com isso, criou-se um espaço onde a comunidade negra pudesse socializar e usufruir do lazer, além de também ser um espaço onde haviam articulações para “angariar fundos para o pagamento da liberdade dos trabalhadores negros escravizados, auxiliar nas despesas com funeral, defesa de direitos e na educação de seus associados, atuando de forma incisiva contra a escravidão e discriminação racial.” (ESCOBAR, 2010)
Reconhecer, valorizar e estudar esses espaços, que se mantém vivos até hoje, é de extrema importância para que a memória das lutas e conquistas feitas pela comunidade negra sejam perpetuadas e, assim, essas memórias mantenham-se vivas para sempre, memórias essas que estão em constante construção.
VIVA AOS ESPAÇOS DE RESISTÊNCIA
VIVA AOS ESPAÇOS DE MEMORIA
VIVA AOS ESPAÇOS DE CONQUISTAS
V I V A ✊🏽✊🏾✊🏿
#clubessociaisnegros #associativismonegro #resistencianegra #clube24deagosto #patrimonio #memoria #negritude #leialdirblanc #sedacrs #editalmarcopolo #fundacaomarcopolo
📣 ÚLTIMOS DIAS PARA SE INSCREVEREM 📣
Gostaríamos de lembrar a todes que o prazo para a inscrição no edital de Identidade Visual está chegando ao fim. Você que ainda não se inscreveu e gostaria de contribuir com tua arte, corra, pois o prazo final é no dia 31 de maio.
Além de poder contribuir com o projeto, o edital visa premiar a arte escolhida, como consta no item 6.1.
Compartilhe com teus amigos, familiares, conhecidos que gostem de criar sua arte, para que outras pessoas também possam participar.
Qualquer dúvida, estamos a disposição.
✊🏿✊🏾✊🏽
#editalidentidadevisual #clubessociaisnegros #projetoclubessociaisnegros #associativismonegro #artedigital #artegrafica #editalfundacaomarcopolo #fundacaomarcopolo #leialdirblanc #sedacrs
❗ ATENÇÃO ❗
Se liguem nessa, você que ainda não se inscreveu para concorrer ao edital de Indentidade Visual e achou que não iria mais dar tempo, temos uma notícia boa: estendemos o prazo para que mais pessoas possam ser inscrever. Agora nossas inscrições irão até o dia 31 de maio. Para participarem é só acessar o link disponível em nossa bio. Qualquer outra informação pode nos chamar pela dm que iremos auxiliá-los.
✊🏽✊🏾✊🏿
#editalidentidadevisual #designgrafico #artedigital #clubessociaisnegros #fundacaomarcopolo #editalfundacaomarcopolo #sedacrs #leialdirblanc
O dia 18 de maio é uma data importantíssima para a preservação de memórias, pois é o dia em que se comemora o dia internacional do museu, sendo esses espaços de armazenamento, reflexão, exposição, interação e inúmeras outras funções. A ideia de definição a respeito do que se considera un museu é bastante discutida, o que nos permite fazer uma reflexão a respeito de sua importância dentro do armazenamento e conservação das memórias das lutas da população negra, pois foram justamente esses espaços, em suas origens, que tanto exibiram nossas memórias como se fossem troféus, já que muitos dos museus mais conhecidos são museus localizados em países que nos saquearam e sequestraram nossas histórias. Hoje podemos ter espaços com o intuito específico de revitalizarmos nossa ancestralidade, como por exemplo é o caso do museu do Clube Social Negro 13 de Maio, onde, frente a muita luta e resistência, conseguiram construir um espaço para que suas memórias pudessem ser preservadas.
Viva aos espaços de resistência e memórias!!!
✊🏿✊🏾✊🏽
#18demaio #diainternacionaldomuseu #clubessociaisnegros #clube24deagosto #clube13demaio #museologia #acervo #memorias #sedacrs #fundacaomarcopolo #editalfundacaomarcopolo #leialdirblanc
O dia 17 de maio marca um período importante para as lutas do movimento LGBTQIA+, pois é o dia em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) finalmente retirou, em 1990, a homossexualidade da lista de doenças, contribuindo, assim, para a busca de mais um direito do qual sempre nos foi negado, o de uma vida plena.
Ainda há muito a se converter e conquistar, tanto dentro do movimento LGBTQIA+ como, também, do movimento negro. Com isso, podemos refletir e analisar como essas duas pautas se encontram em diversos espaços, afinal somos pessoas múltiplas, com nossas dores e vivências. Espaços como os clubes sociais negros também são espaços onde a comunidade LGBTQIA+ pertencem, como por exemplo, no Clube 24 de Agosto ( @24clube ), onde há um concurso para enaltecer a beleza da mulher negra, chamado “A Mais Bela Negra”, e em 2019 vimos que, além das mulheres cis participarem, também houveram a presença de mulheres trans, no qual também foram premiadas, reforçando assim a importância de nos unirmos e fortalecemos nossa lutas. Volto a repetir, ainda nos falta muito para avançarmos, mas desistir não é uma opção.
✊🏽✊🏾✊🏿🏳️🌈
#clubessociaisnegros #17demaio #diainternacionalcontraahomofobia #lgbtfobianão #leialdirblanc #sedacrs #fundacaomarcopolo #editalfundacaomarcopolo
Hoje não celebramos festivamente a data treze de maio em menção a abolição. O motivo? Os dias que vieram e vêm após a assinatura de Princesa Isabel.
No dia de hoje saudamos os Pretos-Velhos, sábios senhores e senhoras que nos guiam com sabedoria.
E no ritmo desta celebração, compartilhamos o início de nossos trabalhos na organização do Centro de Documentação do Clube Social Negro 24 de Agosto. #tbt #13demaio #clubessociaisnegros #clube24deagosto#memoriasnegras #fundacaomarcopolo #editalfundacaomarcopolo #leialdirblanc #sedacrs
No último sábado (1/05) demos início ao primeiro encontro da oficina “Documentação de Acervos Museológicos”, ministrada, de maneira fenomenal, pela grande referência da área de museología, Joana Flores @joanafflores. Um espaço de aprendizado importantíssimo para a execução do nosso projeto, o que nós dará recursos técnicos para haver uma melhor manutenção e armazenamento de nossos arquivos, de maneira com que possamos preservar as memórias dos e das nossos e nossas que tanto fizeram para a construção desse movimento fortalecedor da luta negra, que são os clubes sociais negros. ✊🏽✊🏾✊🏿
#editalfundacaomarcopolo #leialdirblanc #sedacrs #fundacaomarcopolo
Na última segunda-feira do mês de abril, dia 26, deu-se início na produção do Projeto “Clubes Sociais Negros: Articulação Sul-Sul”, financiado pela Lei de Emergência Cultural n° 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc), por meio da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (SEDAC-RS) e Fundação Marcopolo.
Clubes Sociais Negros: articulação sul-sul”, visa a criação de uma rede de apoio mútuo a partir da interação entre diversos dos Clubes Sociais Negros presentes na região do extremo Sul do Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil e no Uruguai, com intuito, neste primeiro momento, dar continuidade às pesquisas a respeito do acervo do Clube 24 de Agosto, importante patrimônio negro reconhecido pelo estado do RS e o município de Jaguarão, bem como preservar o acervo fotográfico, documental como teses, dissertações, monografias, livros, documentários, vídeos e outras produções destes clubes.
O projeto pensado pelo Clube Social Negro 24 de Agosto, Projeto de Pesquisa Clubes Sociais Negros Brasil-Uruguai (UNIPAMPA) e NEABI Mocinha (UNIPAMPA), reuniu-se na data em questão com os/as bolsistas que auxiliarão na produção do site dos Clubes Sociais Negros do Brasil e Uruguai que marcará o início das ações de formação do primeiro Museu voltado para os espaços de liberdade, chamado Clubes Sociais Negros e que trabalharão na orgamização e sistematização do acervo do Clube 24 de Agosto.
✊🏿✊🏾✊🏽
#editalfundacaomarcopolo #leialdirblanc #sedacrs #fundacaomarcopolo
O projeto “Clubes Sociais Negros: Articulação Sul-Sul”, financiado pela Lei de Emergência Cultural n° 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc), por meio da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (SEDAC-RS) e Fundação Marcopolo, lança o EDITAL Nº 001/2021 – Concurso Para Escolha De Identidade Visual Do Site Dos Clubes Sociais Negros – Clube 24 De Agosto. O concurso pretende promover a criação de uma identidade visual realizada por pessoas autodeclaradas negras (pretas ou pardas), que tenham capacidade técnica em atender as demandas deste edital. A identidade em questão fará composição para o site Clubes Sociais Negros, que visa à criação de uma rede de apoio mútuo a partir da interação entre diversos dos Clubes Sociais Negros presentes na região do extremo Sul do Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil e no Uruguai, com intuito, neste primeiro momento, dar continuidade às pesquisas a respeito do acervo do Clube 24 de Agosto, importante patrimônio negro reconhecido pelo estado do RS e o município de Jaguarão, bem como preservar o acervo fotográfico, documental como teses, dissertações, monografias, livros, documentários, vídeos e outras produções destes clubes.
Fique ligado nas normas do edital e no calendário do concurso:
📍 Link na bio
📩 edital.identidadevisual@clubessociaisnegros.com
👉🏿 Inscrições com envio das propostas – 01 de maio a 26 de maio
👉🏿 Análise pela Comissão Julgadora – 27 de maio a 31 de maio
👉🏿 Divulgação do resultado 01 de junho – Pagamento prêmio 04 de junho
#editalfundacaomarcopolo #leialdirblanc #sedacrs #fundacaomarcopolo
Para que hoje, Clubes Sociais Negros, estivessem em atividade e ou guardados e respeitados no campo das memórias, muitas e muitos, antés de nós, tiveram de exemplificar em ações os substantivos femininos “luta” e “resistência”. Compartilhamos do pensamento que “nossos passos vêm de longe” e que tais passos trilharam caminhos e ergueram estruturas que pavimentaram o percurso que mulheres e homens negros na contemporaneidade seguem para manter na centralidade as histórias e memórias de tais Clubes e Sociedades Negras.
O Projeto de Pesquisa “Clubes Sociais Negros do Brasil: mapeamento, memória, patrimonialização e Educação das Relações Étnico-Raciais” é uma ação nossa, iniciativa de pesquisadores/as negros/as da Unipampa Campus Jaguarão em articulação com pesquisadores/as e profissionais de outras instituições do Brasil e Uruguai, que serve como exemplo da continuidade das ações passadas. Buscamos preservar aqui, não só a história das mulheres e homens negros que construíram os espaços de liberdade, mas também de quem lutou e ainda luta pela preservação, reconhecimento e salvaguarda dos mesmos. Foram as organizações do Movimento Clubista, o suleamento do Grande Poeta da Consciência Negra Oliveira Silveira e as escritas potentes de pesquisadores/as negros/as que nos trouxeram dados e força que subsidiam as nossas pesquisas e projetos.
Por isso, não esquecemos das articulações realizadas nos encontros nacionais e estaduais e seguindo a agenda do Movimento Clubista, iniciamos um novo projeto, o “Clubes Sociais Negros: Articulação Sul-Sul”. Projeto financiado pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, através da Fundação Marcopolo por meio do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas, que vai construir o site que irá expor o mapeamento, as memórias, as edificações e as histórias dos Clubes Sociais Negros do Brasil e Uruguai, além de contribuir na estruturação do acervo do centenário Clube Social Negro 24 de Agosto, localizado em Jaguarão, na fronteira Brasil-Uruguai.
Nos articulamos, nos organizamos em diversas mãos, criamos novos braços e fundações para preservar os patrimônios materiais e imateriais deste país que nega e esconde a história de potencialidades pretas.
Acompanhe e compartilhe este perfil para que outras pessoas conheçam estas histórias e memórias trazidas pela união de dois grandes projetos.
Estes projetos são, porque nós somos estes projetos!
Um agradecimento especial ao Clube 24 de Agosto e sua diretoria ✊🏽✊🏾✊🏿
O NEABI MOCINHA torna público o resultado da seleção de bolsistas para o Projeto de Pesquisa “Clubes Sociais Negros Brasil/Uruguai: mapeamento, memória, patrimonialização e Educação das Relações Étnico-Raciais” aprovado no Programa de Desenvolvimento Acadêmico 2021 da Universidade Federal do Pampa.
Parabéns a todas e todos que se inscreveram!
#NEABI #AFROnteiras #clubessociaisnegros #unipampa
- Projeto de Pesquisa: “Clubes Sociais Negros do Brasil: mapeamento, memória, patrimonialização e Educação das Relações Étnico-Raciais”
2020
Encontro do Grupo de Estudos do Projeto de Pesquisa “Clubes Sociais Negros do Brasil/Uruguai: mapeamento, memória, patrimonializacão e Educação das Relações Étnico-Raciais”, em 05/07/21. 🥰❤️🙌🏿🥰
Link: facebook.com/ProjetoPesquisaCSN
#clubessociaisnegrosobrasileuruguai
102 ANOS DE UM CLUBE SOCIAL NEGRO E A EXPOSIÇÃO VIRTUAL DE 12 RAINHAS NEGRAS
Nesse mês, o @VintequatrodeAgosto celebra 102 anos de existência e resistência na fronteira Brasil – Uruguai. São 102 anos de um grande exemplo de aquilombamento, de respeito a ancestralidade e de uma negritude vista como potência. Para comemorar mais um ano de vida deste espaço físico e sentimental, lançamos hoje, em modo virtual, a exposição “Rainhas Negras do Clube 24 de Agosto” que já havia sido lançada na “XI Semana da Consciência Negra de Jaguarão” em 2019 na Galeria Intercultural Magliani – GIM. Queremos com esta exposição parabenizar o Clube 24 de Agosto e trazer para centralidade algumas narrativas de mulheres negras que compuseram e ainda compõe a sociedade jaguarense e do clube 24. É importante ressaltar a importância do Clube Social Negro 24 de Agosto para a construção de identidades negras positivas, de fomento e participação na cultura carnavalesca de fronteira.
O Clube 24 é um PATRIMÔNIO, não só em nossos corações, mas um patrimônio para o estado do Rio Grande do Sul reconhecido em 2012 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE), que no seu Processo de tombamento (nº 2627-1100/11-0) evidencia “um espaço de memória da cultura afro-brasileira no Rio Grande do Sul”. Cabe a nós, do Núcleo de Estudo Afro-brasileiros e Indígenas Maria Cezarina Cardozo (NEABI Mocinha), ressaltar todos os anos que virão e exaltar toda esta história e todas estas mulheres que são verdadeiras rainhas em todas as suas especificidades de ser mulher na sociedade de Jaguarão. Um grande viva ao Clube Social Negro 24 de Agosto! Um grande viva a todas as mulheres negras rainhas deste Clube! Um grande e caloroso abraço a todas e todos que compõe a diretoria, que frequentam e que lutam por este Patrimônio!
Feliz Aniversário, Clube 24 de Agosto!
Por Rodrigo Francisco
ACESSE A EXPOSIÇÃO: link na bio
REFERÊNCIA: AL-ALAM, Caiuá Cardoso; ESCOBAR, Giane Vargas; MUNARETTO, Sara Teixiera. Clube 24 de Agosto – 100 anos de resistência de um clube social negro na fronteira Brasil-Uruguai. Porto Alegre: Ilú, 2018. 199 p.
[CLUBES SOCIAS NEGROS]
Hoje é dia de “Clubes Sociais Negros: Brasil e Uruguai” e ninguém melhor para começar do que nosso parceiro Clube 24 de Agosto que fica entre os dois países. Você sabia que este Clube Social Negro tem mais um de século de existência? Sabia que eles desenvolvem junto de outros grupos, há 11 anos uma MEGA semana para Consciência Negra? Conhece todas as grandes mulheres que participaram e ainda participam movimentando este Clube centenário?
Não? Então olha só o que a gente preparou! Você consegue responder todas estas perguntas depois de ler o livro que foi organizado pelos professores Caiuá Cardoso Al-alam, Giane Vargas Escobar e Sara Teixeira Munaretto e escrito por inúmeros integrantes do nosso núcleo.
Passe para o lado, curta e compartilha!
#ClubesNegros #PÓS-ABOLIÇÃO #NeabiMocinha
Achou que os projetos iriam parar? Se achou, você está enganade! Tem mais por vir. Se liga nesse:
___________________________
Segundo a intelectual e Atinuké @fe_oliver “[…] os clubes negros são espaços associativos criados a partir do século XIX, sobretudo a partir da década de 1870, por e para pessoas negras […]”. Em sua Tese a pesquisadora ainda compartilha que os clubes negros podem ser entendidos como “construções culturais, comuns aos grupos negros nas Américas, forjados a partir de configurações sociais racializadas, que conferem inteligibilidade e densidade histórica à experiência de racialização vivenciada na emancipação e no pós-abolição das Américas”.
Quantos clubes negros você conhece?
Agora todas às quartas-feiras iremos apresentar um Clube Social Negro do Brasil e do Uruguai. Você irá conhecer a história de cada clube social negro do Brasil e do Uruguai. São muitos, mais de 100.
Fique ligado nas nossas redes, semana que vem você já irá conhecer um. E ele é centenário e está funcionando até hoje!!!!
FONTE: “AS LUTAS POLÍTICAS NOS CLUBES NEGROS: CULTURAS NEGRAS, RACIALIZAÇÃO E CIDADANIA NA FRONTEIRA BRASIL-URUGUAI NO PÓS-ABOLIÇÃO (1870-1960)” Tese de Fernanda Oliveira da Silva – 2017.